2

Cruzeiro na mira? Paulo Guedes diz que árabes vão comprar clubes no Brasil

Dois clubes brasileiros estão nos planos de investidores dos Emirados Árabes Unidos

18/11/2021 22:33
compartilhe
Presidente Jair Bolsonaro e ministro da Economia Paulo Guedes durante viagem aos Emirados Árabes Unidos
foto: Ministério da Economia/Divulgação

Presidente Jair Bolsonaro e ministro da Economia Paulo Guedes durante viagem aos Emirados Árabes Unidos


O ministro da Economia, Paulo Guedes , revelou nesta quinta-feira, em evento em Brasília, detalhes de conversas que teve com investidores árabes durante viagem com o presidente Jair Bolsonaro aos Emirados Árabes Unidos nos últimos dias. Na passagem por Dubai, ele soube da intenção de empresários adquirirem dois clubes no Brasil a partir da aprovação da Lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

"Eles anunciaram: " calma, nós vamos comprar dois times; estamos examinando e vamos comprar dois times ". Eles vêm aí com os investimentos. Isso ontem e anteontem na viagem", disse Paulo Guedes. A comitiva do presidente também esteve no Bahrein e no Catar durante a viagem ao Oriente Médio.

Durante as conversas sobre os investimentos programados no futebol, Guedes disse que surgiram brincadeiras com nomes de clubes. Ele reforçou que haverá ao menos US$ 10 bilhões destinados ao Brasil para diversos segmentos.

"Vão investir em estradas, vão investir em poços de petróleo, até em clubes de futebol. Eles compraram o Manchester United, compraram o Cristiano Ronaldo, etc. Então, vários brasileiros da comitiva começaram a pensar. Eu pensei: " vem ser sócio do Flamengo ". Aí tinha um outro lá do lado, que é vascaíno, e falou: " vem para o Vasco ". Eu falei " olha, vai perder dinheir o". Tinha um outro palmeirense, que falou para comprar o Palmeiras", disse.

"É uma imensa riqueza em cima de areia. Eles criaram cidades, investiram bastante, mas está sobrando dinheiro. Ainda tem muito petrodólares", acrescentou o ministro.

No Brasil, Cruzeiro e América são clubes que vão se transformar em Sociedade Anônima do Futebol em 2022. O clube celeste fechou acordo inclusive com a XP Investimentos para captar investidores. 

Em relação ao América, o ex-presidente Marcus Salum, atual coordenador de clube-empresa, comanda o projeto de transformação em SAF e já afirmou, em mais de uma ocasião, que há um acordo encaminhado com um potencial investidor.

Compartilhe