2

Cruzeiro: João Paulo diz como pretende se encaixar na tática de Pezzolano

Meia ex-Atlético-GO e Ponte Preta é candidato a ser o armador da equipe

14/01/2022 19:15
compartilhe
João Paulo é candidato a fazer a função de camisa 10 no Cruzeiro
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

João Paulo é candidato a fazer a função de camisa 10 no Cruzeiro


Candidato a ser o “camisa 10” do Cruzeiro em 2022, João Paulo obteve o melhor desempenho na carreira jogando como um armador clássico de qualidade em passes, lançamentos e chutes de média distância. Apesar da preferência de atuar centralizado, o meia de 31 anos se colocou à disposição do técnico uruguaio Paulo Pezzolano para exercer outras funções.

“Independentemente do esquema tático, o mais importante é estar jogando. Vim para o Cruzeiro para trabalhar, e em qualquer posição que o professor escolher vou dar o melhor para poder conseguir vitórias importantes para todos”.



João Paulo ganhou visibilidade na carreira a partir da boa participação pelo Tombense no Mineiro de 2017, quando marcou dois gols em 11 jogos. Em seguida, defendeu Santa Cruz, Paraná, Atlético-GO, Avaí, Ponte Preta e Fortaleza. Nos últimos cinco anos, o meia contabilizou 45 gols em 218 jogos.

Ao falar sobre outras características, João Paulo ressaltou a participação em assistências, infiltrações e finalizações. “Procuro sempre deixar meu companheiro em condições de fazer um gol. Às vezes eu chuto de fora da área e procuro sempre chegar dentro da área para ajudar com gols. Independentemente de quem faça gols, o importante é conseguir as vitórias”.


A contratação de João Paulo pelo Cruzeiro foi conduzida por Alexandre Mattos, que tinha acordo verbal com o presidente Sérgio Santos Rodrigues para ser diretor até o fim de 2023. No entanto, a chegada de Ronaldo Fenômeno como investidor da Sociedade Anônima do Futebol acarretou na saída do executivo e consequentemente na adequação de salários.

Mesmo com a mudança na gestão do Cruzeiro, João Paulo concordou em se apresentar ao clube no dia 4 de janeiro. Ele agradeceu a oportunidade de defender uma camisa de “respeito mudial” e prometeu batalhar para ajudar o time a subir à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.


“Quando recebi a notícia do meu empresário de que o Cruzeiro tinha interesse na minha contratação, fiquei feliz. Estou vindo para um clube grande, gigante, e a gente sempre vai procurar dar o nosso melhor”.


Em três participações na Série B, João Paulo acumulou 21 gols em 77 partidas, conforme dados do site OGol. Ele disputou o campeonato por Santa Cruz, em 2017, Atlético-GO, em 2018, e Ponte Preta, em 2020.

Natural de Guarabira, na Paraíba, o meia tem uma história de superação no futebol, já que trabalhou vendendo frutas e legumes ao lado da família dos 11 aos 20 anos e só engrenou no mundo da bola na fase adulta, com passagens por Desportiva Guarabira-PB, Estanciano-SE, Penedense-AL, Globo-RN, Sergipe, Coruripe-AL e ASA de Arapiraca-AL.

A estreia de João Paulo pelo Cruzeiro será contra a URT, em compromisso inicialmente marcado para quarta-feira, 26 de janeiro, às 17h, no Mineirão, pela primeira rodada do estadual.

Contratações confirmadas do Cruzeiro para 2022



Compartilhe