2

Cruzeiro: operação mira vândalos que atacaram presidente do Conselho

Casa de Nagib Simões foi alvo de foguetórios e pichações em 21 de julho deste ano por parte de torcedores do clube

01/09/2021 09:19 / atualizado em 01/09/2021 15:18
compartilhe
Reportagem atualizada às 15h17

Nagib tomou posse na presidência do Conselho em janeiro deste ano
foto: Igor Sales/Cruzeiro

Nagib tomou posse na presidência do Conselho em janeiro deste ano

A Polícia Civil de Minas Gerais realizou, nesta quarta (1º/9), uma operação contra torcedores do Cruzeiro que atacaram a casa do presidente do Conselho Deliberativo do clube, Nagib Simões. O caso aconteceu em 21 de julho deste ano. 

A 2ª Delegacia de Polícia Civil Sul, no Bairro Jardim América, na Região Oeste de Belo Horizonte, investiga o caso. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos: um em Nova Lima, na Grande BH, e um no Bairro Graça, Região Nordeste da capital mineira.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, uma pessoa foi presa por porte ilegal de drogas. O detido confessou o envolvimento no caso. 

Ainda na operação, a polícia apreendeu celulares e computadores. 

Em contato com a reportagem, o advogado de Nagib Simões, João Vitorino, afirmou que o processo corre em segredo de justiça. Segundo ele, a investigação caminha, agora, para identificar se os ataques ao patrimônio do seu cliente foram atos isolados ou coordenados por terceiros.

"O Nagib, na condição de presidente do Conselho, não se sente intimidado por isso. O Cruzeiro, na situação que vive, a gente até entende a lamentação da torcida. Mas, nós não podemos partir dessa premissa para aceitar que atos criminosos sejam praticados. Não é com intimidação que eles vão fazer o Nagib marcar qualquer tipo de assembleia", afirmou o advogado João Vitorino.

Presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues comemorou a ação da Polícia Civil. "A casa das pessoas é inviolável. Respeito à família acima de tudo. Que os vândalos paguem por isso", escreveu no Instagram

Vídeos divulgados à época mostram foguetório, pneus queimados e muros pichados em frente à casa de Nagib Simões. Os torcedores pediam o impeachment do presidente do clube, Sérgio Santos Rodrigues. 

Vizinhos ficaram assustados e chamaram a Polícia Militar (PM) na ocasião. O fato aconteceu durante a madrugada.

Nagib Simões venceu a eleição para presidente do Conselho com a chapa "Somos Todos Cruzeiro" em 30 de novembro do ano passado e tomou posse em 2021. Ele teve 149 votos contra 125 de Giovanni Baroni. 

O presidente do Conselho tem ligação com o ex-presidente do Cruzeiro, Wagner Pires de Sá, que se tornou réu na Justiça por falsidade ideológica, apropriação indébita e formação de organização criminosa nos dois anos que esteve à frente do Cruzeiro (2018 e 2019).

Em 10 de junho de 2019, duas semanas depois da série de reportagens da TV Globo sobre casos de corrupção no clube, o ex-mandatário convocou conselheiros para uma "noite especial de caldos e resenha entre amigos". 

O encontro serviria para apoiar a chapa "Força Azul" no Conselho Fiscal, que tinha Nagib, Paulo Pedrosa e outros quatro integrantes.

Compartilhe