2

Cruzeiro enfrenta Tombense em busca de time-base, gols e G4 do Mineiro

Técnico Felipe Conceição espera encontrar padrão de jogo antes da Série B

01/04/2021 06:00 / atualizado em 01/04/2021 16:00
compartilhe
Rafael Sobis busca o primeiro gol na temporada 2021
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Rafael Sobis busca o primeiro gol na temporada 2021

O técnico Felipe Conceição estabeleceu alguns objetivos para o Cruzeiro no duelo contra o Tombense, nesta quinta-feira, às 16h, no Mineirão, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. O principal é encontrar uma espécie de “time-base” que emplaque boas atuações na sequência da competição e esteja preparado para a Série B do Brasileiro. O treinador também espera que a equipe converta as chances criadas em gols, além de garantir a vitória para ingressar no G4. 

Em cinco jogos no Estadual, a Raposa empatou com o Uberlândia (1 a 1), perdeu para a Caldense (1 a 0), venceu URT (2 a 0) e Athletic (1 a 0), e foi derrotado pelo América (1 a 0). Os resultados fizeram a equipe ficar na quinta posição, com sete pontos. Pela Copa do Brasil, a classificação à segunda fase foi obtida de maneira sofrida: 1 a 1 diante do São Raimundo, no estádio Canarinho, em Boa Vista, capital de Roraima.

Do primeiro ao sexto jogo da temporada, Conceição utilizou 21 jogadores. No ataque, descartou Marcelo Moreno e Rafael Sobis juntos entre os titulares. Por outro lado, improvisou o lateral-esquerdo Alan Ruschel no meio-campo no clássico contra o América. Também observou os volantes Matheus Neris, Matheus Barbosa e Adriano, os meias Marcinho e Claudinho, e os atacantes Airton, Bruno José, William Pottker e Felipe Augusto.


“É um processo que não é linear. Ele vai ter oscilação. Mesmo tendo uma semana de treino antes do jogo contra o América, na verdade foram três ou quatro dias de treinos fortes. Véspera e antevéspera de jogo você reduz, pensando no jogo. Monta trabalhos de estratégia de jogo. Até esse corte do América, rodamos bastante a equipe. No jogo contra o América, mudei mais uma vez, porque acreditava que era hora de fazer essas experiências, variar funções naqueles que já jogaram em outras funções, como foi o caso do Ruschel por dentro. Era o momento de testar os jogadores, dar minutos a todos”, afirmou o técnico, em entrevista ao Superesportes.

Segundo Conceição, o momento agora é de definir uma base que possa ter sequência e permitir ao torcedor memorizar a escalação. “Não que não haverá alterações, pode ter suspensão, rendimento melhor, mas serão menos. Vocês conseguirão ver e saber mais ou menos qual a equipe do Cruzeiro entrará em campo daqui para frente. É a segunda parte do processo, que dá um crescimento maior no coletivo. Dá uma consistência maior. É isso que vamos buscar nos dois meses finais do Mineiro para iniciar bem o Brasileiro”.

Felipe Conceição confia que fará do Cruzeiro um time competitivo
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Felipe Conceição confia que fará do Cruzeiro um time competitivo


Uma das preocupações dos cruzeirenses é o baixo número de gols neste início de temporada. Em seis partidas, o time marcou cinco vezes - mesmo índice dos primeiros jogos de 1922, 1924, 1949, 1982, 1985 e 1989, conforme levantamento do site Esporte News Mundo. As estatísticas não preocupam tanto Felipe Conceição, que destacou a criatividade demonstrada principalmente no jogo ante o Uberlândia, no estádio Parque do Sabiá. 

“Essa análise é fria se você pega só os números de gols. Tivemos 27 finalizações no primeiro jogo. A tendência é que, no decorrer do jogo, essas 27 finalizações em uma partida, muitas delas dentro da área - salvo engano foram 9 dentro da área -, se tornem dois ou três gols para nossa equipe. Nossa média é de 16, 17 finalizações (por jogo)”, analisou o comandante.


“A entrada no último terço do Cruzeiro é a maior do Campeonato Mineiro comparando com todas as equipes. São números que demonstram que estamos no caminho certo. Essa falta de eficácia vai mundo dentro do que falei. Aumento da velocidade, aumento do volume, acostumar os atletas a jogarem nessa velocidade, nessa intensidade e manter o refino técnico. Essa é a adaptação. Com tempo, automatização dos movimentos e adaptação dos atletas, a eficiência será maior. E vamos transformar esse controle em gols e vitórias”, complementou.

Para enfrentar o Tombense, o Cruzeiro não terá o lateral-esquerdo Matheus Pereira e o zagueiro Eduardo Brock, expulsos na partida contra o América, no Independência. Por outro lado, o zagueiro Manoel, recuperado de desgaste muscular, está novamente à disposição. Conceição ainda deve promover o retorno de Matheus Barbosa, Marcinho e Rafael Sobis à formação principal.


CRUZEIRO X TOMBENSE


CRUZEIRO
Fábio; Cáceres, Ramon, Manoel e Alan Ruschel; Adriano, Matheus Barbosa e Marcinho; Airton, Felipe Augusto (William Pottker) e Rafael Sobis
Técnico: Felipe Conceição

TOMBENSE
Felipe Garcia; David, Wesley, Matheus Lopes e Manoel; Rodrigo, Paulinho Dias e Jhemerson; Keké, Caíque e Rubens
Técnico: Bruno Pivetti

Motivo: sexta rodada do Campeonato Mineiro

Estádio: Mineirão

Data: quinta-feira, 1º de abril de 2021

Horário: 16h

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima

Assistentes: Frederico Soares Vilarinho e Magno Arantes Lira

Compartilhe