2

Ronaldo já espera Liga em plena atividade no Brasil em 2024

Em reunião, clubes brasileiros conheceram os passos dados na Espanha, com LaLiga, e na Inglaterra, com a Premier League, para tornar o futebol mais rentável

15/03/2022 22:40 / atualizado em 16/03/2022 01:34
compartilhe
Ronaldo vê Liga como consenso entre clubes e quer funcionamento a partir de 2024
foto: Ronaldo TV/Twitch

Ronaldo vê Liga como consenso entre clubes e quer funcionamento a partir de 2024


Próximo de se tornar sócio majoritário da Sociedade Anônima do Cruzeiro (SAF), Ronaldo mostrou muito otimismo nesta terça-feira (15) de que a Liga Brasileira já estará em pleno funcionamento a partir de 2024. O Fenômeno é um dos entusiastas do projeto que visa transferir o controle dos campeonatos da CBF para uma liga gerida pelos próprios clubes. A convicção dele aumentou após reunião em São Paulo com o presidente da Liga Espanha (LaLiga), Javier Tebas, e com dirigentes de 39 clubes das Séries A e B. O Palmeiras foi o único a não enviar um representante.

"A gente está num consenso entre todos os clubes da necessidade da criação dessa Liga. E foi muito bom, cara. Foi muito foda essa reunião. O presidente da Liga Espanhola veio somente para esse evento e explicou como funciona lá no detalhe. Eu já era bem familiarizado por estar no Valladolid, e acho que seria bem maravilhoso contar com o know-how, a experiência da Liga Espanhola nos assessorando. É um momento bom no futebol brasileiro com a chegada das SAF's e a discussão pela criação da Liga. Todos estão de acordo que o futuro passa pela formação da liga. É consenso entre todos os clubes", adiantou Ronaldo durante sua live na Twitch.

"Foi uma aula aos clubes presentes de como tem coisa para fazer para melhorar o futebol brasileiro. A gente está com passos lentos, mas a gente tem tempo ainda, esse ano, para chegar numa conclusão, numa decisão, e a partir de 2024 que seria o primeiro organizado pela liga de futebol", disse.

No encontro, Tebas mostrou aos clubes brasileiros os passos dados na Espanha, com LaLiga, e na Inglaterra, com a Premier League, para tornar o futebol um produto mais rentável e organizado. De acordo com Ronaldo, a liga brasileira adotaria estratégias parecidas.

"A apresentação foi sensacional. Se você acompanha, vê que é tudo padronizado na Espanha: transmissão, qualidade do gramado, regras. Foi mostrado sobre o controle financeiro, o fair play financeiro e são regras que acho que o futebol brasileiro precisa para crescer. Hoje a gente fala das dívidas, mas a gente tem que ter esse plano e a garantia que esse controle financeiro, estamos falando em extinguir dívidas no futebol brasileiro. É possível. Foi mostrado como foi a evolução do futebol espanhol a partir da criação da Liga. Foi muito bacana ouvir o Tebas", acrescentou.

Ainda segundo o investidor do Cruzeiro, os clubes terão agora que encontrar um interlocutor para representá-los em negociações com a CBF e com investidores que estão dispostos a apresentar propostas de criação da Liga. 

"O próximo passo será agora ter um interlocutor para todos os clubes, esse é nosso maior desafio, os clubes se unirem e colocar um representante para realmente analisar as propostas que temos na mesa, que até agora são três propostas de criação da liga, e ver, analisar e chegar num consenso de qual será a melhor proposta para os clubes. Deixando claro que a criação da liga é uma empresa dos clubes", disse o Fenômeno durante sua live.

Compartilhe