2

Ricardo Rocha confirma acordo encaminhado do Cruzeiro com Alexandre Mattos

'Tem um potencial enorme e conhece muita gente', elogiou o diretor técnico ao falar sobre o executivo bicampeão brasileiro em 2013 e 2014

03/12/2021 16:30 / atualizado em 03/12/2021 19:00
compartilhe
Alexandre Mattos está perto de acordo com o Cruzeiro, segundo diretor técnico Ricardo Rocha
foto: Global Football Management/Divulgação

Alexandre Mattos está perto de acordo com o Cruzeiro, segundo diretor técnico Ricardo Rocha


O diretor técnico do Cruzeiro, Ricardo Rocha, confirmou que existe um acordo encaminhado para que Alexandre Mattos, bicampeão brasileiro em 2013 e 2014, se torne executivo do clube em 2022. O Xerife, como é chamado o ex-zagueiro da Seleção Brasileira, falou sobre o assunto ao comentar sua função na Toca da Raposa em entrevista ao podcast Flow Sport Club, no YouTube, nesta sexta-feira.

“Sou o elo entre a direção e os jogadores. E também com o treinador, porque ele tem a sua função. Nós tínhamos um executivo, o (Rodrigo) Pastana, que saiu (demitido em outubro de 2021 após receber críticas do empresário Pedro Lourenço). Então, para mim, esses dois últimos meses foram pesados. Fiz várias funções: tive que ficar com o Vanderlei e também fora de campo, é difícil”, disse.

“Hoje fico como diretor técnico somente, até porque temos acordo com o Alexandre Mattos, que deve voltar. Tenho falado com ele, tem um potencial enorme, conhece muita gente e pode ajudar o Cruzeiro. Todo mundo está sabendo o que é o Cruzeiro hoje, é pé no chão, não é o Cruzeiro de três ou quatro anos atrás. O clube atravessa um momento difícil, e precisamos da ajuda de todos”, complementou.

As contratações feitas pelo Cruzeiro com Alexandre Mattos na diretoria de futebol



Mattos chegou a ser sondado pelo Vasco para suceder Alexandre Pássaro, demitido no dia 11 de novembro, mas logo recebeu contatos do presidente cruzeirense Sérgio Santos Rodrigues e alinhou um acordo para voltar à Toca.

O último trabalho dele foi no Atlético, de março a dezembro de 2020. De 2015 a 2019, o executivo conduziu o departamento de futebol do Palmeiras e conquistou três grandes títulos: dois Campeonatos Brasileiros, em 2016 e 2018, e uma Copa do Brasil, em 2015.

Antes da passagem pelo Cruzeiro, de março de 2012 a dezembro de 2014, Mattos foi o responsável pela gestão de futebol do América, ajudando na montagem dos times que subiram da Série C para a B, em 2009 (campeão), e da B para a A, em 2010 (4º colocado).

Assim que oficializar o retorno à Toca, Alexandre terá a missão de atuar em conjunto com o técnico Vanderlei Luxemburgo para a formação do elenco que tentará retornar à elite do Brasileiro. A Raposa ainda disputará o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil.

Mesmo sem diretor, o Cruzeiro já começou a agir no mercado da bola. Além de liberar os jogadores que tinham contrato somente até novembro ou dezembro de 2021, o clube acertou com o zagueiro Maicon Roque, de 33 anos, ex-Porto de Portugal, e está apalavrado com o também defensor Mateus Silva, de 26, campeão da Série C pelo Ituano. Outro atleta no radar é o volante/lateral-direito Rômulo Zanre, do La Serena, do Chile. Ele esteve na base celeste entre 2018 e 2019.

Qualquer negociação só será concretizada no Boletim Informativo Diário da CBF mediante o fim do transfer ban na Fifa. O clube tem pendências somadas em R$13 milhões com Defensor-URU e Mazatlán-MEX (antigo Monarcas Morelia) pelas compras dos direitos de Arrascaeta e Riascos, em 2015. Com multas e juros, o valor deve superar R$15 milhões.

Depois de um 2021 frustrante, em que terminou a Série B em 14º, com 48 pontos, o Cruzeiro espera um 2022 de muitas alegrias para a torcida e a promoção à elite do Brasileirão. O retorno aos gramados será em 26 de janeiro, contra a URT, em Belo Horizonte (provavelmente no Mineirão), pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.

Compartilhe