2

Presidente do Cruzeiro pede aprovação de nova proposta de Ronaldo pela SAF

Fenômeno deseja que as Tocas da Raposa I e II, patrimônios da associação, sejam transferidas para a SAF, o que demanda aprovação do órgão colegiado

16/03/2022 16:25 / atualizado em 16/03/2022 16:42
compartilhe
Sérgio Santos Rodrigues pediu apoio à torcida e ao Conselho para levar projeto de Ronaldo adiante no clube
foto: Divulgação

Sérgio Santos Rodrigues pediu apoio à torcida e ao Conselho para levar projeto de Ronaldo adiante no clube


O presidente do Cruzeiro (associação), Sérgio Santos Rodrigues, divulgou nota à imprensa nesta quarta-feira (16) e pediu apoio de conselheiros e torcedores do clube à nova proposta feita por Ronaldo para confirmar a aquisição de 90% das ações e se tornar sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).


Conforme o Superesportes antecipou na segunda-feira (14), Ronaldo se reuniu com a Mesa Diretora do Conselho Deliberativo e demandou uma nova convocação da Assembleia Geral para aprovar ajustes no contrato.

Ronaldo deseja que as Tocas da Raposa I e II, patrimônios da associação, sejam transferidas para a SAF, o que demanda aprovação do órgão colegiado. Em contrapartida, ele assumiria a dívida tributária de cerca de R$ 180 milhões que o clube tem com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Em live transmitida pelo seu canal na Twitch, Ronaldo afirmou que, caso o Conselho Deliberativo do Cruzeiro não aprove a mudança, será "difícil continuar" com o processo de compra.

Na live, Ronaldo afirmou que outro pedido feito aos conselheiros é a aprovação de uma Recuperação Judicial ou Extrajudicial da associação. "Basicamente, é um instrumento em que a gente dá garantia do cumprimento da dívida, mas com prazos melhores para a gente e um controle melhor para todos. Esse foi o primeiro ponto. Não tivemos resistência em relação a esse ponto", disse.

De acordo com Sérgio Santos Rodrigues, a proposta de Ronaldo de assumir a dívida com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, em troca da cessão das duas Tocas à SAF, é a garantia de que os centros de treinamentos serão mantidos para uso do futebol cruzeirense. Eventual não pagamento da dívida com a PGFN, por parte da associação, poderia resultar em perda desses CT's, pois eles foram usados como garantias na negociação.

A Mesa Diretora do Conselho Deliberativo precisa fazer a convocação da Assembleia Geral com 15 dias de antecedência. Ronaldo tem mais 32 dias, dentro do prazo estabelecido para transição e diligências, para se decidir pela confirmação ou não da compra de 90% das ações da SAF.

Leia, a seguir, a nota divulgada por Sérgio Santos Rodrigues:

Enxergamos essa nova possibilidade trazida pelo Ronaldo para SAF com ótima perspectiva. É público que o Cruzeiro tem dívidas relevantes para pagar. Ter a oportunidade de garantia desse pagamento pela SAF faz sentido. Primeiro, porque temos a certeza de que nossas Tocas ficarão dentro de casa, sem correr o risco de perdermos para qualquer outra atividade fim. Segundo que a Associação é sócia da SAF e, assim, não estamos negociando com adversários ou estranhos, mas com nossos sócios. Ronaldo, inclusive, nasceu aqui e já demonstrou mais de uma vez que sua relação com o clube definitivamente não é apenas financeira. Nesse negócio todos querem o bem do Cruzeiro, não tenho a menor dúvida sobre isso. Por isso vamos começar a falar com cada conselheiro e torcedor para explicar os benefícios desse ajuste proposto. Não é para o bem de um ou outro. É para o bem do Cruzeiro!

Compartilhe