2

Ceará revela 'segredos' do bicampeonato pelo Cruzeiro: 'Junção de detalhes'

Ex-lateral-direito acredita que o coletivo e a 'oxigenada' no elenco foram essenciais para as conquistas do Campeonato Brasileiro em 2013 e 2014

17/05/2022 06:00 / atualizado em 16/05/2022 22:01
compartilhe
Cruzeiro conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro em 2013 e 2014
foto: Rodrigo Clemente/EM

Cruzeiro conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro em 2013 e 2014


O ex-lateral-direito Ceará analisou quais eram os segredos do Cruzeiro que conquistou o Campeonato Brasileiro em 2013 e 2014. Em entrevista ao Superesportes, para o quadro Por onde anda?, o ex-atleta afirmou que os detalhes foram fundamentais para aquele time, mas fez questão de ressaltar o coletivo. 



"Uma junção de detalhes. Não dá para ressaltar uma coisa só. Sempre fica na conta do coletivo, seja do estafe, dos atletas, e depois tem algumas individualidades que vão surgindo e aparecendo. A gestão do Marcelo (Oliveira, técnico) foi muito boa", opinou.

Outro ponto citado por Ceará foi a renovação no elenco em 2013. Naquele ano, o então diretor de futebol do clube, Alexandre Mattos, fez 14 contratações. 

"Essa mudança oxigenada de elenco, de alguns atletas, saíram alguns, chegaram outros, muito famintos, querendo se colocar no cenário nacional. Foram os casos do Ricardo Goulart, do próprio Everton Ribeiro, que chegaram ainda jovens, mas querendo se impor no cenário nacional", analisou.

O ex-jogador ainda destacou a 'mesclagem' de idades no grupo da Raposa. Além de nomes renomados, o time contava com a presença de jovens que iniciavam a carreira, mas já se destacavam no profissional. 
 
"Depois chegaram jogadores mais 'experimentados', como Dagoberto, Júlio Baptista, o elenco foi se encorpando cada vez mais. Essa mesclagem entre atletas mais experientes com mais jovens, como Mayke, Alisson, Vinicius Araújo, Lucas Silva, Elber, deu liga", afirmou.

Pelo Cruzeiro, Ceará disputou 133 partidas entre 2012 e 2015. Além do bicampeonato brasileiro, o ex-lateral conquistou o Campeonato Mineiro em 2014 e foi vice-campeão da Copa do Brasil no mesmo ano. 

Aos 41 anos, o ex-jogador é empresário de atletas, embaixador e gestor de uma escolinha do PSG em Minas Gerais. Ele também divide seu tempo para cuidar dos três filhos e com o projeto político neste ano. 

Compartilhe