2

Tinga mostra gratidão ao Cruzeiro e conta como decidiu deixar o clube

Meio-campista defendeu a Raposa nos campos e na gestão do futebol

16/11/2021 10:16 / atualizado em 16/11/2021 11:34
compartilhe
Tinga foi jogador e gerente de futebol do Cruzeiro
foto: Euler Junior / EM DA PRESS

Tinga foi jogador e gerente de futebol do Cruzeiro

O meio-campista Tinga revelou muita gratidão ao Cruzeiro e disse como decidiu se aposentar em 2015. A decisão foi tomada em janeiro daquele ano, mas ele ainda tinha contrato até maio. Como estava em tratamento de uma lesão, poderia estender o vínculo até sua completa recuperação. Contudo, o então volante preferiu pendurar as chuteiras.  

"Eu não ia conseguir entregar e senti que o clube estava assim: 'Pô, vou ter que renovar com o cara por obrigação'. Eu fui ao presidente e falei: 'presidente, eu não quero mais jogar, quero ir embora para casa'. Eu ainda estava tratando, fazendo fisioterapia. Era 'janeirão', eu queria ficar na praia, no Rio Grande do Sul, e falei que queria ir embora para casa. Ele falou para eu ver com o supervisor, que era o Benecy. Eu fui lá, eles teriam que renovar o contrato por causa do tratamento, eu ia perder um baita dinheiro, meu contrato era muito bom no Cruzeiro. Foi o último grande contrato que fiz. E eu falei que eu não queria mais", disse Tinga, em entrevista a um podcast. 

"Como todo mundo desconfia de todo mundo no futebol, devem ter pensado que este cara vai embora e depois vai ganhar todo contrato na Justiça. Eu falei que não ia ficar e fui avisado de que teria um documento para assinar. Eu assinei, eles me deram uma cópia, eu mostrei para o meu advogado, que falou: 'cara, você assinou isso aí, mas, se você quiser, isso aí não vale nada'", acrescentou Tinga. 

O ex-jogador ainda falou sobre a gratidão que tem ao Cruzeiro. "Eu tinha uma gratidão muito grande pelo Cruzeiro, que participou do momento mais difícil da minha vida que foi a aposentadoria, sonhava ser campeão brasileiro depois de ter perdido aquele jogo para o Corinthians (jogando pelo Inter) e eu consegui ser bicampeão pelo Cruzeiro. Cheguei com 34 anos com um belo contrato e fique até 37. O Cruzeiro não devia nada para mim, eu que devia ter jogado um pouco mais no Cruzeiro".

Jogadores que se aposentaram vestindo a camisa do Cruzeiro



Entre dezembro de 2016 e o final de 2017, Tinga foi gerente de futebol do Cruzeiro. Na gestão do clube, participou do título da Copa do Brasil de 2017. Deixou o Cruzeiro quando Wagner Pires de Sá foi eleito e nomeou Itair Machado para cuidar do futebol. Hoje, Wagner, Itair e outros membros daquela diretoria respondem a processos na Justiça.

A carreira de Tinga começou no Grêmio, em 1997. Ele passou ainda pelo Kawasaki Frontale-JAP, Botafogo, Sporting Lisboa-POR, Internacional e Borussia Dortmund-ALE.

Multicampeão, Tinga conquistou dois Campeonatos Brasileiros, ambos pelo Cruzeiro, além de duas Copas do Brasil, duas Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, uma Supercopa da Alemanha, uma Copa Sul, um Campeonato Mineiro e cinco Campeonatos Gaúchos.

Compartilhe