2

Gols, assistências e finalizações: Giovanni celebra evolução no Cruzeiro

Meia diz que confiança aumentou após a chegada de Vanderlei Luxemburgo

16/08/2021 18:00 / atualizado em 16/08/2021 21:09
compartilhe
Giovanni vem sendo o principal jogador da Raposa sob o comando de Vanderlei Luxemburgo
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Giovanni vem sendo o principal jogador da Raposa sob o comando de Vanderlei Luxemburgo


Em meio à briga do Cruzeiro para se afastar da zona de rebaixamento da Série B, o armador Giovanni vem se destacando em fundamentos ofensivos como finalizações, assistências, passes, lançamentos e cruzamentos. Em entrevista nesta terça-feira, o jogador creditou a evolução na equipe às orientações do técnico Vanderlei Luxemburgo.

“Sempre me senti à vontade no Cruzeiro. Infelizmente eu não estava conseguindo ter um bom futebol. Com a chegada do professor Vanderlei, minha confiança aumentou bastante. Venho conseguindo desempenhar bem minha função, não apenas pelos gols que venho fazendo, mas analisando o jogo por inteiro”.

Giovanni contou com um pouco de sorte para marcar dois gols em chutes de fora da área na Série B. No triunfo por 2 a 1 sobre o Brusque, em Santa Catarina, o goleiro Zé Carlos se atrapalhou ao tentar segurar uma bola no centro da meta e espalmou para dentro do gol. Já no empate por 2 a 2 com o Vitória, no Independência, o volante uruguaio Pablo Siles desviou de cabeça e tirou qualquer possibilidade de defesa de Lucas Arcanjo.

Contra o Sampaio Corrêa, no último sábado, no Horto, Giovanni voltou a experimentar de longa distância. Por duas vezes, aliou força e efeito no chute e obrigou o goleiro Mota a rebater a bola. O camisa 28 ainda se destacou em lançamentos e assistências, como no escanteio cobrado na cabeça de Marcelo Moreno, autor do gol do empate por 1 a 1 aos 24 minutos do segundo tempo.

O desempenho diante do Sampaio Corrêa rendeu a Giovanni nota 8.5 no SofaScore e a eleição para a seleção da 18ª rodada na Série B. Além do cruzamento para Marcelo Moreno, o meia contabilizou cinco finalizações (três certas), 78% de eficácia nos passes (47 em 60) e 66,6% de aproveitamento em bolas longas (4 em 6). Ele celebrou a participação individual e comentou o que falta à equipe para aproveitar melhor as oportunidades.

“Venho sendo feliz nas minhas decisões com meus companheiros, sem eles não sou nada dentro de campo. Estou feliz com minha evolução e espero que possa continuar evoluindo, pois tenho muito o que melhorar ainda. Que a minha confiança e a dos jogadores possa aumentar para que voltemos a conquistar a vitória, nosso objetivo maior”, disse.

“A gente fez um excelente jogo contra o Sampaio, fomos dominantes no primeiro e no segundo tempo. Mas precisamos melhorar umas coisinhas na frente do gol, sermos um pouco mais frios e cirúrgicos, coisa que pode acontecer comigo também, ter mais tranquilidade na hora de finalizar. Criamos muito bem, mas temos que ter mais tranquilidade no último terço de campo para finalizar bem e sair com as vitórias”.

Em 16º na Série B, com 18 pontos, o Cruzeiro enfrenta o Náutico nesta terça-feira, às 19h, no estádio dos Aflitos, no Recife, pela 19ª rodada. Giovanni analisou a função de “cérebro” da equipe e garantiu que tentará arriscar chutes de fora da área contra o Timbu, que vem de quatro derrotas consecutivas no campeonato após um início avassalador de oito vitórias e seis empates.

“É uma posição que me agrada bastante, pois fico próximo ao gol para finalizar e dar o passe final, que é uma das minhas qualidades. Contra o Náutico, há muito espaço para nossa equipe jogar, creio que pode haver a possibilidade. Quando tiver a oportunidade, é ser frio e calculista para fazer o gol e sair com a vitória. Estamos jogando um bom futebol nos últimos três jogos, porém precisamos vencer para ir lá pra cima”.

Compartilhe