2

Luxemburgo detalha como valorizar atletas da categoria de base do Cruzeiro

Técnico, que renovou contrato com o clube celeste, deixa claro que futebol é um negócio: "Eu tenho que expor a mercadoria"

28/11/2021 08:43 / atualizado em 28/11/2021 08:56
compartilhe
Vitor Roque estreou com a camisa do Cruzeiro aos 16 anos sob o comando de Luxemburgo
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Vitor Roque estreou com a camisa do Cruzeiro aos 16 anos sob o comando de Luxemburgo

Dé férias e sem ter passado perto do G4 da Série B em duas edições da competição, o Cruzeiro tem como principal meta em 2022 voltar para a Série A. Para tanto, estará novamente sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo que renovou contrato com o clube. O treinador já tem traçada sua estratégia para que a Raposa obtenha êxito na próxima temporada. E o sucesso na empreitada passa pelos jogadores da categoria de base. 



Em entrevista ao Superesportes, Luxa é enfático ao afirmar que os atletas jovens terão sim chances no time profissional. Contudo, ele explica que será necessária uma atenção especial com alguns deles. 

"Obviamente, trabalhando a evolução. O Thiago (atacante, 20 anos) não fez base. Ele chegou aqui e jogou direto no sub-20. Não fez trabalho de base algum. Ele enfrenta o goleiro e não sabe para que lado vai botar a bola, que local do campo está, se bate cruzado, se dá um tapinha por cima, se cabeceia no canto contrário do goleiro, tudo isso teremos de passar para ele. Ele jogou muito bem, tem velocidade, posiciona-se muito bem, marca o zagueiro, faz correria, tem habilidade, mas tem muito a crescer. Assim como Adriano (volante, 23 anos), o Nonoca (volante, 23 anos) - que estava aqui largado, tem potencial -, o Pereira (lateral-esquerdo, 20 anos) também, fomos colocando os jogadores para jogar, sempre fiz isso", detalha Luxemburgo. 

O treinador deixa claro a meta para 2022 - subir para a Série A - que passa pela valorização dos jovens jogadores. "No Cruzeiro de 2003 coloquei vários jovens para jogar. Acho que tem espaço para mais jogadores aqui. Como negócio, ali (nas categorias de base) é onde está a grana. Tem que ter um time vencedor para o marketing fazer as ações dele e o estádio encher, mas a grana está em um jogador que não valia nada e agora tem propostas no mercado. A tendência é o Cruzeiro montar um time bom para subir e valorizar os moleques da base, que são ativos do clube.

Luxemburgo cita como exemplo uma boa surpresa que o clube teve em 2021: o atacante Vitor Roque, de 16 anos. "Vamos ser bem práticos. Nem todos da categoria de base que estão aqui ou que vão subir, ficarão aqui. Agora, aqueles que forem aproveitados terão potencial para evoluir, crescer e entrar para o mercado de negócios do futebol. Ah, Vanderlei, por que você colocou o Vitor Roque com 16 anos para jogar? Para as pessoas passarem a conhecer o Vitor Roque e entrar para o mercado como jogador de potencial e talentoso que daqui a pouco entrará em nossa rota no time profissional. Lancei ele para o mercado conhecer o jogador", lembra Luxa. 

Segundo o treinador celeste, para que a engrenagem funcione é preciso "apresentar" o atleta. "Não podemos esquecer que futebol é um negócio, e eu tenho que expor a mercadoria. Tive chances de colocar o Vitor Roque para todos conhecê-lo. Se vai virar esse jogador que parece que é, eu não sei. Vai se trabalhar, colocar pra jogar, trabalhar a cabeça dele. Mas ele tem potencial, e eu o coloquei para o mercado. E o mercado passou a conhecer o Vitor Roque. Olhando para o lado do negócio, tem que ser dessa forma", acredita. 

Jogadores que estrearam pelo Cruzeiro com menos de 18 anos



Em 2022, o Cruzeiro disputará a Serie B pelo terceiro ano consecutivo. Depois da queda em 2019, com a derrota para o Palmeiras (0 a 2), no Mineirão, a Raposa se limitou a lutar contra o rebaixamento para a Série C em 2020 e 2021. No ano passado, sob o comando de Luiz Felipe Scolari na reta final, terminou em 11º com 49 pontos. Na atual temporada tem 48, mas com posição ainda indefinida, pois os oito jogos restantes da 38ª rodada acontecem neste domingo, às 16h. Neste momento, a Raposa ocupa a 12ª posição, mas pode cair para a 15ª. 


Compartilhe