2

Daniel Jr treina com sub-20 do Cruzeiro, e diretor fala sobre renovação

Meio-campista de 20 anos está em processo de renovação contratual com a Raposa desde o início de abril; tratativas estão estagnadas

Daniel Júnior discute renovação de contrato com o Cruzeiro desde o fim de abril
foto: Staff Images/Cruzeiro

Daniel Júnior discute renovação de contrato com o Cruzeiro desde o fim de abril

Um dos talentos mais utilizado pelo técnico Paulo Pezzolano no Cruzeiro neste início de temporada, Daniel Júnior retornou ao sub-20 após sua renovação de contrato com o clube se arrastar. Nesta quinta-feira (19), o jogador de 20 anos treinou com os companheiros de base na Toca da Raposa II e poderá ser desfalque para o duelo com o Sampaio Corrêa, neste domingo (22), às 11h, no Mineirão, pela 8ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. 
 
 
A informação de que o jogador treinou com o sub-20 foi antecipada pelo jornalista Samuel Venâncio, em seu canal no Youtube, e confirmada pelo Superesportes.  
 
Em entrevista ao podcast Superesportes Entrevista, o diretor de futebol Pedro Martins detalhou a situação de Daniel Júnior com o Cruzeiro. Ele explicou que o movimento de 'rebaixamento' do atleta do profissional ao sub-20 não tem relação com as tratativas que estão em andamento desde abril

"Uma das maiores mudanças que a gente fez no início, na chegada aqui no Cruzeiro, foi acabar com esse aspecto de subir e descer, principalmente quando a gente fala de categoria sub-20 e profissional. Todas as rotinas do sub-20 acontecem na Toca II. Então, o processo de tirar um jogador do sub-20 para o profissional e tirar um jogador do profissional para o sub-20 acontece diariamente", disse. 

Martins também esclareceu que a renovação de Daniel tem sido tratada com mais cautela. O clube mineiro pretende elaborar um plano de progressão de carreira para o jogador, que tem vínculo até o fim de 2023. 

"Com relação à renovação de contrato, tem algumas que são mais rápidas, outras que são mais lentas. O caso do Daniel é um pouco mais tranquilo porque não é um contrato que está acabando. O clube está querendo valorizar o jogador. Está fazendo uma proposta de valorização, dentro de um plano de progressão de carreira para ele", declarou. 

"A ideia não é sair do zero para o 100. É mostrar, não só para o Daniel, mas para todos atletas que estão saindo do sub-20, que existe um plano de progressão. Conforme ele vai jogando, tomando o posto de protagonista no time principal, ele vai conseguindo se remunerar por isso. A gente remunera pelo desempenho, não antes", completou. 
 
"Uma negociação não está na mão de ninguém. A gente fez um debate inicial, em que o clube apresentou sua proposta e o atleta apresentou o que gostaria de receber atrás de seu staff. O Cruzeiro também já apresentou, em uma segunda rodada, um plano um pouco diferente, que não contempla necessariamente aumento de salário, mas só alguma inversão das lógicas com relação ao plano de carreira que tem sido proposto", finalizou.   

Daniel vem sendo o '12º jogador' de Pezzolano na Raposa. Nesta Série B, o meia disputou cinco partidas (Bahia, Tombense, Londrina, Chapecoense e Náutico), além de participação decisiva nas cobranças de pênalti contra o Remo, pelo jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil. 
 
Ele fez sua estreia pelo time celestes em 2022, na vitória por 2 a 1 sobre a Caldense, pela 4ª rodada do Campeonato mineiro. Ao todo, fez 16 jogos, marcou dois gols e deu uma assistência. 

Ouça a íntegra do podcast com Pedro Martins, do Cruzeiro:



Compartilhe