2

Abel Braga, ex-Cruzeiro, confirma aposentadoria como técnico de futebol

Ex-treinador do Cruzeiro afirmou que não deseja se afastar completamente do futebol; profissional de 69 anos quer ser coordenador

29/06/2022 15:31 / atualizado em 29/06/2022 15:46
compartilhe
Abel Braga comandou o Cruzeiro em apenas 14 jogos na Série A de 2019
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press

Abel Braga comandou o Cruzeiro em apenas 14 jogos na Série A de 2019


Multicampeão por Internacional e Fluminense, Abel Braga confirmou sua aposentadoria como técnico de futebol. O profissional de 69 anos comentou sobre a decisão de deixar o posto de treinador e revelou quais serão os próximos passos na carreira. 
 
Em entrevista ao GE, Abel Braga apontou as viagens constantes como principal fator para deixar para trás a carreira como treinador. "Estou com outra cara, não estou?", brincou ao falar sobre seu dia-a-dia após quase dois meses de inatividade. 
 
"Todo mundo reclama do número de jogos, que é muito grande. Não só o corpo, o mental também. Mas eu não estava aguentando mais esse número de viagens", completou. 
 
O último trabalho de Abel foi no Fluminense. Ele acertou sua saída do clube em 28 de abril deste ano, depois do empate por 0 a 0 contra o Unión de Santa Fé, da Argentina, pela 3ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana. 
 

Fotos da apresentação de Abel Braga no Cruzeiro

 
No Tricolor, Abel Braga faturou o título do Campeonato Carioca, que não era conquistado desde 2012. Porém, as campanhas ruins nas fases preliminares da Libertadores e na Sul-Americana pesaram para a saída em comum acordo do então treinador. 
 
"Não deu. Não aguentei, estava muito pesado", declarou. 
 

Futuro próximo

 
Apesar de ter anunciado o fim da carreira como treinador, Abel disse que não pensa em deixar o futebol para trás e quer ter o trabalho de coordenador técnico. No entanto, ainda não especificou em qual clube pretende trabalhar. 
 
"Não quero ser executivo, não quero ser diretor técnico, quero ser coordenador técnico. Não quero fazer negociações, por exemplo. Há uma diferença muito grande entre as funções. Eu posso colocar em prática tudo que aprendi. Quero dar respaldo para o técnico, para a comissão técnica e para os jogadores. Se o comportamento de um jogador não está condizente com aquilo que se espera dele, para quê o treinador vai lá se desgastar? Sou eu", disse. 
 
"Eu vivenciei isso um pouco com o Paulo Autuori no próprio Fluminense. Estava numa situação financeira muito crítica e vinham todos os dias em mim. "Professor, não saiu o salário"... "Professor, não pagaram o bicho"... O Paulo chegou e não escutei mais nada daquilo. Fiquei leve. É exatamente aquilo. Eu sei o peso que tiraram de mim. Também sei o peso que posso tirar dos ombros de muitos treinadores. Vamos ver, a vida vai seguir", finalizou.
 

Passagem pelo Cruzeiro

 
Abel Braga foi contratado pelo Cruzeiro após a saída de Rogério Ceni
foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press

Abel Braga foi contratado pelo Cruzeiro após a saída de Rogério Ceni

 
Abel Braga foi contratado pelo Cruzeiro em 27 de setembro de 2019, um dia depois da demissão de Rogério Ceni. Embora tenha rechaçado o discurso de 'paizão', chegou ao clube com a missão de recuperar o moral do grupo, que teve relação conturbada com o treinador anterior. 
 
Nas entrevistas, os jogadores sempre elogiavam o convívio com o comandante. Dentro de campo, porém, apresentavam futebol pobre em criatividade e repertório. 
 
Em 14 jogos sob o comando de Abel Braga, o Cruzeiro ganhou apenas três, empatou oito e perdeu três, com 10 gols marcados e 11 sofridos. O aproveitamento foi de 40,7%. 
 
Como treinador de futebol, Abel Braga viveu altos e baixos. O ponto mais alto da carreira do profissional foi a conquista do Mundial de Clubes de 2006, com o Internacional. Naquela oportunidade, o clube gaúcho venceu o Barcelona por 1 a 0, em Yokohama, no Japão. 
 
Abel também conquistou a Libertadores de 2006, com o Inter, e o Campeonato Brasileiro de 2012, com o Fluminense, além de vários estaduais com diversos clubes. 

Compartilhe