2

Reforço do Cruzeiro é 'parceiro' de Lukaku, craque do futebol da Bélgica

Brasileiro de Ribeirão Preto-SP, Fernando Canesin jogou na Europa e conheceu o atacante do Chelsea

04/02/2022 09:05 / atualizado em 04/02/2022 12:18
compartilhe
Jordan Lukaku e Canesin em jogo na Bélgica
foto: AFP PHOTO/BELGA/YORICK JANSENS

Jordan Lukaku e Canesin em jogo na Bélgica

Anunciado pelo Cruzeiro na quinta-feira (3), o meia Fernando Canesin é amigo dos irmãos Romelu e Jordan Lukaku. O brasileiro de Ribeirão Preto-SP jogou na Bélgica por dez anos e conheceu o craque do Chelsea e o irmão menos famoso, que atua no Vicenza, da Itália.

"Quando eu cheguei ao Anderlecht, o Lukaku já estava jogando demais. Era um fenômeno, e na Bélgica só se falava dele. Ele já era muito forte e tinha uma explosão fora do normal. Ninguém conseguia pará-lo. Só que naquela época ele ainda não era tão técnico, hoje já evoluiu demais nesse aspecto. Antigamente, ele jogava na força e na velocidade, colocava na frente e ninguém pegava. Hoje, conseguiu aliar a técnica ao jogo dele, pois ganhou muita experiência e aprendeu coisas novas na Inglaterra", disse Canesin, em entrevista à ESPN, em 2017.

Canesin foi formado nas categorias de base do Olé Brasil. Antes mesmo de subir ao profissional, resolveu tentar a sorte na Bélgica. Ele jogou por três temporadas pelo Anderlecht e por sete pelo Oostende. Em 2020, voltou ao Brasil para defender o Athletico-PR.

"Quando eu cheguei à Bélgica, a gente (ele e Lukaku) não se aproximou tanto, fomos ficar mais amigos recentemente. Esse ano (2017) ele veio ver um jogo do Anderlecht contra o Oostende, meu time. Daí a gente se encontrou depois no estacionamento e fui falar em francês com ele. Aí ele me responde na lata: 'Fernando, pode falar em português mesmo', e deu uma risada. Eu não sabia que ele falava! Depois ele me explicou como aprendeu", contou o brasileiro.

"Quando ele começou a jogar, o Anderlecht tinha um atacante brasileiro chamado Kanu, e eles eram muito amigos, andavam sempre juntos. Aí o Lukaku, que é muito inteligente, fala umas seis línguas, aprendeu português direitinho", completou.

Canesin ficou mais próximo de Jordan Lukaku, o integrante da família menos famoso. "Eu fiquei muito amigo do Jordan, pois jogamos juntos no Anderlecht e no Oostende. É uma família muito bacana, os dois são muito gente fina".

O meia do Cruzeiro disse que Romelu Lukaku é brincalhão e simpático. "E ele não mudou nada depois que ficou famoso. A gente se fala sempre pelo celular. Toda vez que ele está tomando um Guaraná me manda uma foto. Ele adora, você não tem noção (risos). E sempre que está matando um prato de arroz e feijão ele me manda no Snapchat e escreve alguma coisa engraçada em português", afirmou, em entrevista à ESPN.

Torcedores do Cruzeiro escolhem time ideal para início da temporada 2022



Compartilhe