2

Cruzeirenses ignoram máscaras e se aglomeram no tradicional Bar do Peixe

Estabelecimento onde tipicamente ocorrem os esquentas antes dos jogos no Mineirão foi, novamente, palco de grupos sem a devida proteção

20/08/2021 22:01 / atualizado em 21/08/2021 03:27
compartilhe
Bar do Peixe foi um dos pontos de maior concentração da torcida do Cruzeiro
foto: Marcos Vieira/EM/D.A.Press

Bar do Peixe foi um dos pontos de maior concentração da torcida do Cruzeiro


Apesar de registrar um movimento bem menor do que o do jogo do Atlético contra o River Plate, na quarta-feira (18/8), o duelo do Cruzeiro na noite desta sexta (20/8) proporcionou cenas de aglomerações. O esquema feito pela prefeitura para o retorno dos cruzeirenses ao estádio - após paralisação durante pandemia - não evitou a formação de grupos sem máscara na entrada do estádio e em frente ao Bar do Peixe, no entorno do Mineirão.
 
Diferentemente do jogo do Atlético, um mata-mata de competição internacional, a partir do Cruzeiro tinha menos apelo: contra o Confiança, pela Série B do Brasileiro. Por isso, o movimento registrado foi menor. Por volta das 19h, alguns grupos isolados começaram a se formar em frente ao Bar do Peixe, na Alameda das Palmeiras.

No entanto, a partir das 20h, o quarteirão começou a ficar todo tomado por cruzeirenses - a imensa maioria sem máscara (até porque faziam uso de bebida alcoólica). O movimento só aumentou (veja as imagens) até que, por volta das 20h50, começou a diminuir.

Cruzeiro x Confiança: fotos da volta da torcida ao Mineirão (20/8/2021)


O novo esquema da prefeitura e dos clubes determinava que os torcedores só poderiam entrar no estádio até as 21h, meia hora antes do começo do duelo. Próximo ao bar, o Estado de Minas não encontrou nenhuma equipe da Guarda Municipal. Policiais militares estavam a alguns metros do ponto, mas sem qualquer intervenção.

Expectativa após aglomeração


A volta da torcida em jogos realizados em Belo Horizonte, após a paralisação de um ano e meio causada pela pandemia, ocorreu na quarta-feira (18/8), com Atlético e River Plate pela Libertadores. E proporcionou cenas de aglomeração no entorno do Mineirão e em bares espalhados pela capital mineira. 

No dia seguinte, o prefeito de Belo Horizonte afirmou que "se desesperou" ao ver a cena no Mineirão. "Do jeito que está não vai ter, não. Isso foi um acerto entre o Mineirão e o Atlético. Quando vi aquela cena no Mineirão, eu desesperei. Ontem mesmo entrei em contato com o secretário de Saúde (Jackson Machado)", afirmou o mandatário em entrevista ao Bom dia Minas, da TV Globo.

Reunião nesta sexta-feira (20/8) entre Prefeitura de Belo Horizonte, América, Atlético, Cruzeiro e Mineirão definiram novas normas.

Cruzeiro x Confiança: fotos do jogo com a volta da torcida ao Mineirão



Confira as principais definições:


Barreira no entorno do estádio

Será feita uma operação semelhante à realizada na Copa do Mundo: só entra em um determinado perímetro quem tiver ingresso para o jogo. A prefeitura se comprometeu a instalar "barreiras" nas ruas a partir das quais só passarão moradores e quem tiver os tíquetes do duelo.

Reforço na fiscalização

Após a conclusão de que a fiscalização foi falha no jogo do Atlético, na última quarta (18/8), a Guarda Municipal e outros órgãos responsáveis (como os profissionais do Controle Urbanístico e Ambiental da PBH) se comprometeram a reforçar a operação em relação a ambulantes e "flanelinhas".

Horário de entrada

Para o jogo entre Cruzeiro e Confiança, na noite desta sexta-feira (20/8), o torcedor deverá entrar nas dependências do Mineirão até às 21h, portanto, meia hora antes do apito inicial. A medida tenta inibir as aglomerações que precedem a partida.

Mais orientações

A administradora do estádio se comprometeu a exibir as orientações de maneira ainda mais frequente do que ocorreu na partida entre Atlético e River Plate. Os agentes do Mineirão foram orientados a reforçar a fiscalização, falha na quarta.

Normas mantidas

Mesmo com os reforços, as principais normas para barrar a propagação da COVID-19 continuam. O uso de máscara e a manutenção do distanciamento social seguem obrigatórios, assim como a higienização frequente das mãos. Para ingressar no estádio, também é preciso apresentar teste negativo para o vírus (RT-PCR ou de antígenos).

As autoridades locais permitem o uso de 30% da lotação total do estádio. No caso do Mineirão, pouco menos de 18 mil ingressos são colocados à venda por partida. Na última quarta, 17.030 foram ao estádio acompanhar Atlético x River.

Compartilhe