2

Ceará avalia chegada de Ronaldo ao Cruzeiro e desempenho de Pezzolano

Bicampeão brasileiro com a Raposa em 2013 e 2014, ex-lateral-direito aposta no acesso à Série A no fim desta temporada

18/05/2022 05:00 / atualizado em 17/05/2022 16:22
compartilhe
Ceará em participação no quadro 'Por onde anda?', do Superesportes
foto: Jair Amaral/EM/D.A Press

Ceará em participação no quadro 'Por onde anda?', do Superesportes

O ex-lateral-direito Ceará, que teve passagem marcante pelo Cruzeiro em 2013 e 2014, avaliou o processo da venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) da Raposa a Ronaldo Fenômeno, em abril deste ano. Em entrevista ao quadro Por onde anda?, do Superesportes, o ex-jogador afirmou que a 'marca' do empresário potencializa e dá credibilidade ao projeto do clube. 
 

"Primeiro, o Ronaldo foi a única saída para o Cruzeiro, não tinha outra. Ronaldo se tornou o herói dos cruzeirenses, sem ele a situação seria precária e muito mais difícil", analisou o cenário do clube antes da venda. 

"A segunda coisa é a credibilidade do Ronaldo como gestor e empresário. Tudo aquilo que ele construiu como atleta, o networking, certamente atrai os jogadores. Isso porque a credibilidade no futebol está cada vez mais escassa devido os clubes serem mal geridos por pessoas que não querem saber de uma gestão coerente", completou. 

Ainda segundo Ceará, a 'marca' Ronaldo pode atrair atletas de outros times para o Cruzeiro. Além de tudo que já fez no futebol mundial quando atuava, o ex-atacante, agora como gestor, transmite uma confiança maior em relação aos desafios financeiros que o time mineiro ainda enfrenta. 

"O Ronaldo trás isso, credibilidade para o clube, do atleta saber: 'Pô, eu vou para o Cruzeiro e, de repente, eu tenho uma proposta que posso ganhar 30% a mais, mas é um clube que não tem estrutura'. E o Cruzeiro, além de estrutura física, com bons centros de treinamentos, tem a torcida, que abraça o time, e tem um bom gestor, que paga o salário em dia e você pode se comprometer. Então, o Ronaldo faz bem, tem feito bem e continuará fazendo bem ao Cruzeiro", concluiu.   

Com Ronaldo ativo na gestão desde o dia 18 de dezembro, o Cruzeiro quitou mais de R$ 38 milhões em débitos na Fifa e manteve salários em dia para atletas e funcionários.

Avaliação do trabalho de Pezzolano


Em 22 jogos com o Cruzeiro, Pezzolano acumula 15 vitórias, dois empates e cinco derrotas
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Em 22 jogos com o Cruzeiro, Pezzolano acumula 15 vitórias, dois empates e cinco derrotas

Outro ponto citado por Ceará durante a entrevista foi o desempenho da equipe celeste sob o comando do técnico uruguaio Paulo Pezzolano, que está há cinco jogos invicto (cinco vitórias). Na avaliação do ex-defensor, o treinador tem conseguido colher resultados positivos a partir da boa leitura de jogo que possui. 

"A avaliação é positiva. O Pezzolano é um treinador que transmite uma boa leitura de jogo, porque quando você muda um sistema de jogo que, normalmente, não está sendo praticado há muito tempo, você está dizendo: 'Pô, eu estou me adequando às peças que tenho'. Quando isso ocorre, ele demonstra que tem uma boa leitura, que quer explorar o máximo da qualidade de seus atletas dentro daquilo que eles podem oferecer", analisou. 
 
Ceará destacou a consistência do esquema de jogo montado por Pezzolano nos últimos cinco jogos, contra Londrina (1 a 0), Chapecoense (2 a 0), Grêmio (1 a 0), Remo (1 a 0) e Náutico (1 a 0). Em todas essas partidas, a Raposa vem atuando com a formação 3-4-3, com três zagueiros, dois alas, dois volantes, dois extremos e um centroavante.   

"É isso que ele tem feito, por isso que tem ganhado a credibilidade e a confiança da torcida e todos os analistas do futebol. O trabalho dele tem sido bem coerente. Como eu falei, o Cruzeiro é uma equipe e joga coletivamente. Só que o futebol é analisado jogo a jogo, hoje temos essa análise, mas daqui a pouco ela pode mudar", finalizou.
 
Por fim, Ceará disse acreditar no retorno do Cruzeiro à Série A do Campeonato Brasileiro ao fim desta temporada. Na avaliação do ex-lateral, o coletivo está sendo um dos destaques da equipe até o momento. 
 
"Este ano, o que a gente tem visto de melhorias no Cruzeiro: o time tem jogado mais como uma equipe, tem sido mais coeso e equilibrado. Ainda que a gente não tenha tanta qualidade técnica na equipe, mas temos um time coletivo. Então, hoje, o coletivo está sobressaindo e isso nos dá esperança de que o Cruzeiro possa voltar à Primeira Divisão", disse. 
 
 
No entanto, Ceará também fez um alerta em relação ao estilo de jogo do Cruzeiro na Série B.  
 
o Cruzeiro é tão limitado tecnicamente que tem que jogar sempre no limite físico, com 100%. E quando começa a cair fisicamente o time começa a tomar sufoco. Não sei até quando o Cruzeiro vai resistir sempre até o limite, porque daqui a pouco terá algumas baixas por lesões", pontuou.

Passagem pelo Cruzeiro e pós-carreira


Pelo Cruzeiro, Ceará disputou 133 partidas entre 2012 e 2015. Além do bicampeonato brasileiro (2013 e 2014), o ex-lateral conquistou o Campeonato Mineiro em 2014 e foi vice-campeão da Copa do Brasil no mesmo ano. 

Aos 41 anos, o ex-jogador é empresário de atletas, embaixador e gestor de uma escolinha do PSG em Minas Gerais. Ele também divide seu tempo para cuidar dos três filhos e com o projeto político em 2022. 

Compartilhe