2

'Artiglio': Cruzeiro apresenta marca própria para produtos especiais

Marca tem inspiração italiana e será responsável por confecção de materiais para o basquete, futebol americano e e-sports, além de escolas de futebol da Raposa

01/10/2021 14:50 / atualizado em 01/10/2021 14:55
compartilhe
Artiglio é a nova marca própria do Cruzeiro
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Artiglio é a nova marca própria do Cruzeiro

O Cruzeiro apresentou, na tarde desta sexta-feira (1), sua nova marca própria de 'produtos especiais'. A Artiglio ('garra', em italiano) traz como logotipo a marca da pata de uma raposa, mascote do clube. 

A Artiglio será utilizada em esportes especializados, produtos licenciados, uniformes da Escola de Esportes e de escolas de futebol licenciadas, além de novas modalidades que vão compor o dia a dia do clube celeste no futuro.

Rodrigo Moreira, diretor de marketing do Cruzeiro, avalia que a Artiglio fortalecerá a instituição junto à torcida e outros parceiros, além de conferir mais autenticidade aos produtos licenciados e novas possibilidades de arrecadação.

"O lançamento da Artiglio acompanha o planejamento que estamos fazendo no Cruzeiro, que é de fazer um clube cada vez mais sólido, autossustentável e com possibilidades de crescimento a curto e longo prazo. Com a chegada da Artiglio, muitos de nossos produtos e serviços como bonés, camisas, máscaras, jaquetas, utensílios pessoais e outros itens ganharão uma cara maior de Cruzeiro, transmitindo o sentimento e o orgulho de ser cruzeirense", afirmou.

A área de 'branding' do Cruzeiro foi responsável pela concepção da marca. O logotipo final é fruto de um estudo desenvolvido ao longo de meses, com o intuito de formular um ícone exclusivo, mas de fácil alusão à Raposa.

Basquete do Cruzeiro terá fornecimento de material da Artiglio
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Basquete do Cruzeiro terá fornecimento de material da Artiglio


"Queríamos uma marca que representasse o Cruzeiro e a Nação Azul em um design que fosse atemporal e simples. Para isso, precisávamos entender quais palavras, símbolos e outros elementos que mais remetiam ao Clube e à torcida. Chegamos em alguns caminhos, colocando como foco uma raposa, sem que fosse uma representação óbvia, como a silhueta. Elencamos características do animal e elegemos a pata da raposa, verificando que a forma da pegada trazia traços que lembram uma estrela. E não tem nada mais Cruzeiro que colocar uma estrela e uma raposa juntas, além da garra, simbolizando a luta e a determinação do Clube e do torcedor", explicou Matheus Nerys, designer do clube celeste.

"O logotipo da Artiglio pode ser desdobrado em outros elementos gráficos. O próprio arranhão pode ser aplicado em vários tipos de padronagens e em diferentes aplicações a serem utilizadas. Dessa forma temos uma marca versátil e que nos oferece várias possibilidades de uso", completou.

E o contrato com a Adidas?


O Cruzeiro também explicou que a adoção da Artiglio não afetará o vínculo vigente do clube com a atual fornecedora de materiais esportivos, Adidas. 

A linha Artiglio será comercializada nas lojas oficiais do Cruzeiro - inicialmente, nas unidades do Barro Preto e do Mineirão. Além disso, no site oficial da loja do clube, que será lançado em breve.

As camisas de futebol americano são ofertadas a partir de R$ 219,90. As camisas de basquete, a partir de R$ 164,90. Por fim, a camisa do Cruzeiro E-sports será vendida por R$ 174,90.

Equipe de jogos eletrônicos do Cruzeiro também terá materiais da Artiglio
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Equipe de jogos eletrônicos do Cruzeiro também terá materiais da Artiglio


"No desenvolvimento, levamos em consideração a tradição do clube além do rico universo visual do Cruzeiro. E, na hora do estudo de referências, buscamos entender as melhores formas de aplicação utilizadas na NBA, NFL e nas ligas de Esports", destacou André Luiz Araújo, Head de Branding e Digital do Cruzeiro.

Compartilhe