2

De olho na 'lei do ex': Grêmio tem legião de ex-jogadores do Cruzeiro

Seis atletas que vestiram a camisa da Raposa fazem parte do elenco do Tricolor Gaúcho nesta temporada na Série B

05/05/2022 05:00 / atualizado em 05/05/2022 09:10
compartilhe
Diego Souza e Edilson fazem parte da 'legião' de ex-atletas do Cruzeiro que estão no Grêmio
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press

Diego Souza e Edilson fazem parte da 'legião' de ex-atletas do Cruzeiro que estão no Grêmio

No confronto contra o Grêmio, neste domingo (8), às 16h, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro reencontrará 'velhos conhecidos'. No elenco do Tricolor Gaúcho, seis jogadores já tiveram passagem pela Toca da Raposa. 

Entre os atletas que já vestiram as cores do clube celeste estão os laterais Edilson e Diogo Barbosa; o zagueiro Rodrigues; o volante Lucas Silva; e os atacantes Jhonata Robert e Diego Souza. 

Dos seis ex-cruzeirenses, quatro serão titulares no domingo. Rodrigues deverá assumir a vaga de Bruno Alves, que deixou o treino dessa quarta-feira (4) com dores no tornozelo direito. Enquanto isso, Diogo Barbosa ocupará o espaço de Nicolas, expulso contra o CRB na 5ª rodada. Lucas Silva e Diego Souza seguirão na equipe. 

No entanto, Edilson é dúvida para a partida que pode valer a liderança da Série B. O lateral-direito se recupera de lesão muscular na coxa e fez apenas treinos leves no início desta semana. 
 

Ranking dos técnicos mais longevos após a 'Era Mano Menezes'

 
Por sua vez, Jhonata Robert deve ser banco novamente. Até o momento, o atacante não teve nenhuma oportunidade com o técnico Roger Machado na temporada. 

Passagens pelo Cruzeiro


Rodrigues foi o único que não atuou pelo profissional. Conhecido ainda como 'Tonhão', o jovem defensor de 24 anos ficou nas categorias de base de 2015 a 2017. Durante esse período, ele fez apenas três partidas e marcou um gol. 
 
Edilson fez parte do elenco marcado pelo rebaixamento do Cruzeiro à Segunda Divisão
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press

Edilson fez parte do elenco marcado pelo rebaixamento do Cruzeiro à Segunda Divisão


Já Edilson foi contratado pelo Cruzeiro junto ao Grêmio no início de 2018. Em solo mineiro, ele foi campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro (2018 e 2019). No entanto, não conseguiu cair nas graças da torcida.
 
O lateral-direito alternou bons e maus momentos e ficou marcado pelo rebaixamento à Segunda Divisão. Com a camisa celeste, anotou três gols em 75 jogos. 
 
Outro 'velho conhecido' da Raposa é Diogo Barbosa. O lateral-esquerdo jogou pelo Cruzeiro em 2017, quando conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil. Foram 60 partidas, dois gols marcados e nove assistências. Essa foi a melhor temporada da carreira do defensor, que se transferiu para o Palmeiras em 2018, e para o Grêmio dois anos depois. 
 
Lucas Silva tem 193 jogos e seis gols pela Raposa
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press

Lucas Silva tem 193 jogos e seis gols pela Raposa


Ao contrário dos demais, Lucas Silva foi o atleta que mais deixou saudade na Toca da Raposa. Ele coleciona duas passagens pelo time estrelado. A primeira ficou marcada pelos títulos do Campeonato Brasileiro de 2013 e 2014.
 
No ano seguinte, o Cruzeiro acertou a transferência do volante ao Real Madrid por R$45 milhões, mas o atleta não se firmou na Espanha. 

Dois anos depois, o jogador retornou ao Cruzeiro. Na segunda passagem, Lucas Silva garantiu os títulos de campeão da Copa do Brasil de 2017 e 2018. Ele deixou o clube em junho de 2019, o ano do rebaixamento. Ao todo, foram 193 jogos e seis gols. 

Em contrapartida, Jhonata Robert teve uma passagem apagada pela Raposa em 2020: fez apenas sete jogos e um gol. O atacante foi uma das escolhas do Cruzeiro na negociação que levou Orejuela ao Grêmio. 
 
Diego Souza vestiu a camisa do Cruzeiro em 25 ocasiões em 2013
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press

Diego Souza vestiu a camisa do Cruzeiro em 25 ocasiões em 2013


Por sua vez, Diego Souza teve bons números em sua passagem pelo Cruzeiro. O centroavante disputou 25 partidas e marcou oito gols, além de três assistências. 

Apesar de ter sido vendido ao Metalist, da Ucrânia, antes do fim de seu contrato - que ia até janeiro de 2016 -, Diego também fez parte da campanha do título do Campeonato Brasileiro de 2013. 

Compartilhe