2

Cruzeiro x Vasco no Maracanã tem polêmica final de 1974; relembre histórico

Cruzeiro e Vasco se enfrentarão neste domingo (12), às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 12ª rodada da Série B do Brasileiro

10/06/2022 05:00 / atualizado em 09/06/2022 19:33
compartilhe
Vasco venceu Cruzeiro por 2 a 1 pela final do Campeonato Brasileiro de 1974
foto: Arquivo O Cruzeiro/EM

Vasco venceu Cruzeiro por 2 a 1 pela final do Campeonato Brasileiro de 1974

O Cruzeiro está em busca de sua nona vitória consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (12), às 16h, o clube celeste medirá forças com o Vasco no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 12ª rodada, em um clássico nacional marcado por polêmicas no passado. 

A primeira batalha entre Vasco e Cruzeiro no Maracanã foi disputada em 22 de março de 1967, pela Taça de Prata ou Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) - nomenclaturas antigas do Brasileirão dos anos de 1967 a 1970. A partida terminou empatada por 1 a 1. 

O único resultado positivo do Cruzeiro sobre o Vasco no Maracanã foi um 3 a 0, em 3 de dezembro de 1970, também pelo antigo 'Robertão'. Na ocasião, os gols celestes foram marcados pelo volante Wilson Piazza e pelo meio-campista Dirceu Lopes (duas vezes). 

Desde então, os cariocas carregam ampla vantagem sobre os mineiros no estádio. As equipes já se enfrentaram em outras oito oportunidades, com cinco triunfos vascaínos e três empates. (veja o retrospecto detalhado no fim da matéria

Polêmica na final do Brasileiro de 1974


Em meio a esses duelos, há uma final de Campeonato Brasileiro bastante controversa entre Vasco e Cruzeiro. Em 1974, o time cruzmaltino conquistou seu primeiro título do torneio após muita polêmica no jogo decisivo. 

Na competição daquele ano, as quatro melhores equipes classificaram-se à fase final - Cruzeiro, Vasco, Santos e Internacional. O clube mineiro e o carioca terminaram o quadrangular empatados na primeira posição, com quatro pontos. Assim, conforme determinação do regulamento, o título seria decidido em jogo único.
 

Fotos da final do Brasileiro de 1974

No entanto, a polêmica começou a ser desenhada já no local da decisão. Em função da melhor campanha, o Cruzeiro deveria fazer a partida no Mineirão. O Vasco, contudo, entrou com uma representação na Justiça Desportiva exigindo a inversão do mando. 
 
Na medida, os cruzmaltinos alegaram que dirigentes celestes tentaram agredir o árbitro Sebastião Rufino no encontro entre os clubes no quadrangular final. O tribunal da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) suspendeu a partida até o julgamento do recurso. Sem força política, o Cruzeiro entrou em acordo com o clube carioca e aceitou jogar no Maracanã.
 
Armando Marques causou grande polêmica ao anular gol do Cruzeiro na final do Brasileiro de 1974 contra o Vasco, no Maracanã
foto: Arquivo O CruzeiroEM. Brasil

Armando Marques causou grande polêmica ao anular gol do Cruzeiro na final do Brasileiro de 1974 contra o Vasco, no Maracanã

A pressão de mais de 100 mil vascaínos não amedrontou os craques celestes, que fizeram um jogo parelho. Aos 14 minutos, Ademir abriu o placar para o time da casa. O Vasco ainda teve um gol anulado por impedimento. Melhor na segunda etapa, o Cruzeiro empatou com Nelinho, aos 14'. Aos 33', Jorginho Carvoeiro desempatou para os mandantes.

No fim do jogo, Zé Carlos marcou de cabeça, mas o árbitro Armando Marques, por motivo misterioso, que nem o próprio soube ou quis explicar em entrevista ao Superesportes, em 2012, anulou o gol que seria o empate celeste.
 
O ex-meio-campo recebeu cruzamento da direita, em posição legal. Na jogada vista em vídeo, não há nenhuma possível irregularidade.

"Já apitei mais de mil partidas. Você acha que eu vou lembrar de um jogo em 1974? (...) Eles (os críticos) falam o que eles querem. Estão por cima da carne-seca. Eu fico com a minha consciência. Eu não dou bola para eles", disse Armando Marques em uma de suas últimas entrevistas antes de seu falecimento, em 18 de julho de 2014

Com a confirmação do resultado, o Vasco conquistou o seu primeiro Campeonato Brasileiro e o Cruzeiro ficou com o vice.

Retrospecto de Cruzeiro x Vasco no Maracanã 

 
  • Vasco 1 x 1 Cruzeiro - em 22 de março de 1967 - (Robertão)
  • Vasco 0 x 3 Cruzeiro - em 3 de dezembro de 1970 - (Robertão)
  • Vasco 1 x 0 Cruzeiro - em 25 de outubro de 1972 - (Brasileiro)
  • Vasco 3 x 1 Cruzeiro - em 14 de dezembro de 1972 - (Brasileiro)
  • Vasco 3 x 1 Cruzeiro - em 28 de novembro de 1973 - (Brasileiro)
  • Vasco 2 x 1 Cruzeiro - em 1º de agosto de 1974 - (Brasileiro)
  • Vasco 0 x 0 Cruzeiro - em 6 de fevereiro de 1983 - (Brasileiro)
  • Vasco 0 x 0 Cruzeiro - em 14 de setembro de 1986 - (Brasileiro)
  • Vasco 1 x 1 Cruzeiro - em 27 de maio de 1993 - (Copa do Brasil)
  • Vasco 2 x 1 Cruzeiro - em 23 de novembro de 2013 - (Brasileiro)

    Cruzeiro x Vasco: veja fotos históricas do confronto



Compartilhe