2

Ídolos do Cruzeiro têm opiniões divergentes sobre embate Ronaldo x Conselho

Debate envolvendo o pedido de Ronaldo para alterações no contrato da venda da SAF esquentou o clima político no clube

17/03/2022 13:20 / atualizado em 17/03/2022 13:50
compartilhe
O debate envolvendo o pedido de Ronaldo para alterações no contrato da venda de 90% das ações da SAF do Cruzeiro esquentou o clima político no clube. O Superesportes ouviu cinco ídolos da Raposa para comentar o assunto: Dirceu Lopes, Natal, Procópio, Nonato e Ricardinho. Eles apresentaram opiniões divergentes sobre a polêmica entre os conselheiros e o Fenômeno.


Por outro lado, a mesa do Conselho divulgou carta dizendo que a negociação é "extremamente lesiva e desproporcional ao Cruzeiro e, de outro, excessivamente benéfica ao Ronaldo". A nota foi assinada por 11 conselheiros, entre os quais os empresários Pedro Lourenço (Supermercados BH) e Régis Campos (Construtura Emccamp).

A pedido do Superesportes, os ídolos comentaram o tema polêmico.

Veja a opinião dos ídolos do Cruzeiro

Nonato

Nonato não aprovou a venda ter sido feita apenas com a opinião de Sérgio Santos Rodrigues
foto: Arquivo / Estado de Minas

Nonato não aprovou a venda ter sido feita apenas com a opinião de Sérgio Santos Rodrigues



Parceiro de Ronaldo no Cruzeiro em campo, o lateral-esquerdo Nonato, vencedor de 12 troféus atuando com a camisa celeste, viu com desconfiança o fato de apenas o presidente Sérgio Santos Rodrigues saber dos detalhes do acordo até o momento da venda de 90% da SAF para Ronaldo.

"O contrato foi assinado e deveria ter sido lido antes por todos aqueles que fazem parte da comissão para a venda da SAF. Eles precisavam saber o que estava acontecendo desde o começo. Agora, depois de tudo ficar bem encaminhado, veio essa polêmica toda. Os conselheiros têm direito de pedir o que quiser, e o Ronaldo aceita se quiser também. Só acho estranho tudo ter sido assinado sem a aprovação do conselho da SAF, o Alvimar de Oliveira Costa e outros não foram ouvidos. A venda jamais poderia ter sido assinada só com a opinião do presidente. Foi estranho: num dia aprovam 90% da venda, no outro vende e não dá explicações. Situação muito difícil. Mas como cruzeirense eu torço para que dê tudo certo. O Cruzeiro tem que sair dessa situação difícil". 

Ricardinho

Ricardinho acredita em um futuro positivo com Ronaldo no Cruzeiro
foto: Arquivo / Estado de Minas

Ricardinho acredita em um futuro positivo com Ronaldo no Cruzeiro



Um dos maiores campeões com a camisa celeste, com 15 títulos conquistados, Ricardinho acredita que o Cruzeiro deve seguir ao lado de Ronaldo.

"A gente não sabe tudo o que está acontecendo, mas estou torcendo para dar certo as coisas com o Ronaldo, porque ele já iniciou todo o processo, o futebol evoluiu bastante com bons profissionais da equipe dele. Acho que se continuar com o Ronaldo a equipe vai brigar por títulos, tem boas chances de voltar à Primeira Divisão. Sobre o Conselho, a gente viu o que aconteceu com o clube nos últimos anos. Se não fosse o Pedrinho do Supermercados BH, o Cruzeiro já teria fechado as portas. No geral, eu acredito muito que o Ronaldo quer o bem do clube, é um cara de credibilidade, a torcida está empolgada e eu estou torcendo muito para que dê tudo certo. Acho que o caminho do Cruzeiro tem que ser ao lado do Ronaldo".


Dirceu Lopes

Dirceu Lopes foi um dos craques do primeiro grande time do Cruzeiro
foto: Arquivo / Estado de Minas

Dirceu Lopes foi um dos craques do primeiro grande time do Cruzeiro



Terceiro jogador que mais vestiu a camisa celeste, com 610 jogos, e segundo maior artilheiro do Cruzeiro, com 223 gols, Dirceu Lopes disse que confia nos conselheiros que assinaram a carta divulgada nessa quarta (16).

