2

Cruzeiro negocia retorno de Rômulo, que passou pelo sub-20 em 2018 e 2019

Clube celeste e La Serena, do Chile, estudam troca de atletas por empréstimo

03/12/2021 15:00 / atualizado em 03/12/2021 17:04
compartilhe
Rômulo Zanre, de 21 anos, pode retornar ao Cruzeiro em 2022
foto: La Serena/Divulgação

Rômulo Zanre, de 21 anos, pode retornar ao Cruzeiro em 2022

O Cruzeiro abriu negociações para repatriar Rômulo Zanre , que defende o La Serena, da primeira divisão do Chile, desde o início de 2020. O staff do meio-campista de 21 anos afirmou ao Superesportes que os clubes tentam alinhar uma troca por empréstimo até o fim de 2022. O interesse da Raposa no atleta foi veiculado inicialmente pelo site Deus Me Dibre .

A princípio, o La Serena propôs uma negociação envolvendo o zagueiro Paulo, de 19 anos, mas o Cruzeiro descartou a hipótese. A ideia é disponibilizar o atacante Zé Eduardo, de 22 anos, que não foi utilizado uma vez sequer pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, embora tenha ficado no banco de reservas em algumas ocasiões.

Rômulo passou pelo sub-20 da Raposa de 2018 a 2019 e recebeu elogios nas redes sociais de torcedores que acompanhavam partidas da base. Ele chegou à Toca juntamente com o volante Éderson e o meia-atacante Maurício, que hoje atuam no Fortaleza e no Internacional. Os três pertenciam ao Desportivo Brasil, de São Paulo.

Segundo o site OGol , Rômulo disputou 47 partidas pelo sub-20 do Cruzeiro, tendo Adriano, titular do time principal em 2021, e Jadsom Silva, atualmente no Red Bull Bragantino, como companheiros no meio-campo. Outros garotos que estavam no elenco de juniores eram o lateral-esquerdo Matheus Pereira e o atacante Thiago.

Em janeiro de 2020, torcedores fizeram campanha para que o Cruzeiro concordasse em adquirir os direitos de Rômulo por R$700 mil mediante o auxílio de investidores. Contudo, o clube não exerceu a compra, e o jogador acertou com o La Serena, onde passou a atuar também como lateral-direito. Em 35 partidas oficiais pelo clube chileno, marcou dois gols.

A vivência como lateral-direito no Chile torna Rômulo uma opção versátil para o Cruzeiro. Coincidentemente, o seu xará mais famoso - que construiu carreira no futebol italiano por Fiorentina, Verona, Juventus, Genoa, Lazio e Brescia - atuou com frequência na posição na Série B do Campeonato Brasileiro e deve iniciar a temporada 2022 na mesma função.

Se o Cruzeiro contar com dois Rômulos no time de 2022, será mais fácil que o veterano de 34 anos adote um dos sobrenomes - Rômulo Souza Orestes Caldeira. Isso porque a família do garoto de 21 tem ascendência italiana e alemã e a pronúncia seria complicada para profissionais de rádio e televisão na imprensa esportiva: Rômulo Zanre Zwarg!

Até o momento, o único reforço anunciado é o zagueiro Maicon Roque, de 33 anos, que se consagrou no Porto, de Portugal, durante sete temporadas (2009 a 2016). Ele iniciou a carreira justamente na Toca da Raposa, em 2007. Outro em vias de ser oficializado é o também defensor Mateus Silva, de 26 anos, campeão da Série C pelo Ituano.

Qualquer movimentação cruzeirense no mercado da bola só será concretizada no Boletim Informativo Diário da CBF mediante o fim do transfer ban na Fifa. O clube tem pendências somadas em R$13 milhões com Defensor-URU e Mazatlán-MEX (antigo Monarcas Morelia) pelas compras dos direitos de Arrascaeta e Riascos, em 2015.

Depois de um 2021 frustrante, em que terminou a Série B em 14º, com 48 pontos, o Cruzeiro espera um 2022 de muitas alegrias para a torcida e a promoção à elite do Brasileirão. O retorno aos gramados será em 26 de janeiro, contra a URT, em Belo Horizonte (provavelmente no Mineirão), pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.

Compartilhe