2

Direção do Conselho vê venda da SAF lesiva ao Cruzeiro e pede equilíbrio

Mesa Diretora do Conselho Deliberativo divulgou nota na noite desta quarta-feira (16)

16/03/2022 18:50 / atualizado em 17/03/2022 01:04
compartilhe
Conselho do Cruzeiro divulgou nota nesta quarta-feira
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Conselho do Cruzeiro divulgou nota nesta quarta-feira

A Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Cruzeiro divulgou, nesta quarta-feira (16), nota oficial para se manifestar sobre o desejo de Ronaldo de transferir as Tocas da Raposa I e II para o patrimônio da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). As lideranças do órgão também comentaram o pedido do Fenômeno para que a associação passe por uma Recuperação Judicial ou Extrajudicial. 

Leia também:

No documento, assinado por onze conselheiros, os dirigentes expõem dados até então inéditos (e confidenciais) das negociações da SAF e pedem equilíbrio na venda a Ronaldo. De acordo com a nota, o ex-camisa 9 será responsável pelo aporte de R$ 50 milhões no momento da concretização do negócio - até 120 dias depois da assinatura da proposta de compra, realizada em 18 de dezembro. 

"Pudemos observar, com lamentação, que o Ronaldo não iria assumir qualquer valor da dívida, ficaria desde o início do processo como detentor de 90% da participação acionária da SAF, com o compromisso de aportar na própria SAF a quantia de 50 milhões de reais no momento em que se desse a concretização do negócio e, 350 milhões de reais, por meio de receitas “incrementais” que seriam geradas para a SAF por meio da gestão do Ronaldo", explicam os associados. 

Ainda segundo a Mesa Diretora do Conselho, o acordo assinado pela associação com Ronaldo, intermediado pela XP Investimentos, obriga o clube a “regularizar e alienar seus ativos imobiliários não essenciais ao seu funcionamento e atividades tais como a sede social do Barro Preto, a Campestre e a sede administrativa do Barro Preto”.

“Entendemos que a negociação capitaneada pela XP (Investimentos) e com a anuência do presidente Sérgio Santos Rodrigues é, de um lado, extremamente lesiva e desproporcional ao Cruzeiro, e, de outro, excessivamente benéfica ao Ronaldo”, disparam.

“Com a concretização desta negociação, nos termos defendidos pela XP e pela presidência do Cruzeiro, corremos um risco real de, ao final, termos um Cruzeiro sem patrimônio e sem qualquer representatividade e força dentro da SAF, com possível diluição de sua participação acionária”, complementam em outro ponto.

Apesar do tom absolutamente crítico, a nota também contém agradecimentos ao trabalho do Fenômeno no Cruzeiro. “Ronaldo, conte conosco para a construção de uma solução que atenda os seus anseios e também os interesses do Cruzeiro Esporte Clube e, a reboque, os sonhos e desejos de todos esses quase 12 milhões de fiéis e fanáticos torcedores”, escrevem.

Assinam a nota os integrantes da Mesa Diretora do Conselho (Nagib Simões, Mauricio Silva, Marcus Lambertucci e Evandro Vassali), além dos membros da Comissão de Apoio para Constituição da Sociedade Anônima do Futebol Cruzeiro (Alvimar Perrella, Bruno Lourenço, Paulo Henrique Pentagna Guimarães, Aquiles Diniz, Alexandre Azevedo, Pedro Lourenço e Régis Campos).


Leia, na íntegra, a nota divulgada pela Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Cruzeiro



Compartilhe