"Não estou participando de nada, estou me recuperando de problemas de saúde. Posso dizer que a SAF pode ser uma evolução muito grande para o futebol brasileiro, porque passamos por uma fase terrível. O Cruzeiro sofreu consequência das más administrações passadas, e a SAF pode ser a solução. O que posso falar é que conheço bem alguns conselheiros que assinaram a carta, são pessoas que considero meus amigos, conheço muito o Alvimar, o Pedrinho. E posso falar que tenho total confiança nos conselheiros que assinaram a carta. Acho que o torcedor tem que confiar e não precisa temer. Pessoas como Pedrinho não querem nada do clube, pelo contrário, ele tem dado uma parcela importante de contribuição para o Cruzeiro seguir existindo. Tenho certeza que eles chegarão a um acordo, vão conseguir negociar e entender o melhor para o Cruzeiro. Agora, se não chegar a um acordo com o Ronaldo, acredito que o Cruzeiro vai ter que continuar existindo e vai ter que encontrar outro caminho. O que posso dizer é que eu confio muito no Pedrinho, no Alvimar. Estou na torcida". 


Natal

Natal com a taça do Brasileiro de 1966 na cabeça
foto: Arquivo / Estado de Minas

Natal com a taça do Brasileiro de 1966 na cabeça



Outro ídolo dos anos 1970, Natal fez história no time que venceu o então imbatível Santos de Pelé. Ele disse que acende uma vela todo dia para o Cruzeiro sair desta situação. 

"A situação no momento é muito delicada, vai ser um pouco difícil até voltar para a Primeira Divisão, mas estou com esperança. O clube agora está subindo jogadores jovens de muita qualidade. Parece que o Ronaldo está com boa intenção, não sei se o dinheiro é dele, mas é um cara correto. Acendo uma velinha para o Cruzeiro melhorar e subir todo dia. A gente fez tudo para o Cruzeiro ser um clube grande e queremos ver a volta dele para o lugar de onde nunca deveria ter saído. Agora, tem que sentar o Conselho do Cruzeiro e o Ronaldo e conversar em busca de consenso. A gente torce para que dê certo". 

Procópio

Procópio é um dos zagueiros históricos dos cem anos do Cruzeiro
foto: Arquivo / Estado de Minas

Procópio é um dos zagueiros históricos dos cem anos do Cruzeiro



Campeão da Taça Brasil com o Cruzeiro em 1966, o ex-zagueiro Procópio observa tudo com tristeza, mas torce para que o negócio dê certo. Ele ainda pede cautela com o patrimônio do clube.

"Vejo tudo com tristeza, com muita tristeza, mas não quero botar mais álcool no fogo. É um assunto complexo e é para isso que o clube tem um Conselho. Olha bem a minha posição, fiquei triste quando vi o Cruzeiro nas páginas policiais, não só eu, mas todas as pessoas que participaram de times fantásticos, os torcedores também. Quando o Ronaldo apareceu, eu o apoiei, porque ele apareceu para salvar o clube. Mas com relação a este fato agora, de passar o patrimônio do Cruzeiro, você tem que ter muita cautela, tem de respeitar este patrimônio adquirido com sacrifício, com muita luta e dedicação não só por parte dos dirigentes, mas também dos próprios atletas que fizeram o clube chegar ao topo. O patrimônio do clube é a base do Cruzeiro, é a garantia do Cruzeiro Esporte Clube. Eu não estou a par de tudo que está acontecendo, mas pouca gente está. O Ronaldo é um cara identificado com o clube e está dando valor por voltar para onde ele começou. Ele está tentando resolver o problema. Eu não estou aqui para julgar ninguém, não sou juiz e nem quero ser Deus, quero que haja transparência e verdade. Tudo precisa ser esclarecido para que uma decisão que resulte no bem do Cruzeiro seja tomada".

Compartilhe