2

Dirceu Lopes mostra empolgação com fase do Cruzeiro: 'Espetacular'

Mesmo sem os craques de outros tempos, Cruzeiro de 2022 tem enchido os olhos de um dos seus maiores ídolos pela intensidade e pela agressividade

12/06/2022 06:00 / atualizado em 12/06/2022 03:19
compartilhe
Mesmo sem os craques de outros tempos, Cruzeiro de 2022 tem enchido os olhos de Dirceu Lopes
foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press

Mesmo sem os craques de outros tempos, Cruzeiro de 2022 tem enchido os olhos de Dirceu Lopes



Ícone da história do Cruzeiro, Dirceu Lopes, 75 anos, passou por uma cirurgia cardíaca em janeiro e desde então recebeu orientações médicas para ficar em casa, em repouso. Confinado por cinco meses no condomínio onde vive, em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o 'Príncipe' acompanhou pela TV e pela internet todas as mudanças ocorridas no clube do coração, como a compra da SAF por Ronaldo. Mas a sua grande alegria tem sido ver o time de Paulo Pezzolano em campo.

Mesmo sem os craques de outros tempos, o Cruzeiro de 2022 tem enchido os olhos de um dos seus maiores ídolos pela intensidade e pela agressividade.

"Estou muito feliz com a fase do Cruzeiro. É perceptível que conseguiram em curto prazo um ambiente bom. Fico alegre de ver que os caras estão vestindo a camisa, estão superando qualquer deficiência técnica com vontade de ganhar, vontade de fazer o Cruzeiro voltar ao seu lugar", disse Dirceu Lopes ao Superesportes.

Na opinião de Dirceu, não é exagero atribuir o sucesso do Cruzeiro na Série B a Paulo Pezzolano. "O trabalho dele é excelente. Tenho muita admiração pelo futebol uruguaio pela garra. Essa é uma característica marcante deles. É um país que marcou a minha vida pela característica dos jogadores, dos treinadores. O Paulo transmitiu isso ao Cruzeiro. O forte hoje do Cruzeiro é a garra, a vontade de ganhar. O trabalho de grupo dele e o de campo é espetacular".

Relação entre time e torcida


O ídolo cruzeirense também está feliz por ver a torcida engajada com o programa Sócio 5 Estrelas e com presença maciça nos jogos depois de dois anos afastada do Mineirão por causa da pandemia.

O Cruzeiro já superou a marca de 58 mil sócios do futebol e é dono dos dois maiores públicos da Série B até a 11ª rodada. As marcas só serão superadas no jogo com o Vasco, neste domingo, no Maracanã, que terá 65 mil presentes.

"Não tenho nem palavras para expressar o meu sentimento de alegria. É emocionante ver como todos compraram a ideia. Tudo está no caminho certo para o Cruzeiro voltar à vida normal e ao seu devido lugar, que é a Série A e a disputa por grandes títulos".

Certeza do acesso


O Cruzeiro lidera a Série B com 28 pontos em 11 jogos e é seguido pelo Bahia, com 25, em 12 apresentações. O Vasco, adversário deste domingo, no Rio, é o terceiro, com 21.

Independentemente do que aconteça no Maracanã, Dirceu Lopes está certo de que o Cruzeiro finalmente conseguirá o acesso este ano.

"Nunca estive tão confiante na minha vida. Tudo leva a crer que o ambiente está bom. Quando é assim, nada segura. E olha que estou vendo que o ambiente é bom na Toca de longe. Está claro isso pelo que os jogadores estão demonstrando em campo", disse.


Volta à vida normal e à Toca


Pouco antes de receber a ligação da reportagem, Dirceu Lopes foi convidado pelo Cruzeiro para ir à Toca da Raposa II nos próximos dias para conhecer o técnico Paulo Pezzolano e a nova diretoria.

Mas a visita ao CT depende de liberação do médico responsável pelo acompanhamento de Dirceu. Nesta segunda-feira (13), o ídolo cruzeirense passará por uma consulta para saber se poderá voltar à vida normal.

"Eu coloquei uma válvula no coração, em 2018. Em janeiro essa válvula deu problema e tive que passar por uma nova cirurgia cardíaca, para troca. Foi por isso que fiquei esses meses em casa, sem poder sair pra nada. Por uma dessas coincidências, o pessoal do Cruzeiro me ligou esta semana convidado para ir à Toca. Vou a uma consulta nessa segunda para saber se terei liberação para voltar à vida normal. Se eu receber o sinal positivo, vou à Toca com o maior prazer".

Se Dirceu tiver autorização médica para ir à Toca, muito provavelmente ele se encontrará com Ronaldo. O sócio majoritário da SAF estará em Belo Horizonte esta semana para acompanhar o jogo entre Cruzeiro e Ponte Preta.

A compra da SAF do Cruzeiro por Ronaldo, inclusive, foi elogiada pelo ídolo histórico. "A realidade de hoje é que o futebol é movido por dinheiro. A época do coração passou. Por tudo que representa o Ronaldo no futebol, acho que foi altamente positiva a entrada dele no Cruzeiro", concluiu Dirceu.

Dirceu Lopes no Cruzeiro


Com a camisa celeste, Dirceu Lopes fez 228 gols em 608 jogos. Ele é o segundo maior artilheiro da história do clube, atrás apenas de Tostão, com 245. Além de ter sido campeão da Taça Brasil de 1966 e ter feito parte do grupo campeão da Copa Libertadores de 1976, o Príncipe foi pentacampeão mineiro em 1965, 1966, 1967, 1968 e 1969 e tetracampeão em 1972, 1973, 1974 e 1975.

Compartilhe