2

Cruzeiro denuncia esquema de ingressos falsos após superlotação no Mineirão

Em jogo diante do Vila Nova, nessa sexta (1º), pela Série B, administradora do estádio precisou abrir setor Vermelho Superior durante a partida

02/07/2022 15:31
compartilhe
Com superlotação do Amarelo Superior, segurança do Mineirão abriu parte do Vermelho Superior
foto: Luiz Henrique Campos/EM/D.A. Press

Com superlotação do Amarelo Superior, segurança do Mineirão abriu parte do Vermelho Superior

Em nota divulgada neste sábado (2), o Cruzeiro denunciou um esquema de ingressos falsos para seus jogos no Mineirão. O clube se pronunciou após a superlotação do setor Amarelo Superior, nessa sexta (1º), na vitória celeste por 2 a 0 sobre o Vila Nova, pela Série B.

"Criminosos têm adulterado ingressos verdadeiros e apresentado os falsos para a entrada no estádio ou mesmo vendendo-os na internet. O alto número de ingressos falsos nas catracas do estádio tem, por óbvio, atrasado o processo de entrada", diz o clube na nota.

"Pessoas estão agindo de forma coordenada, em momentos específicos, geralmente nos minutos prévios ao início do jogo, para forçar a entrada sem ingressos. Agindo de forma simultânea e em grande volume, inviabilizam a prática de verificação dos ingressos", complementa (leia o comunicado, na íntegra, ao fim da reportagem).

Diante do Vila, em função da superlotação do Amarelo Superior, o departamento de segurança do Mineirão foi obrigado a abrir parte do setor Vermelho Superior. De acordo com a Itatiaia, a Polícia Militar (PM) estima que pelo menos 8 mil pessoas entraram no estádio utilizando ingresso duplicado.

Ainda nessa sexta, após o jogo, o Mineirão divulgou público de 34.957 pessoas para uma renda de R$ 951.228,50. De acordo com os números extraoficiais, no entanto, esse número poderá ter alcançado até 42 mil presentes. 

Na última quinta-feira (30), durante participação no podcast Superesportes Entrevista, o diretor de negócios do Cruzeiro, Lênin Franco, havia adiantado que o clube já mapeou as causas do caos nas catracas.

"Uma coisa que a gente conseguiu monitorar é que há um grupo que se acumula perto da catraca e que já aguarda o caos. Ele fica posicionado de uma maneira que, quando o caos começa, ele ajuda a aumentar o caos para aí sim entrar sem ingresso", contou. 

Leia, na íntegra, a nota divulgada pelo Cruzeiro:

Sobre os recentes e lamentáveis acontecimentos para a entrada em nossos últimos jogos, o Cruzeiro esclarece pontos fundamentais:

1. Criminosos têm adulterado ingressos verdadeiros e apresentado os falsos para a entrada no estádio ou mesmo vendendo-os na internet. O alto número de ingressos falsos nas catracas do estádio tem, por óbvio, atrasado o processo de entrada. Mesmo com má-fé, os criminosos ali se mantém, gerando filas e confusões desnecessárias. Aqueles que compram as entradas falsas na Internet, mesmo de boa-fé, entendem haver um problema com sua entrada, quando, na verdade, estão portando bilhetes falsos. Isso são fatos já constatados por câmeras de segurança e em ações feitas nas catracas.

2. Pessoas estão agindo de forma coordenada, em momentos específicos, geralmente nos minutos prévios ao início do jogo, para forçar a entrada sem ingressos. Agindo de forma simultânea e em grande volume, inviabilizam a prática de verificação dos ingressos. Isso ocorre em setores específicos do estádio, não sendo generalizado.

3. O Cruzeiro já se reuniu com a Polícia Militar buscando aperfeiçoar o fluxo de entrada no estádio. Não à toa, testamos novos formatos para a entrada do público. Também em conjunto, estamos trabalhando para identificar os criminosos que seguem com as práticas acima. O procedimento seguirá sendo ajustado e seremos cada vez mais rigorosos com a entrada, adotando os bloqueios necessários para que esses criminosos não só deixem de adentrar o estádio, como sejam penalizados por suas atitudes. Também por esse trabalho coletivo, agradecemos publicamente o trabalho e proatividade da Polícia, assim como do Mineirão.

4. Isso não significa que o processo implementado pelo Cruzeiro esteja perfeito. Ainda há espaço para melhorias e sabemos disso. Mas temos clareza de que os erros internos são, proporcionalmente, bastante inferiores àqueles causados pela ação mal intencionada e criminosa de quem prejudica o clube e quem efetivamente pagou por seus ingressos. 

5. Para os próximos jogos voltamos a pedir que o público entre no estádio com antecedência. Isso facilita o processo de verificação dos ingressos antes da ação dos criminosos que, reiteramos, tem ocorrido minutos antes do inicio das partidas. O Cruzeiro conta, inclusive, com sua própria torcida para inibir ações que sigam piorando a experiência de quem realmente quer seguir fazendo a festa que só nossa torcida sabe fazer.

Compartilhe