O Cruzeiro apresentou, na tarde desta sexta-feira (1), sua nova marca própria de 'produtos especiais'. A Artiglio ('garra', em italiano) traz como logotipo a marca da pata de uma raposa, mascote do clube.
A Artiglio será utilizada em esportes especializados, produtos licenciados, uniformes da Escola de Esportes e de escolas de futebol licenciadas, além de novas modalidades que vão compor o dia a dia do clube celeste no futuro.
Rodrigo Moreira, diretor de marketing do Cruzeiro, avalia que a Artiglio fortalecerá a instituição junto à torcida e outros parceiros, além de conferir mais autenticidade aos produtos licenciados e novas possibilidades de arrecadação.
"O lançamento da Artiglio acompanha o planejamento que estamos fazendo no Cruzeiro, que é de fazer um clube cada vez mais sólido, autossustentável e com possibilidades de crescimento a curto e longo prazo. Com a chegada da Artiglio, muitos de nossos produtos e serviços como bonés, camisas, máscaras, jaquetas, utensílios pessoais e outros itens ganharão uma cara maior de Cruzeiro, transmitindo o sentimento e o orgulho de ser cruzeirense", afirmou.
A área de 'branding' do Cruzeiro foi responsável pela concepção da marca. O logotipo final é fruto de um estudo desenvolvido ao longo de meses, com o intuito de formular um ícone exclusivo, mas de fácil alusão à Raposa.
"O logotipo da Artiglio pode ser desdobrado em outros elementos gráficos. O próprio arranhão pode ser aplicado em vários tipos de padronagens e em diferentes aplicações a serem utilizadas. Dessa forma temos uma marca versátil e que nos oferece várias possibilidades de uso", completou.
E o contrato com a Adidas?
O Cruzeiro também explicou que a adoção da Artiglio não afetará o vínculo vigente do clube com a atual fornecedora de materiais esportivos, Adidas.
A linha Artiglio será comercializada nas lojas oficiais do Cruzeiro - inicialmente, nas unidades do Barro Preto e do Mineirão. Além disso, no site oficial da loja do clube, que será lançado em breve.
As camisas de futebol americano são ofertadas a partir de R$ 219,90. As camisas de basquete, a partir de R$ 164,90. Por fim, a camisa do Cruzeiro E-sports será vendida por R$ 174,90.
"No desenvolvimento, levamos em consideração a tradição do clube além do rico universo visual do Cruzeiro. E, na hora do estudo de referências, buscamos entender as melhores formas de aplicação utilizadas na NBA, NFL e nas ligas de Esports", destacou André Luiz Araújo, Head de Branding e Digital do Cruzeiro.