2

Falha do Cruzeiro gerou aglomeração em volta da torcida ao Mineirão

Falha do clube causou aglomeração e transtorno na entrada dos torcedores no estádio; motoristas protestaram com buzinaço no estacionamento

20/08/2021 19:29 / atualizado em 21/08/2021 03:35
compartilhe
Houve atraso de uma hora na abertura dos portões de acesso à esplanada
foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press

Houve atraso de uma hora na abertura dos portões de acesso à esplanada


Torcedores que foram ao Mineirão nesta sexta (20/8) para reencontrar o Cruzeiro enfrentaram os primeiros problemas de logística. Com previsão de abertura para as 18h30, a esplanada e o estacionamento do estádio foram abertos com 50 minutos de atraso. 
 
 
A reportagem apurou que o atraso ocorreu por uma falha da Raposa. Era responsabilidade do clube conferir o exame negativo para COVID-19, dos torcedores, na entrada no Mineirão. A concessionária que administra o estádio precisou assumir a função para o atraso não ser ainda maior. 

É bem verdade que o público que aguarda a liberação na esplanada não é grande, mas quem prefere não correr o risco da aglomeração se vê de mãos atadas. 

Carlos Magno, de 46 anos, é um dos que enfrentam a limitação. "Pediram para evitar a aglomeração, dizendo que estaria aberto às 18h30, mas já são 19h e olha aí: fechado. Você tenta agilizar e não aglomerar, mas encontra isso aí", lamentou.

Por outro lado, no estacionamento a fila de carros também foi considerável. Muitos torcedores reclamaram da falta de organização. Motoristas tiveram que esperar 50 minutos para entrarem no local. Torcedores protestaram com buzinaço. 

Cruzeiro x Confiança: fotos da volta da torcida ao Mineirão (20/8/2021)


Apesar dos problemas, não houve registro de aglomeração significativa no entorno do Mineirão. 
 
A reportagem procurou o Mineirão para obter posição sobre o problema. O estádio informou que a responsabilidade é do Cruzeiro. Já a assessoria de imprensa do clube não atendeu às ligações.

Cruzeiro x Confiança: fotos do jogo com a volta da torcida ao Mineirão


 

Aglomeração na quarta


A volta da torcida em jogos realizados em Belo Horizonte, após a paralisação de um ano e meio causada pela pandemia, ocorreu na quarta-feira (18/8), com Atlético e River Plate pela Libertadores. E proporcionou cenas de aglomeração no entorno do Mineirão e em bares espalhados pela capital mineira. 

No dia seguinte, o prefeito de Belo Horizonte afirmou que "se desesperou" ao ver a cena no Mineirão. "Do jeito que está não vai ter, não. Isso foi um acerto entre o Mineirão e o Atlético. Quando vi aquela cena no Mineirão, eu desesperei. Ontem mesmo entrei em contato com o secretário de Saúde (Jackson Machado)", afirmou o mandatário em entrevista ao Bom dia Minas, da TV Globo.

Reunião nesta sexta-feira (20/8) entre Prefeitura de Belo Horizonte, América, Atlético, Cruzeiro e Mineirão definiram novas normas. Confira as principais definições:

Barreira no entorno do estádio


Será feita uma operação semelhante à realizada na Copa do Mundo: só entra em um determinado perímetro quem tiver ingresso para o jogo. A prefeitura se comprometeu a instalar "barreiras" nas ruas a partir das quais só passarão moradores e quem tiver os tíquetes do duelo.

Reforço na fiscalização


Após a conclusão de que a fiscalização foi falha no jogo do Atlético, na última quarta (18/8), a Guarda Municipal e outros órgãos responsáveis (como os profissionais do Controle Urbanístico e Ambiental da PBH) se comprometeram a reforçar a operação em relação a ambulantes e "flanelinhas".

Horário de entrada


Para o jogo entre Cruzeiro e Confiança, na noite desta sexta-feira (20/8), o torcedor deverá entrar nas dependências do Mineirão até às 21h, portanto, meia hora antes do apito inicial. A medida tenta inibir as aglomerações que precedem a partida.

Mais orientações


A administradora do estádio se comprometeu a exibir as orientações de maneira ainda mais frequente do que ocorreu na partida entre Atlético e River Plate. Os agentes do Mineirão foram orientados a reforçar a fiscalização, falha na quarta.

Normas mantidas


Mesmo com os reforços, as principais normas para barrar a propagação da COVID-19 continuam. O uso de máscara e a manutenção do distanciamento social seguem obrigatórios, assim como a higienização frequente das mãos. Para ingressar no estádio, também é preciso apresentar teste negativo para o vírus (RT-PCR ou de antígenos).

As autoridades locais permitem o uso de 30% da lotação total do estádio. No caso do Mineirão, pouco menos de 18 mil ingressos são colocados à venda por partida. Na última quarta, 17.030 foram ao estádio acompanhar Atlético x River.

Compartilhe