2

Filme 'Em busca da história do Cruzeiro' é finalista no Cinefoot

Vencedor será escolhido por votação popular; espectadores terão acesso ao filme de 17h deste sábado às 17h de segunda-feira e poderão votar após a exibição

04/12/2021 17:00 / atualizado em 05/12/2021 01:18
compartilhe
Filme 'Em busca da história do Cruzeiro' é finalista do Cinefoot
foto: Divulgação/Ipita

Filme 'Em busca da história do Cruzeiro' é finalista do Cinefoot

O filme ' Em busca da história do Cruzeiro ', de Gustavo Nolasco e André Amparo, é finalista na disputa pelo prêmio de melhor longa-metragem no Cinefoot , maior festival de cinema de futebol da América Latina. A produção será exibida a partir das 17h deste sábado até as 17h de segunda-feira. O espectador deve criar um acesso para a transmissão e, ao final, recebe a cédula virtual de votação. O vencedor será decidido  pela escolha do público .

Devido às restrições causadas pela pandemia de COVID-19, o festival acontecerá em formato online. Para assistir, o espectador deve se inscrever na plataforma de festivais de cinema  Innsaei . Basta clicar em acessar, no canto superior direito da tela e, em seguida, criar seu acesso com nome, e-mail e senha. Escolha o filme e, ao final, você terá acesso à cédula de votação. 

Uma produção do Instituto Palestra Itália, 'Em busca da história do Cruzeiro' já foi visto por mais de 52 mil pessoas e concorre ao prêmio de melhor filme na disputa com produções de Espanha, Reino Unido, Chile, Argentina e México, além de outras três realizações brasileiras.

Ainda dentro da programação do Cinefoot, na Mostra The Players Tribune Brasil, será exibido o filme 'Cruzeiro, o mais querido do Brasil', de Isabella Cândido, que fala sobre a trajetória do goleiro Fábio.

'Em Busca da História do Cruzeiro' é um mergulho nos acervos e memórias do Palestra Itália ao Cruzeiro Esporte Clube, fundado, em 1921, por operários, jogadores, torcedores e imigrantes italianos que queriam ter um time para chamar de seu. O filme também marca o primeiro centenário da instituição, celebrado em 2021. 

Torcedores, ídolos, ex-jogadores, cronistas e historiadores são os personagens que recontam, com revelações emocionantes e inéditas, a trajetória de superação de preconceitos e perseguições e as conquistas que transformaram o velho Palestra Itália no multicampeão Cruzeiro.

A produção do filme contou com uma equipe de mais de 40 profissionais e colaboradores, gerando empregos diretos no setor do audiovisual e aportes para ações culturais do próprio Instituto Palestra Italia (Ipita).

A realização foi do Ipita, em parceria com o Instituto Vivas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Não foi gasto nenhum recurso do Cruzeiro na produção do filme. O patrocínio foi da Construtora Uni, Grupo Sada, Nova Safra Food Service e Vilma Alimentos, além de uma dezena de torcedores cruzeirenses que doaram via dedução do imposto de renda de pessoa física.

Vencedor em 2019

O diretor Gustavo Nolasco já foi vencedor no Cinefoot. Com o filme 'Azul Escuro', do Coletivo 1921, levou o prêmio da edição de Belo Horizonte.

'Azul Escuro' conta a história do Seu Lúcio, torcedor do Cruzeiro, cego, que vive na Amazônia.

O curta tem 22 minutos de duração e é um filme-documentário com um desfecho emocionante, graças à forma como relaciona a história de Seu Lúcio com a torcida cruzeirense em Belo Horizonte e em Minas Gerais. Esse elo se formou de uma maneira original: foram os próprios torcedores que financiaram grande parte dos custos de produção do filme.

Compartilhe