2

Cruzeiro deixa seleto grupo de clubes no mundo que nunca foram rebaixados; veja os remanescentes

Raposa disputará a Segunda Divisão em 2020

08/12/2019 18:44 / atualizado em 08/12/2019 18:50
compartilhe
Maior ídolo do Cruzeiro, Fábio chorou ao sair de campo após derrota para o Palmeiras
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press

Maior ídolo do Cruzeiro, Fábio chorou ao sair de campo após derrota para o Palmeiras

São poucos os clubes no mundo que nunca foram rebaixados em suas respectivas ligas nacionais. O Cruzeiro deixou este seleto grupo neste domingo ao cair para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

No Brasil, apenas Santos, São Paulo e Flamengo são os ‘sobreviventes’. Ao lado do Cruzeiro, apenas o clube carioca disputou todas as edições da Série A desde 1971. Com a Raposa na Série B em 2020, esse feito será de exclusividade do Rubro-Negro. Santos e São Paulo não disputaram o Brasileirão de 1979 por priorizarem o Campeonato Paulista.




Na Alemanha, todos os times já disputaram as ligas de acesso. Até o poderoso Bayern de Munique já esteve na ‘pior’. Antes de se tornarem soberanos, os bávaros disputaram a Segunda Divisão da Alemanha. O último a cair foi o Hamburgo, rebaixado em 2018.

Na Espanha, Barcelona, Real Madrid e Athletic Bilbao sempre estiveram na elite. Mesmo com uma política de contratação mais conservadora, o Bilbao, que tem preferência por jogadores com raízes da sua região, sempre conseguiu permanecer entre os melhores do país.

Países com grande relevância no esporte, como Inglaterra e França, não têm nenhum representante ‘invicto’. Todos os clubes franceses e ingleses já passaram por alguma divisão inferior, casos dos poderosos Liverpool, Manchester United e Paris Saint-Germain.

Nem os grandes campeões Milan e Juventus escaparam da Segunda Divisão. A Juve esteve na elite até 2006, quando foi descoberto um escândalo de manipulação de resultados. A equipe de Turim foi severamente punida. Na Bota, apenas a Internazionale jogou todos os campeonatos italianos desde 1908, ano de sua fundação.

Na América do Sul, os tradicionais Boca Juniors, Colo Colo, Nacional e Peñarol nunca sentiram o gosto amargo do rebaixamento.

Na Argentina, o poderoso River Plate disputou a Série B em 2011. No ano seguinte, o clube de Núñez deu a volta por cima, entrando em uma espiral de vitórias. Nos últimos anos, o River venceu duas Copas Libertadores (2015 e 2018), uma Copa Sul-Americana (2014) e três Recopas (2015, 2016 e 2019). O grande responsável por esse momento do clube é o técnico Marcelo Gallardo, que assumiu em 2014.

Compartilhe