2

Candidato a artilheiro no Cruzeiro, Edu relembra experiência na várzea

Atacante disse que vivência no futebol amador foi importante para complementar renda e ajudar a evoluir profissionalmente: 'Me fez crescer muito'

13/01/2022 18:00 / atualizado em 13/01/2022 22:43
compartilhe
Reforço do Cruzeiro, Edu marcou 38 gols em 62 jogos pelo Brusque
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Reforço do Cruzeiro, Edu marcou 38 gols em 62 jogos pelo Brusque

Os 17 gols de Edu em 33 jogos na Série B 2021 motivaram o Cruzeiro a pagar R$ 600 mil ao Brusque por sua contratação. A oportunidade do centroavante de 28 anos na Toca é a maior da carreira, sobretudo pelo difícil início em divisões inferiores do Rio de Janeiro e a necessidade de complementar a renda em torneios de futebol amador em Minas Gerais.

Em reportagem de 11 de dezembro de 2021, o Superesportes relembrou a passagem de Edu pelo Portuense. O time sediado em Astolfo Dutra, de 14 mil habitantes, conquistou a Liga Atlética Ubaense, na Zona da Mata, ao bater o Spartano de Rodeiro na decisão. Com 11 gols, o jogador da Raposa foi o artilheiro da competição.

Jogadores do Cruzeiro reagem ao primeiro encontro com Ronaldo



Nesta quinta-feira, Edu concedeu entrevista coletiva no Cruzeiro e falou sobre a importância da várzea para alcançar maior conforto financeiro em meio ao baixo salário em clubes de pequeno porte do Rio.

“Em 2019 eu joguei a Segunda Divisão do Rio. Sabemos o quanto é difícil ser bem remunerado naquela divisão. Minha saída era jogar na várzea no interior de Minas Gerais, e todo fim de semana eu estava ali para complementar a minha renda”.

“Foi uma fase que eu valorizo muito, que me fez crescer muito, agregou muito à minha carreira profissional. Era um campeonato bem disputado, conseguimos ser campeões no Portuense. Foi uma experiência diferente, mas que valorizo muito”.

“Me ajudou muito financeiramente, pessoalmente, como ser humano e atleta. Só tenho gratidão àquelas pessoas que me fizeram chegar ali naquela oportunidade. Hoje estou chegando três anos depois ao maior clube de Minas Gerais e a um dos maiores clubes do Brasil”.



Segundo o site OGol, Edu marcou 108 gols em 200 partidas na carreira. Cria da base de Vasco, Botafogo e Flamengo, o atacante jogou profissionalmente por São Gonçalo-RJ, Boavista-RJ, Itaboraí-RJ, Portuguesa-RJ, Nova Iguaçu-RJ, Atlético Tubarão-SC e Brusque.

Apesar da média superior a um gol a cada dois jogos, Edu evitou cravar uma meta com a camisa do Cruzeiro. Na opinião dele, é mais importante que o clube alcance os objetivos coletivos, como a briga por títulos e o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

“Com relação à meta de gols, vim aqui para dar o meu melhor e conquistar metas coletivas. As metas coletivas são mais importantes. As metas individuais que vierem serão frutos de um trabalho consistente, que às vezes um ou outro se sobressai individualmente. Mas meu maior objetivo são as metas coletivas, como títulos e o acesso. O que vier de meta individual será consequência de uma meta coletiva bem feita”.



Contato com Ronaldo


Nos primeiros dias de pré-temporada na Toca, os jogadores do Cruzeiro tiveram o primeiro contato com o ex-atacante Ronaldo, que formalizou uma carta de intenção de compra de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol do clube mediante aporte de R$ 400 milhões pelos próximos anos.

Formado na Raposa e com passagens marcantes por PSV Eindhoven, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan, Corinthians e Seleção Brasileira, o Fenômeno foi o centro das atenções no clube nos últimos dias. Edu não escondeu a admiração pelo ídolo que deu ao país a Copa do Mundo de 2002, da qual foi artilheiro, com oito gols - dois na decisão contra a Alemanha.



“É um dos meus maiores ídolos tanto como pessoa quanto como jogador de futebol. É um cara que sempre olhei, admirei e fui fã. Na Copa de 2002, que ele nos deu o título, eu estava em casa como torcedor, pintando rua, colocando bandeirinha na porta de casa. E na terça-feira tive a oportunidade de apertar a mão de uma pessoa que é o Ronaldo Fenômeno, que nos deu uma Copa do Mundo e que todos os brasileiros são fãs”.

“Não sei se a ficha ainda caiu, que eu vi esse cara terça e hoje. Ainda não tive a oportunidade de conversar diretamente, só nos cumprimentamos, foi coisa rápida. Mas só de você ver esse cara passando do seu lado é como se tivesse vivendo um sonho. Não quero acordar, pois está sendo prazeroso demais”.

Edu tem chance de começar 2022 como titular do Cruzeiro, já que Marcelo Moreno desfalcará o time por ter sido convocado para defender a Seleção da Bolívia nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022. O time celeste encara a URT na quarta-feira, 26 de janeiro, às 17h, no Mineirão, pela primeira rodada do estadual.

Números de Edu (fonte: OGol)

  • Jogos: 200
  • Gols: 108

Clubes

  • Brusque: 62 jogos e 38 gols
  • Nova Iguaçu-RJ: 9 jogos e 2 gols
  • Atlético Tubarão-SC: 18 jogos e 9 gols
  • Itaboraí-RJ: 56 jogos e 31 gols
  • Portuguesa-RJ: 10 jogos e 1 gol
  • São Gonçalo-RJ: 32 jogos e 23 gols
  • Boavista-RJ: 13 jogos e 4 gols

Competições

  • Série B: 33 jogos e 17 gols
  • Série C: 1 jogo e nenhum gol
  • Série D: 6 jogos e 2 gols
  • Copa do Brasil: 4 jogos e 2 gols
  • Carioca: 24 jogos e 3 gols
  • Carioca - 2ª Divisão: 48 jogos e 25 gols
  • Carioca - 3ª Divisão: 24 jogos e 22 gols
  • Copa Rio: 24 jogos e 11 gols
  • Catarinense: 24 jogos e 13 gols
  • Copa SC: 11 jogos e 11 gols
  • Recopa SC: 1 jogo e 2 gols

Compartilhe