2

Atlético persegue marca que só o Cruzeiro tem no Campeonato Brasileiro

Líder do Brasileirão, Galo tenta vencer todos os adversários da competição

05/10/2021 11:00 / atualizado em 05/10/2021 12:59
compartilhe
Atlético de Hulk tenta feito que só o Cruzeiro de Fábio conseguiu
foto: Alexandre Guzanshe e Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Atlético de Hulk tenta feito que só o Cruzeiro de Fábio conseguiu


Fora da  Copa Libertadores , o principal objetivo do  Atlético  no ano é a conquista do  Campeonato Brasileiro . Favorito, o time de Cuca lidera com dez pontos de vantagem para o  Palmeiras , segundo colocado: 49 x 39. No caminho do título, o Galo persegue uma marca que só o  Cruzeiro  tem no Brasileirão de pontos corridos: bater todos os adversários da competição pelo menos uma vez.

Neste ano, o Galo ainda não conseguiu vencer seis times nesta  Série A : Chapecoense, Ceará, Santos, Fluminense, Red Bull Bragantino e Grêmio. Todos os outros já foram superados, inclusive os concorrentes Palmeiras e Flamengo.


No primeiro turno, o time de Cuca ficou no 1 a 1 com a Chape , no Mineirão, pela quinta rodada. O Galo ainda estava encontrando sua melhor versão e não jogou bem contra os catarinenses. A chance de vencer o lanterna da competição ocorrerá nesta quarta-feira, às 19h, na Arena Condá, em Chapecó.

Contra o Ceará , o Atlético perdeu o jogo da sexta rodada do Brasileiro, por 2 a 1, na Arena Castelão. O duelo foi marcado por uma falha do goleiro Éverson , no fim do jogo. Na rodada seguinte, o time mineiro foi batido pelo Santos , por 2 a 0. Depois dessa sequência ruim, o Galo reagiu com nove vitórias em sequência e assumiu a liderança da competição. 

O Atlético também não venceu Fluminense e Red Bull Bragantino - dois empates como visitante, por 1 a 1. O time de Cuca ainda não enfrentou o Grêmio , já que o jogo válido pelo primeiro turno foi adiado para o dia 3 de novembro.

Ainda restam 16 jogos para o fim do torneio. O time mineiro tem  87,2% de probabilidade de ficar com a taça  do Campeonato Brasileiro, de acordo com cálculos do Departamento de Matemática da UFMG. 

Fotos da Arena MRV (01/10/2021)


Cruzeiro fez história

 
Em 2013, o Cruzeiro conseguiu vencer todos os participantes do Campeonato Brasileiro pelo menos uma vez, somando 76 pontos, 11 a mais que o vice-campeão, o Grêmio, que ficou com 65. A Raposa foi o único time até hoje a bater todos os adversários em uma edição do Brasileiro de pontos corridos.

Naquela ocasião, o time celeste teve o melhor ataque, com 77 gols feitos, e a terceira melhor defesa, com 37 tentos sofridos. O meia Éverton Ribeiro, hoje no Flamengo, foi eleito o melhor jogador do Brasileiro. O time era comandado por Marcelo Oliveira.

Outros times badalados, como o Cruzeiro de 2003 e o Flamengo de 2019, não conseguiram atingir esse feito. A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo em 2003 só não bateu o São Caetano: na primeira rodada, no Mineirão, houve empate por 2 a 2, com um golaço de Alex, o craque da competição. No Anacleto Campanella, o time paulista venceu por 2 a 0.

Já o time de Jorge Jesus só não venceu o São Paulo em 2019 - foram dois empates. Naquele ano, o Flamengo bateu o recorde de pontos (90) e vitórias (28) na era de pontos corridos com 20 clubes no Campeonato Brasileiro.

Resultados do Atlético na Série A


Fortaleza - derrota em casa (2 a 1), mas vitória fora (2 a 0)
Sport - vitórias fora de casa (1 a 0) e em casa (3 a 0)
São Paulo - vitória em casa (1 a 0) e empate fora (0 a 0)
Internacional - vitória fora de casa (1 a 0) e em casa (1 a 0)
Chapecoense - empate em casa (1 a 1)
Ceará - derrota no Castelão por 2 a 1
Santos - derrota como visitante por 2 a 0
Atlético-GO - vitória em casa por 4 a 1
Cuiabá - vitória fora de casa por 1 a 0
Flamengo - vitória em casa por 2 a 1
América - vitória no Independência por 1 a 0
Corinthians - vitória em São Paulo por 2 a 1
Bahia - vitória no Mineirão por 3 a 0
Athletico-PR - vitória no Mineirão por 2 a 0
Juventude - vitória no Alfredo Jaconi por 2 a 1
Palmeiras - vitória no Mineirão por 2 a 0
Fluminense - empate em São Januário por 1 a 1
Red Bull Bragantino - empate em Bragança Paulista por 1 a 1
Grêmio - jogo do turno adiado para 3 de novembro

Compartilhe