2

Além do Cruzeiro, dois clubes mineiros brigam por acessos no Brasileiro

Tombense e Uberlândia vivem grande momento e têm grandes chances de subirem às Séries B e C, respectivamente

04/10/2021 19:38 / atualizado em 04/10/2021 20:02
compartilhe
Cruzeiro ainda se apega à matemática para conseguir acesso
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Cruzeiro ainda se apega à matemática para conseguir acesso

 
O Cruzeiro tem chances remotas de conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro de 2022. De acordo com o departamento de futebol da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as probabilidades celestes são mínimas (0,064%). Por sua vez, outros dois clubes mineiros têm boas perspectivas de subir de divisão nacional ainda nesta temporada. São os casos de Tombense e Uberlândia.

Embalado na Série C do Brasileirão, o Tombense pode alcançar um feito inédito em sua história. Fundado em 1914, o time representante da cidade de Tombos, na Zona da Mata, nunca conseguiu chegar à Série B desde a sua profissionalização, em 1999. Porém, o sonho nunca esteve tão perto de ser concluído como agora.

Já o Uberlândia está a dois jogos de voltar à Série C após 19 anos. A última participação do Verdão na Terceira Divisão foi em 1989, quando se despediu da competição nacional ainda na primeira fase. Na atual temporada, o clube disputa a Série D e acaba de avançar às quartas de final.

Tombense


O Tombense é o vice-líder do Grupo D da Série C do Brasileirão, com três pontos. No último sábado (2/10), o Gavião-Carcará venceu o Ypiranga por 1 a 0, no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim-RS, pela primeira rodada da segunda fase da competição. O resultado deixou o time mineiro colado no líder Manaus-AM, que tem a mesma pontuação, mas leva vantagem no saldo de gol (5 contra 1).



As duas equipes se enfrentarão no próximo sábado (9), às 17, no estádio Almeidão, em Tombos, em duelo válido pela segunda rodada da chave do torneio nacional. Nesta etapa da disputa, os dois times mais bem colocados dos grupos C e D garantem o acesso à Série B de 2022.

O time comandado pelo técnico Rafael Guanaes fez uma ótima campanha na primeira fase da Terceirona. O Carcará foi vice-líder do Grupo A, com 27 pontos – três a menos que o Paysandu. Em 18 jogos disputados, venceu seis, empatou nove e perdeu apenas três (50% de aproveitamento).

Uberlândia


O Uberlândia, por sua vez, está muito perto de retornar à Série C. A equipe dirigida pelo treinador Chiquinho Lima avançou às quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro após dois confrontos emocionantes contra o Joinville de Santa Catarina nas oitavas de final.

No primeiro duelo contra o adversário catarinense, disputado no Parque do Sabiá, em Uberlândia, o Verdão ganhou por 1 a 0. Na partida de volta, na Arena Joinville, no último sábado (2/10), os donos da casa venceram por 2 a 1 e levaram a decisão da vaga para os pênaltis. Na disputa, o time mineiro se sobressaiu (3 a 1).

Antes de chegar às oitavas e passar pelo Joinville, o Uberlândia precisou despachar o Nova Mutum-MT na segunda fase com um empate (1 a 1) no jogo da ida, em Minas, e uma vitória (2 a 0) na partida de volta, no Estádio Municipal Valdir Doilho Wons, em Nova Mutum, no Mato Grosso.

Na primeira fase da Série D, o Uberlândia foi o terceiro colocado do Grupo A6, com 23 pontos. Além dele, outros dois times mineiros (Boa Esporte e Caldense) também avançaram aos mata-matas, mas já ficaram pelo caminho.

O adversário do Uberlândia nas quartas de final será a Aparecidense-GO.  O vencedor do confronto garantirá o acesso à Terceira Divisão nacional do próximo ano. As datas e horários das partidas de ida e volta ainda não foram confirmadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Cruzeiro


O Cruzeiro venceu o Brasil de Pelotas-RS por 2 a 0, nesse domingo (3), no estádio Independência, pela 28ª rodada da Série B. Apesar do bom resultado, a Raposa continuou com pouquíssimas chances matemáticas de conseguir voltar à elite do futebol brasileiro neste ano: 0,064%.

De acordo com a UFMG, a equipe que chegar a 65 pontos tem 98,8% de probabilidade de subir. Para isso, o time de Luxemburgo precisa ganhar todas as partidas dez partidas restantes para o fim da competição.

Nas próximas rodadas, o Cruzeiro terá confrontos contra clubes da parte de cima da tabela: na sexta (8), o time celeste encara o líder Coritiba, no Couto Pereira-PR, e no dia 12 (terça-feira), recebe terceiro colocado Botafogo, no Independência, em BH.

Caso permaneça na Série B, será o terceiro ano seguido que o Cruzeiro disputará a competição, feito inédito entre os grandes clubes do país.

Compartilhe