2

Cruzeiro: votação aberta? Sérgio explica regra para reunião sobre a SAF

'Quem preside a reunião é o presidente do Conselho Deliberativo. Esses detalhes é ele quem vai ter que dar', disse Sérgio Rodrigues

02/04/2022 17:01 / atualizado em 03/04/2022 17:05
compartilhe
Sérgio Santos Rodrigues disse que decisão é do presidente do Conselho
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Sérgio Santos Rodrigues disse que decisão é do presidente do Conselho



O presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, disse que o novo mandatário do Conselho Deliberativo, Maurício Marques da Silva, que assumirá após a renúncia de Nagib Simões, decidirá sobre votação aberta na Reunião Extraordinária, marcada para segunda-feira (4).

"Quem vai ter que fazer isso é o novo presidente, o Maurício, diante da renúncia do presidente Nagib. Mas o presidente Nagib tinha feito uma consulta ao jurídico, e o jurídico deu parecer favorável ao voto aberto, então a gente entendeu que é assim. Mas quem preside a reunião é o presidente do Conselho Deliberativo. Esses detalhes é ele quem vai ter que dar. Mas nós entendemos que vai ser sim o voto aberto, que é o que o nosso parecer permitiu lá", disse.


Para o presidente Sérgio Santos Rodrigues o futuro do clube depende da aprovação das condições estabelecidas por Ronaldo para assinatura da compra de 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Marcada para a noite de segunda-feira (4), a votação será transmitida pelo canal oficial do clube no YouTube. 

O item mais delicado é a autorização de alienação das Tocas da Raposa I e II, que exigem o quórum de aprovação de 90% dos conselheiros.

"Estou feliz e animado. Para a reunião de segunda-feira, deixamos claro que o futuro do Cruzeiro depende disso. Acho que quem votar contra, está votando contra o Cruzeiro, e não apenas por uma opinião pessoal. É contra o que a gente trabalha para ser o melhor para o clube. Está claro que é melhor para o clube o que está acontecendo agora desportivamente e fora do futebol também. A reunião foi boa para trocar ideias. Até os que apoiam e são amigos falavam: 'nossa, será que eu posso fazer perguntas?' Eu disse: 'claro, a oportunidade é para trocar ideias e explicar o contrato'. É o que a gente falou: confidencialidade não quer dizer falta de transparência, e sim o necessário para proteger o negócio no começo", disse Sérgio Rodrigues. 

"Mas é óbvio que tudo será levado para o Conselho, assim como foi agora. A oportunidade foi aquela. Às vezes pareceu que poderia ter havido um embate, mas não vejo dessa forma. Vejo que foi o momento de trocar ideias, e ao final não tive nenhum conselheiro que chegou perto de mim para dizer: 'olha, não gostei, estou insatisfeito'. Todos falaram que estavam a favor. Peço e continuo dizendo para a gente ir lá segunda-feira e aprovar", acrescentou.

Atraso


O presidente Sérgio Santos Rodrigues disse que não responderá notificação do Conselho Fiscal pedindo adiamento da Reunião Extraordinária.

"Isso chateia um pouco a gente, inclusive falamos isso na reunião de quinta-feira, que éramos para estar discutindo o jogo, a alegria de estar aqui, vendo o Cruzeiro bem novamente. Cheguei a falar com o agora ex-presidente Nagib que não há porque a gente se comunicar por notificação, sendo que eles têm meu telefone. Me liguem, faltou alguma coisa? No dia em que o Conselho pediu os documentos, nós entregamos. Eles pediram em 72 horas, nós entregamos em menos de 24. Faltou algo? Me liga! Besteira fazer isso dessa forma, aí vai para o público criar esse debate fora de campo, sendo que o que queremos hoje é o Cruzeiro bem focado dentro de campo", disse. 

"Não há dúvida nenhuma de que vamos apresentar tudo que eles quiserem. Vamos ligar pra eles, não vou responder nenhuma notificação, não faço contranotificação com pessoas que são do mesmo time. Vejo o Conselho Fiscal e o Deliberativo no mesmo time. Todos querem o bem (do Cruzeiro). E o bem é todos aprovarem o que está sendo colocado em voto na segunda-feira. Quem quer o bem do Cruzeiro, fará isso. Vou falar com eles que não vamos adiar a votação que está marcada, temos prazos a cumprir, temos investimentos a serem feitos, sabemos da urgência da situação. Vou conversar com o Conselho Fiscal e apresentar tudo para eles, pois não há nada a esconder", completou o presidente.

A reunião ocorrerá no Barro Preto. Os portões do local serão abertos às 17h30 e fechados às 18h30, quando inicia a votação.

Confira abaixo a pauta da votação:


(a) Informação, a todos os presentes, de todos os termos do investimento pretendido pela Tara Sports na SAF e das cláusulas dos contratos definitivos, com explanação dos detalhes pela XP Investimentos, assessora do Cruzeiro Esporte Clube ("Associação");

(b) Apresentação, a todos os presentes, pela Tara Sports, do projeto que será implementado se aprovado o investimento pretendido;

(c) Autorização para a tomada de todas as medidas necessárias para pedido de recuperação judicial ou extrajudicial, pela Associação;

(d) Autorização para a realização de operação de crédito pela Cruzeiro Esporte Clube - Sociedade Anônima do Futebol ("SAF") e/ou Associação dando imóveis da Associação em garantia, para fins de reestruturação da dívida da Associação;

(e) Autorização para a realização de operação imobiliária em favor da SAF visando a exploração das Tocas I e II, cuja renda será revertida para a amortização da totalidade da dívida tributária da Associação que, segundo a lei 14.193, é exclusivamente da Associação, sem solidariedade ou subsidiariedade da SAF, com: (e.i) transferência da propriedade das Tocas da Raposa I e II à SAF condicionada à amortização de toda a dívida tributária da Associação; e (e.ii) a obrigação de divisão igualitária entre a SAF e a Associação de lucro imobiliário que eventualmente vier a ser obtido na hipótese de venda das Tocas da Raposa I e II pela SAF;

(f) Autorização para a prática de todos os atos necessários para: (f.i) dotar a SAF com todos os direitos de exploração das atividades relacionadas ao futebol, incluindo patrocínios, direitos de transmissão, vendas de ingressos, e exploração de marcas e outras propriedades intelectuais sem a sua cessão definitiva; e (f.ii) aprovar o investimento pela Tara Sports na SAF, com a celebração dos contratos definitivos.

Obs: haverá transmissão pelo canal oficial do clube no YouTube, assim como a imprensa terá acesso parcial às dependências.

Compartilhe