2

XP defende SAF e rebate Conselho do Cruzeiro: 'Interpretações errôneas'

Empresa afirmou que a cúpula do Conselho fez leitura errada do formato dos aportes da proposta vinculante assinada por Ronaldo para compra da SAF

17/03/2022 00:20 / atualizado em 17/03/2022 00:35
compartilhe
Pedro Mesquita, da XP, Ronaldo e Sérgio Rodrigues, presidente do Cruzeiro, no dia da assinatura da proposta vinculante
foto: XP/divulgação

Pedro Mesquita, da XP, Ronaldo e Sérgio Rodrigues, presidente do Cruzeiro, no dia da assinatura da proposta vinculante



Responsável por intermediar a operação de compra de 90% da Sociedade Anônima do Futebol do Cruzeiro por Ronaldo, a XP Investimentos se manifestou na noite desta quarta-feira (17) sobre a nota da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do clube, que considerou a operação lesiva.


"Pudemos observar, com lamentação, que o Ronaldo não iria assumir qualquer valor da dívida, ficaria desde o início do processo como detentor de 90% da participação acionária da SAF, com o compromisso de aportar na própria SAF a quantia de 50 milhões de reais no momento em que se desse a concretização do negócio e, 350 milhões de reais, por meio de receitas "incrementais" que seriam geradas para a SAF por meio da gestão do Ronaldo", diz o posicionamento da Mesa Diretora do Conselho.

Em sua manifestação, a XP afirmou que a cúpula do Conselho fez "interpretações errôneas do formato dos aportes da proposta vinculante assinada por Ronaldo. 

A empresa ainda alertou que o contrato assinado entre Cruzeiro e Ronaldo é protegido por cláusulas de confidencialidade. Por essa razão, não poderia fazer publicamente as correções necessárias no documento da Mesa Diretora do Conselho.

"Sobre as informações da Nota Oficial da Mesa Diretiva do clube, a XP reitera que o valor a ser investido será de R$ 400 milhões, que há imprecisões técnicas e interpretações errôneas do formato dos aportes da proposta assinada. Em nome da preservação da confidencialidade do contrato ao qual estamos vinculados e que sempre respeitaremos, não podemos corrigi-las publicamente".

"Vale ressaltar que as condições finais de uma transação só ocorrem após uma diligência completa da parte compradora e, nesse caso, Ronaldo e sua equipe tiveram aproximadamente 3 meses de trabalho intenso para fazer um diagnóstico completo da real situação financeira e operacional do Clube", acrescentou a XP.

Operação lesiva ao Cruzeiro


Segundo a Mesa Diretora do Conselho, o acordo assinado pela associação com Ronaldo, intermediado pela XP Investimentos, obriga o clube a "regularizar e alienar seus ativos imobiliários não essenciais ao seu funcionamento e atividades tais como a sede social do Barro Preto, a Campestre e a sede administrativa do Barro Preto".

"Entendemos que a negociação capitaneada pela XP (Investimentos) e com a anuência do presidente Sérgio Santos Rodrigues é, de um lado, extremamente lesiva e desproporcional ao Cruzeiro, e, de outro, excessivamente benéfica ao Ronaldo", disparam.

Propostas


Em sua manifestação, a XP revelou que apresentou o projeto da Sociedade Anônima do Futebol do Cruzeiro a aproximadamente 100 investidores e apenas dois apresentaram propostas oficiais. A oferta de Ronaldo foi considerada a mais interessante.

"Como assessora financeira do Cruzeiro Esporte Clube, fizemos apresentações para aproximadamente 100 potenciais investidores de diversos países ao longo de três meses e foram enviadas apenas 2 propostas, o que demonstra os graves problemas financeiros do clube. Diante desses fatos, a XP acredita que a proposta aceita é a melhor e mais sustentável para um projeto de longo prazo", pontuou a corretora.

Por fim, a empresa contratada pelo Cruzeiro para fazer a captação de investidores lembrou que o clube já vem colhendo frutos da parceria com Ronaldo.

"A XP salienta que, mesmo com a negociação ainda não concluída, o Cruzeiro vem beneficiando-se da parceria com um dos maiores nomes do futebol mundial, tanto em crescimento de receita quanto na organização das contas da entidade, numa demonstração da assertividade da decisão, tanto pela exposição midiática, que reconduzem o Cruzeiro ao patamar que lhe é de direito, como pela associação à uma personalidade do quilate do Ronaldo "Fenômeno", que, além do comprovado histórico como homem de negócios, possui enorme identificação com o clube.

Por ser pioneiro, o Cruzeiro Esporte Clube tem hoje a melhor oportunidade para reviver seus momentos de glória e conquistas, além de liderar o processo de profissionalização e transformação que vem ocorrendo no futebol brasileiro. 
Continuamos acreditando nos termos colocados pelo Ronaldo para o desfecho da transação e a XP estará ao lado de seu cliente, o Cruzeiro, totalmente alinhada aos interesses do clube nesse processo".

Leia, a seguir, a nota da XP na íntegra:

NOTA À IMPRENSA
 
A XP Investimentos foi contratada pelo Cruzeiro Esporte Clube por sua expertise e renome no mercado de capitais e, enquanto sua assessora financeira, busca sempre a melhor negociação possível para seu cliente, vislumbrando o reequilíbrio financeiro e operacional do departamento de futebol do clube, com um plano de crescimento sustentável de médio e longo prazo. 

Sobre as informações da Nota Oficial da Mesa Diretiva do clube, a XP reitera que o valor a ser investido será de R$ 400 milhões, que há imprecisões técnicas e interpretações errôneas do formato dos aportes da proposta assinada. Em nome da preservação da confidencialidade do contrato ao qual estamos vinculados e que sempre respeitaremos, não podemos corrigi-las publicamente. Entretanto, vale ressaltar que as condições finais de uma transação só ocorrem após uma diligência completa da parte compradora e, nesse caso, Ronaldo e sua equipe tiveram aproximadamente 3 meses de trabalho intenso para fazer um diagnóstico completo da real situação financeira e operacional do Clube.

Como assessora financeira do Cruzeiro Esporte Clube, fizemos apresentações para aproximadamente 100 potenciais investidores de diversos países ao longo de três meses e foram enviadas apenas 2 propostas, o que demonstra os graves problemas financeiros do clube. Diante desses fatos, a XP acredita que a proposta aceita é a melhor e mais sustentável para um projeto de longo prazo. 

A XP salienta que, mesmo com a negociação ainda não concluída, o Cruzeiro vem beneficiando-se da parceria com um dos maiores nomes do futebol mundial, tanto em crescimento de receita quanto na organização das contas da entidade, numa demonstração da assertividade da decisão, tanto pela exposição midiática, que reconduzem o Cruzeiro ao patamar que lhe é de direito, como pela associação à uma personalidade do quilate do Ronaldo "Fenômeno", que, além do comprovado histórico como homem de negócios, possui enorme identificação com o clube. 

Por ser pioneiro, o Cruzeiro Esporte Clube tem hoje a melhor oportunidade para reviver seus momentos de glória e conquistas, além de liderar o processo de profissionalização e transformação que vem ocorrendo no futebol brasileiro. 

Continuamos acreditando nos termos colocados pelo Ronaldo para o desfecho da transação e a XP estará ao lado de seu cliente, o Cruzeiro, totalmente alinhada aos interesses do clube nesse processo.

Compartilhe