2

Cruzeiro: XP diz que contrato definitivo de venda da SAF não foi elaborado

Em nenhum momento, a empresa havia informado que haveria outras mudanças no contrato, além das novas condições propostas por Ronaldo e defendidas pela XP

23/03/2022 12:11 / atualizado em 23/03/2022 12:39
compartilhe
Pedro Mesquita, da XP Investimentos, e Ronaldo no momento da assinatura do pré-acordo, no fim de 2021
foto: Reprodução / XP

Pedro Mesquita, da XP Investimentos, e Ronaldo no momento da assinatura do pré-acordo, no fim de 2021


Depois que os termos da venda de 90% da SAF do Cruzeiro foram vazados, a XP veio a público dizer que o contrato definitivo ainda não foi elaborado. De acordo com a empresa que intermediou as tratativas, "cláusulas de proteção ao clube estarão inseridas antes da conclusão do negócio".

Em nenhum momento, a XP havia informado que haveria outras mudanças no contrato, além das novas condições propostas por Ronaldo.


Ronaldo ainda pode obrigar a associação a comprar as ações da SAF, caso entenda que o clube não está reestruturando seu endividamento.

Além disso, há seis condições que protegem os interesses de Ronaldo, mas nenhuma que proteja a associação. Por fim, o clube não receberá royalties pela exploração econômica da marca do Cruzeiro.

"O jornalista teve acesso a uma proposta ainda preliminar, portanto tira as suas conclusões com base em um material desatualizado, 'vazado' exclusivamente, e de forma ilegal por quem o enviou ao repórter, com o único objetivo de tumultuar as negociações. O contrato definitivo de compra e venda do SAF do Cruzeiro Esporte Clube ainda não foi elaborado e todas as cláusulas de proteção ao clube estarão inseridas antes da conclusão do negócio. Inclusive, por exigência do Conselho, essas mesmas cláusulas de proteção serão apresentadas em Assembleia, na qual deverão ser aprovadas", disse a XP, em nota divulgada à imprensa.

Em outra nota, divulgada no dia 17, a XP defendeu o acordo entre Cruzeiro e Ronaldo e disse que o Conselho deveria repassar as Tocas I e II para a SAF. "Continuamos acreditando nos termos colocados pelo Ronaldo para o desfecho da transação e a XP estará ao lado de seu cliente, o Cruzeiro, totalmente alinhada aos interesses do clube nesse processo".

Em votação, o Conselho decidirá se os centro de treinamentos, de propriedade da associação civil, serão transferidas para a SAF. Em troca, Ronaldo assumiria o pagamento integral da dívida tributária do clube, hoje calculada em R$ 180 milhões e com parcelas mensais acima de R$ 1 milhão até 2032. 





Compartilhe