2

Tuntum x Cruzeiro: veja logística e estádio do jogo pela Copa do Brasil

Equipes se enfrentam na quarta-feira, às 20h30, pela segunda fase da competição nacional

15/03/2022 06:00 / atualizado em 15/03/2022 10:28
compartilhe
Estádio Rafael Seabra será palco de Tuntum x Cruzeiro pela Copa do Brasil
foto: Tuntum/Divulgação

Estádio Rafael Seabra será palco de Tuntum x Cruzeiro pela Copa do Brasil


Maior campeão da Copa do Brasil, com seis títulos, o Cruzeiro enfrentará o Tuntum, clube fundado em junho de 2021, em jogo único da segunda fase. A bola rola às 20h30 desta quarta-feira, no estádio Rafael Seabra, em Tuntum, no Maranhão.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tuntum tem uma população de 42.242 habitantes - 60 vezes inferior aos cerca de 2,5 milhões em Belo Horizonte e próxima às 44.561 pessoas residentes em Igarapé, na Grande BH.

Treino do Cruzeiro no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina


Tuntum está localizada a 375 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão. A rodovia que liga as cidades é a BR-135. São 6 horas e 37 minutos de viagem de carro, segundo cálculo do aplicativo Google Maps.

Curiosamente, Teresina, capital do Piauí, está mais próxima de Tuntum, a 232 quilômetros de distância. É lá que o Cruzeiro optou por desembarcar nessa segunda-feira e se hospedar até terça-feira, com treinamentos no estádio Lindolfo Monteiro.

Teresina fica “perto” de Tuntum porque está na divisa de Piauí e Maranhão, separados pelos 1.485 quilômetros de extensão do Rio Parnaíba. Tanto que Timon, município maranhense de 171 mil habitantes, compõe a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina.

De Teresina, o Cruzeiro seguirá viagem de quatro horas rumo a Tuntum, onde passará a noite de terça-feira para quarta-feira e entrará em campo no acanhado estádio Rafael Seabra, cujas arquibancadas comportam cerca de 2 mil espectadores.


Imagens do duelo entre Tuntum e Volta Redonda, pela primeira fase da Copa do Brasil, registraram vários torcedores assistindo à partida “in loco” sentados nos muros do estádio ou em residências vizinhas. Para delírio do público, o time da casa ganhou por 4 a 2.

Com direito a torcedores no muro do estádio Rafael Seabra, Tuntum ganhou do Volta Redonda por 4 a 2 pela Copa do Brasil
foto: Divulgação/Tuntum

Com direito a torcedores no muro do estádio Rafael Seabra, Tuntum ganhou do Volta Redonda por 4 a 2 pela Copa do Brasil


Chegou a ser aventada a possibilidade de o jogo Tuntum x Cruzeiro ser transferido para o estádio Castelão, em São Luís, uma vez que a partida entre Moto Club e Tombense, também pela segunda fase da Copa do Brasil, acontecerá no Nhozinho Santos.

Contudo, a CBF manteve o compromisso para o Rafael Seabra, e a Raposa terá de se adaptar a uma estrutura distante do conforto de Mineirão, Independência e até mesmo do Batistão, em Aracaju, onde ganhou por 5 a 0 do Sergipe, na primeira fase.

Com premiação acumulada de R$ 2,77 milhões na Copa do Brasil, o Cruzeiro vai em busca de mais R$ 1,9 milhão, referentes à presença na terceira fase. A missão é ganhar do Tuntum no tempo regulamentar, uma vez que o empate leva o confronto para os pênaltis.

Na terceira fase, 20 clubes se juntam a outros 12 previamente classificados - nove representantes do país na Libertadores e os campeões da Série B do Brasileiro, da Copa do Nordeste e da Copa Verde. A partir dessa etapa as equipes fazem jogos de ida e volta.


Compartilhe