2

Sobis fala sobre aposentadoria, despedida no Cruzeiro e critica 'molecada'

Atacante anunciou fim da carreira na terça-feira, depois da vitória sobre o Brusque pela 35ª rodada da Série B

11/11/2021 16:00 / atualizado em 11/11/2021 22:19
compartilhe
Sobis marcou 37 gols em 176 jogos pelo Cruzeiro
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Sobis marcou 37 gols em 176 jogos pelo Cruzeiro


O atacante Rafael Sobis decidiu encerrar a carreira assim que a delegação do Cruzeiro chegou ao Mineirão para o confronto com o Brusque, na última terça-feira, pela 35ª rodada da Série B. Ao se deparar com um público de mais de 34 mil torcedores, o camisa 10 comentou com um colega o desejo de oficializar a despedida. Posteriormente, avisou a Maurício Copertino, auxiliar técnico de Vanderlei Luxemburgo. E depois da vitória por 2 a 0, que praticamente eliminou o risco de rebaixamento à Série C, não conteve as lágrimas ao comunicar a aposentadoria a todos. Os bastidores foram revelados pelo jogador em entrevista ao programa Bola nas Costas , da Rádio Atlântida , de Porto Alegre.

“Eu já tinha dito que encerraria a carreira no fim do ano. A única coisa que me faz voltar é ter uma proposta irrecusável a ponto de eu ser idiota de não aceitar. Não sei se me expliquei bem. Quando cheguei ao estádio, que estava lotado em sua capacidade, disse a um companheiro meu: ‘cara, acho que vou parar hoje’. Ele respondeu: ‘está maluco?’. Eu disse: ‘acho que sim, estou sentindo que a gente vai ganhar, o time ficará bem de pontos e tal e eu vou parar’”, frisou.

“Avisei a ele, depois a um ou outro, e na entrada do campo avisei ao Maurício, auxiliar do Luxemburgo, já no banco de reservas. Disse a ele assim: ‘se a gente ganhar, vou parar hoje’. E aí foi. Não falei com filhos, esposa, pai, empresário, ninguém. Apenas tive a sensação de que seria ali, naquele momento. Só os jogadores sabiam, alguns me cumprimentaram até sem saber porquê. Foi uma decisão do coração, apenas um sentimento, e o fiz”, acrescentou.

Sobis reforçou que até a própria esposa foi surpreendida. Ela acompanhou o jogo no estádio e recebeu o recado no momento em que o time abriu 2 a 0 - gols de Vitor Leque e Giovanni. “Na minha sensação, o fim deu certo. É uma coisa que simplesmente aconteceu. Não programei nada, peguei todo mundo de surpresa. Quando eu estava no banco de reservas e estava 2 a 0, olhava para a minha mulher na arquibancada e falava: ‘hoje acabou, hoje acabou’. Ela não entendia. Depois ela me falou que tinha entendido que com a vitória não caía mais. Foi meio louco, mas foi muito legal”.

Após o apito final, Sobis foi carregado pelos jogadores celestes. Emocionado, abraçou funcionários do clube e recebeu o carinho dos torcedores. Nas redes sociais, o Cruzeiro iniciou uma campanha para que o atacante participasse de mais uma partida com a camisa azul. Seria contra o Náutico, no Mineirão, pela 38ª rodada da Série B. Embora não goste dos holofotes, Rafael não descartou entrar em campo no dia 28 de novembro.

“Agora o clube está começando a fazer pressão para eu fazer uma despedida. Eu não sou muito de frescura, de papagaiada, não gosto desse estilo de jogador. A gente vai ver a forma como vamos fazer. Eles estão tentando me convencer. Como tivemos folga ontem, não fui ao clube. Eles vão tentar ver uma forma de eu jogar mais uma, de que participe, não sei o que vai acontecer. Mas, para mim, está tudo bem assim”.

E quanto ao futuro, será no futebol? Rafael Sobis garantiu que não. Segundo ele, existem outros projetos em mente. “Não pretendo ficar no futebol, por mais que muita gente esteja pedindo. Tenho minhas coisas e as minhas férias programadas no sentido de reuniões, negócios, vem pra cá, vai pra lá. Sou muito ativo, acordo às 6h todos os dias, gosto de produzir”.

O ex-camisa 10 cruzeirense também comentou durante sua participação no Bola nas Costas que uma das razões pelas quais abreviou a carreira aos 36 anos de idade foi a “falta de ouvidos” de jogadores mais jovens.

“Durante a minha carreira, sempre fui muito correto, nunca cheguei atrasado ao treino, sempre cheguei duas horas antes do treino. O que o Bagé falou hoje da molecada hoje, Deus do céu. Dá raiva. Uma das coisas que estão me fazendo parar, é porque é insuportável, eu mais velho dando conselho aos caras, e os caras simplesmente não sabem  que um mais um dá dois”, disse.

“Não estou falando de todo mundo, mas muita gente com potencial está perdendo a oportunidade. Hoje se treina menos, se joga mais e se viaja mais. Mas, poxa, você tem muita facilidade. Pergunte a eles de BBB e não sei o quê, eles sabem. Pergunte de futebol e contra quem vai jogar, eles não sabem”, complementou.

Sobis teve duas passagens pelo Cruzeiro: a primeira de junho de 2016 a dezembro de 2018, e a segunda de novembro de 2020 até o presente. Em 176 jogos, marcou 37 gols e conquistou três títulos: Copas do Brasil de 2017 e 2018 e Mineiro de 2018.

O atacante também ergueu taças importantes por outros times, como as Libertadores de 2006 e 2010 no Internacional, o Brasileirão de 2012 no Fluminense, o Campeonato Mexicano de 2015/2016 no Tigres, e a Copa do Nordeste de 2020 no Ceará. Em mais de 16 anos de carreira, acumulou 185 gols em 792 partidas.

Números de Rafael Sobis:

Internacional - 214 jogos e 54 gols
Cruzeiro - 176 jogos e 37 gols
Fluminense - 174 jogos e 40 gols
Tigres-MEX - 70 jogos e 22 gols
Betis-ESP - 61 jogos e 8 gols
Ceará - 41 jogos e 8 gols
Al Jazira-EAU - 25 jogos e 9 gols
Brasil (principal) - 9 jogos e 1 gol
Brasil (olímpico) - 6 jogos e 2 gols
Brasil (sub-20) - 16 jogos e 4 gols

Total - 792 jogos e 185 gols

Compartilhe