2

Cruzeiro: prefeitura de Betim apresentará projeto de estádio para Ronaldo

Governo municipal pretende construir, em parceria público-privada, estádio na cidade da Região Metropolitana de BH, que poderia receber jogos da Raposa

15/06/2022 13:30 / atualizado em 22/06/2022 13:08
compartilhe
Arena da Baixada é inspiração para o estádio que pode ser construído em Betim
foto: Divulgação / Athletico-PR

Arena da Baixada é inspiração para o estádio que pode ser construído em Betim

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli (sem partido), afirmou, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (15), que apresentará a Ronaldo, dono de 90% das ações da SAF do Cruzeiro, projeto de construção de um estádio no Bairro São João, a 1,5 Km do shopping Partage, na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Raposa não precisaria investir na obra e receberia direitos comerciais que poderiam ser vendidos.

O estádio teria inspiração na Arena da Baixada, do Atlético-PR, com previsão de comportar 45 mil torcedores nos jogos e 52 mil pessoas para shows. Para o prefeito, o estádio se viabilizaria apenas como um espaço de eventos e diversão. Nenhum estudo de viabilidade financeira foi apresentado à imprensa.

A parceria seria nos moldes do que ocorre entre Palmeiras e WTorre, em São Paulo. "O Cruzeiro teria as mesmas propriedades e direitos que tem o Palmeiras na Allianz Parque, uma participação de 80% na bilheteria e nenhum custo. Essa é a proposta inicial e deve ser conversada", disse o prefeito.

Para a construção, o dinheiro viria de uma parceria público-privada de R$ 450 milhões. O prefeito disse já ter recebido empresários para falar do projeto. Segundo ele, um grupo multinacional, que não teve o nome revelado, teria gostado do que foi conversado com a prefeitura. Contudo, não há nada assinado.

Medioli disse que se reunirá com Ronaldo "nos próximos dias" para tratar do tema. "O Cruzeiro está avaliando, haverá reuniões nos próximos dias para avaliação de todos os detalhes, já fizemos contatos preliminares e existe interesse na discussão. Se o Cruzeiro aceitar, será muito bom. Se não aceitar, será feito de qualquer forma, porque apresenta viabilidade econômica e necessidade de Betim dentro de grandes obras de infraestrutura de ter um local de eventos para o crescimento de Betim."

"O Cruzeiro pode comercializar seus direitos comerciais, tem empresas interessadas de fazer essa comercialização de propriedades que o Cruzeiro passaria a ter dentro do empreendimento e pode dar R$ 150 milhões ou até mais", acrescentou.


Área do terreno em Betim


A área do estádio fica próxima ao shopping Partage, na entrada da cidade para o motorista que vem do sentido Belo Horizonte. O local não tem impedimento para o início das obras, segundo a prefeitura.

"A área está totalmente desimpedida, não há dentro dela nenhuma característica, já tínhamos selecionado esta área há três anos e queríamos fazer um centro de convenções. Agora, o nosso desejo já era de fazer um estádio. Recebemos antes da pandemia várias empresas que estavam interessadas na construção de um estádio em Betim. Surgiu a Arena do Galo que é excelente para o Galo. E agora falta ao Cruzeiro. Em relação ao licenciamento é muito simples, não tem Mata Atlântica, não tem nascentes, não tem absolutamente nada. É um lugar degradado, do município. É um terreno que facilita o empreendimento", disse o prefeito.

"Na parceria, o município terá 20% dos direitos comerciais do empreendimento para compensar o uso do terreno e para o auxílio que nos faremos na elaboração do projeto e no licenciamento, que será assumido pelo município. Daremos uma garantia real ao investidor de não ter percalços", acrescentou.

Compartilhe