2

Sérgio volta a defender Ronaldo no Cruzeiro e quer votação em 4 de abril

Fenômeno deseja que Tocas da Raposa I e II sejam transferidas para o patrimônio da SAF

18/03/2022 18:01 / atualizado em 19/03/2022 11:25
compartilhe
Ronaldo e Sérgio durante a assinatura da intenção de compra, em dezembro
foto: XP/Divulgação

Ronaldo e Sérgio durante a assinatura da intenção de compra, em dezembro

Presidente do Cruzeiro, Sérgio Rodrigues articula, nos bastidores, um movimento de apoio a Ronaldo. Nesta sexta-feira (18), ele enviou a vários conselheiros do clube um texto em que defende as transferências das Tocas da Raposa I e II para o patrimônio da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que deverá ter 90% das ações compradas pelo Fenômeno.



No texto, Sérgio ainda defende que o Conselho Deliberativo seja convocado para votar a alienação de parte do patrimônio do Cruzeiro em 4 de abril, um dia após o jogo único da final do Campeonato Mineiro. Vale lembrar que Ronaldo tem até 18 de abril para assinar, em definitivo, a compra de 90% das ações da SAF.

Leia também: Cronologia da SAF e impasse entre Ronaldo e Conselho

"Com o acordo proposto (por Ronaldo), temos a garantia do pagamento do histórico débito tributário, que chegou a quase meio bilhão de reais; pela primeira vez temos um cenário em que o Cruzeiro vislumbra não ser devedor de impostos", escreveu Sérgio.

"Não temos que pensar em divisão associação/SAF; Cruzeiro é um só; o futebol bem faz o Cruzeiro estar bem e valoriza toda marca; a SAF arrecada mais, naturalmente a associação arrecada mais. O percentual vindo da arrecadação da SAF que nos permitirá pagar os outros quase meio bilhão de dívidas trabalhistas, cíveis etc.", complementou (leia o texto, na íntegra, ao fim desta reportagem).

Eventual alienação de imóveis do Cruzeiro compete exclusivamente ao Conselho Deliberativo, segundo seu estatuto. De acordo com o inciso VI do artigo 20 os "imóveis somente (são) alienáveis em situação altamente vantajosa para o Cruzeiro Esporte Clube, mediante proposta aprovada por 9/10 (nove décimos) dos conselheiros".

A convocação de uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo tem de ser feita com um prazo mínimo de 15 dias de antecedência. Além das alienações, Ronaldo espera que o órgão aceite uma sugestão feita por membros de sua equipe de uma Recuperação Judicial ou Extrajudicial para a associação.

Veja, na íntegra, o texto enviado por Sérgio aos conselheiros:

Tomo a liberdade de mandar o fluxograma abaixo sobre o movimento que está sendo proposto para a próxima assembleia, que é extremamente simples e elucidativo.

O cenário de HOJE: dos 5 ativos imobiliários existentes, temos 2 garantindo o parcelamento dos impostos (fora uma potencial receita futura), de forma que o inadimplemento tributário possa fazer com que percamos a Toca 1 e o Clube do Barro Preto, que tem um imenso potencial econômico futuro. 

Quanto aos outros 3 imóveis, um deles tem impenhorabilidade/inalienabilidade, que é nosso clube Campestre; a sede administrativa está alugada e a Toca 2 não está no nome do Cruzeiro (aliás, nunca esteve), porque existe pendência em seu registro que requer, inclusive, investimento financeiro que a associação não tem como arcar pra regularizar.

Com o cenário proposto, a SAF ficará inteiramente responsável pela dívida tributária, logo, liberamos a Toca 1 e o Barro Preto para ficarem livres. Além disso, ela vai fazer o investimento necessário para regularizar a Toca 2. Por fim, realizará investimento pesado para modernizar ambos os CTs, cujo objetivo não é nem pode ser imobiliário; CTs são feitos para dar suporte para o futebol, que é a atividade fim do Cruzeiro Esporte Clube.

Assim, com o acordo proposto, temos a garantia do pagamento do histórico débito tributário, que chegou a quase meio bilhão de reais; pela primeira vez temos um cenário em que o Cruzeiro vislumbra não ser devedor de impostos.

Além disso, a associação fica com a sede administrativa, Barro Preto e clube Campestre livres e sem risco de bloqueios.

E a SAF, da qual a associação também é Socia, tem 2 imóveis para executar sua atividade fim, que é o futebol, que ainda terão investimento para serem modernos como nunca deveriam ter deixado de ser.
O objetivo da SAF não é vender as Tocas pra ganhar dinheiro, é melhorá-las para melhorar o desempenho do futebol!

E por fim, insisto: não temos que pensar em divisão associação/SAF; Cruzeiro é um só; o futebol bem faz o Cruzeiro estar bem e valoriza toda marca; a SAF arrecada mais, naturalmente a associação arrecada mais.
O percentual vindo da arrecadação da SAF que nos permitirá pagar os outros quase meio bilhão de dívidas trabalhistas, cíveis etc….

Temos a única oportunidade de sair de um débito bilionário para contas controladas e praticamente zeradas em um horizonte de 8 anos pelas nossa projeções.

Logo, nossa instituição centenária tem como, em pouco tempo, continuar sólida, com dívidas zeradas, patrimônio imobiliário e, acima de tudo, forte no futebol, que é o desejo de mais de 9 milhões de pessoas.

Hoje foi enviado o edital pedindo para o Presidente do Conselho convocar a reunião para deliberação das matéria no dia 4/4.

Contamos com seu apoio para mudarmos a história do Cruzeiro.

Abraço,

Sérgio Santos Rodrigues


Compartilhe