2

Cruzeiro pode ter dupla de zaga 'europeia' em clássico contra o América

Recuperado de COVID-19, Maicon tem chances de atuar ao lado de Sidnei

01/02/2022 06:00 / atualizado em 31/01/2022 21:44
compartilhe
Maicon enfim pode reestrear pelo Cruzeiro no clássico contra o América
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Maicon enfim pode reestrear pelo Cruzeiro no clássico contra o América


O Cruzeiro pode ter uma dupla de zaga “europeia” no jogo contra o América, às 21h30 desta quarta-feira, no Mineirão, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. Liberado após ficar em isolamento por uma semana devido à COVID-19, Maicon tem chances de atuar ao lado de Sidnei no clássico. A eventual entrada do defensor de 33 anos faz parte da intenção do técnico Paulo Pezzolano de observar todas as peças no estadual de olho na montagem de uma equipe forte para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Portugal foi a porta de entrada de Maicon e Sidnei no futebol europeu. O primeiro saiu do Cruzeiro aos 19 anos, em 2008, para defender o Nacional da Ilha da Madeira por empréstimo. O segundo trocou o Internacional pelo Benfica, também em 2008, aos 18 anos. Eles se adaptaram rapidamente ao estilo de jogo no país e ficaram por muitos anos no Velho Continente.

Após bom desempenho no Nacional em 2008/2009, Maicon se transferiu em definitivo para o Porto, que pagou 1,1 milhão de euros (cerca de R$ 3 milhões) em junho de 2009 por 50% dos direitos econômicos. A outra metade, que também pertencia ao Cruzeiro, foi adquirida pelos Dragões em julho de 2010 mediante repasse do atacante argentino Ernesto Farías.

Maicon disputa bola com Anderson Talisca em Porto x Benfica
foto: AFP PHOTO/Patrícia de Melo Moreira

Maicon disputa bola com Anderson Talisca em Porto x Benfica



Maicon jogou 190 partidas oficiais pelo Porto e marcou 13 gols. Ele conquistou três Campeonatos Portugueses, duas Taças de Portugal, quatro Supertaças e uma Liga Europa. Após regressar ao Brasil para vestir a camisa do São Paulo, de 2016 a 2017, o zagueiro voltou à Europa, desta vez para representar o Galatasaray, da Turquia, onde ganhou duas Superligas Turcas e uma Taça da Turquia. Ao todo, anotou seis gols em 57 jogos.

Por sua vez, Sidnei levantou três troféus pelo Benfica - um Campeonato Português e duas Taças da Liga. Sua trajetória no clube de Lisboa não foi tão longeva quanto a de Maicon no Porto - disputou 75 partidas e fez sete gols de 2008 a 2013. Em 2011/2012, o defensor passou pelo Besiktas, da Turquia. Foram apenas 12 jogos, com dois gols assinalados.

Depois de cinco anos em Portugal, Sidnei rumou à Espanha, onde permaneceu por nove temporadas. Apesar de não ter conquistado nenhum título, esteve sempre na Primeira Divisão e encarou os craques Neymar e Messi, ex-Barcelona, e Cristiano Ronaldo, ex-Real Madrid. O zagueiro jogou em Espanyol, em 2013/2014 (18 jogos e 1 gol); Deportivo La Coruña, de 2014 a 2018 (119 jogos e 2 gols); e Betis, de 2018 a 2021 (64 jogos e 3 gols).

Sidnei em ação pelo Betis contra o Barcelona do uruguaio Luis Suárez
foto: AFP PHOTO/Jorge Guerrero

Sidnei em ação pelo Betis contra o Barcelona do uruguaio Luis Suárez



No geral, Sidnei esteve em 309 jogos por clubes europeus, enquanto Maicon foi acionado em 287 oportunidades. A experiência diante de astros do futebol mundial e a própria pretensão de Pezzolano de rodar o elenco credenciam os atletas à parceria no Cruzeiro. Nas vitórias em cima de URT (3 a 0) e Athletic (1 a 0), o treinador uruguaio escalou as duplas Mateus Silva/Eduardo Brock e Mateus Silva/Sidnei.

Pezzolano ainda pode promover outras novidades na equipe, como as entradas do lateral-esquerdo Matheus Bidu, dos volantes Adriano e Pedro Castro e dos meias João Paulo e Giovanni. Contra o América, o Cruzeiro terá o apoio de sua torcida no Mineirão para buscar a terceira vitória consecutiva no Mineiro e se manter em primeiro na fase classificatória.

Compartilhe