2

Cruzeiro: Ronaldo diz que será difícil continuar sem aprovação do Conselho

Fenômeno deseja que associação transfira Tocas da Raposa I e II para a Sociedade Anônima do Futebol

15/03/2022 21:51 / atualizado em 16/03/2022 01:42
compartilhe
Ronaldo falou sobre reunião com membros do Conselho Deliberativo do Cruzeiro
foto: Reprodução/Twitch

Ronaldo falou sobre reunião com membros do Conselho Deliberativo do Cruzeiro



Ronaldo se manifestou pela primeira vez, nesta terça-feira (15), sobre a reunião que realizou com membros da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Cruzeiro nessa segunda-feira (14). O Superesportes noticiou o encontro com exclusividade.  

Quase três meses após assinar oferta de compra vinculante de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, o Fenômeno demandou que nova Assembleia Geral seja convocada para ajustes no contrato. 

Ronaldo deseja que as Tocas da Raposa I e II, patrimônios da associação, sejam transferidas para a SAF, o que demanda aprovação do órgão colegiado. Em contrapartida, ele assumiria a dívida tributária de cerca de R$ 180 milhões que o clube tem com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).



Em live transmitida pelo seu canal na Twitch, Ronaldo afirmou que, caso o Conselho Deliberativo do Cruzeiro não aprove a mudança, será "difícil continuar" com o processo de compra. Em dezembro de 2021, quando assinou a oferta, o empresário garantiu 120 dias de prazo para realizar uma diligência e confirmar a aquisição. 

"Temos que acelerar isso. Se eu não tenho essas garantias, é muito difícil continuar e evoluir no projeto. Porque até para gente ter novos investidores, patrocínios, enfim, o mercado está esperando essa definição para a gente alavancar e continuar trilhando este bom caminho que já começamos", disse Ronaldo.

"É um caminho muito difícil, duro, cheio de obstáculos, mas estamos convencidos de que vamos conseguir resolver os problemas, fazer times competitivos e fazer o Cruzeiro gigante novamente", complementou.

Ronaldo adotou tom de otimismo durante o pronunciamento. Como informou a reportagem nessa segunda-feira, a avaliação da reunião foi positiva. O ex-camisa 9 confirmou que assuntos tratados foram interpretados como 'delicados', mas revelou um 'entendimento' com as lideranças do Conselho.

"Tivemos um pouco de resistência no segundo ponto discutido, que foi a (inclusão) da Toca I e da Toca II (ao patrimônio da SAF). Mas ao fim da reunião, conseguimos o entendimento de que é a melhor solução para o clube e o futuro do clube", disse.

"Nosso acordo da SAF nunca teve as dívidas tributárias contempladas. Que são, mais ou menos, R$ 200 milhões. Essa dívida já foi negociada. É uma dívida tributária da associação. Isso não viria para a SAF. E o não pagamento desta dívida coloca em risco nosso patrimônio, do Cruzeiro. Com essas pendências, se amanhã a associação não consegue cumprir com o parcelamento da dívida, a gente acaba perdendo as Tocas I e II. São os locais de treinamento de futebol do clube", explicou.



Recuperação Judicial ou Extrajudicial


Na live, Ronaldo afirmou que outro pedido feito aos conselheiros é a aprovação de uma Recuperação Judicial ou Extrajudicial da associação. "Basicamente, é um instrumento em que a gente dá garantia do cumprimento da dívida, mas com prazos melhores para a gente e um controle melhor para todos. Esse foi o primeiro ponto. Não tivemos resistência em relação a esse ponto", disse.

O Fenômeno leu um texto que explicava o que é Recuperação Judicial ou Extajudicial. "É um instrumento legal, muito conhecido no Brasil, para ajudar organizações que estão passando por momentos temporários de dificuldade financeira. Com esse instrumento, a organização ganha mais tempo para pagar seus credores, porém com base na lei e sendo fiscalizados por profissionais", disse.

"A recuperação judicial garante mais transparência nos pagamentos e em como os recursos são aplicados. Basicamente, é um instrumento em que a gente dá garantia ao cumprimento dessas dívidas, mas com prazos melhores para a gente e um controle melhor para todos", complementou.

A convocação do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, para deliberação dos pontos solicitados por Ronaldo, será feita nos próximos dias. Um edital será divulgado pela Mesa Diretora do órgão, com a pauta definida da votação e outros pormenores. 

Compartilhe