2

Cruzeiro joga bem, empata com Grêmio na Arena e segue forte rumo ao título

Raposa largou na frente no placar, tomou a virada no início do segundo tempo, mas buscou o empate com Rafa Silva na reta final da partida

21/08/2022 18:05 / atualizado em 23/08/2022 16:36
compartilhe
Rafa Silva marcou o gol de empate do Cruzeiro contra o Grêmio, na Arena
foto: Marcelo Oliveira/Staff Images

Rafa Silva marcou o gol de empate do Cruzeiro contra o Grêmio, na Arena

 
O Cruzeiro deu mais um importante passo para confirmar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (21/8), a Raposa jogou bem e empatou por 2 a 2 com o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre-RS, pela 25ª rodada da Série B, num jogo muito movimentado. Os mineiros largaram na frente no placar, tomaram a virada, mas buscaram a igualdade já na reta final do segundo tempo. 
 
Paulo Pezzolano repetiu a escalação cruzeirense pela quarta vez consecutiva na Série B. O treinador escalou os mesmos jogadores titulares que foram a campo nas vitórias sobre Tombense (2 a 0) e Londrina (2 a 1); e no empate contra a Chapecoense (1 a 1). 
 
Com o resultado, o clube celeste segue disparado na liderança da Série B, agora com 54 pontos - 10 a mais que o vice-líder Bahia e 18 à frente do Tombense, primeiro time fora do G4. O Grêmio, por sua vez, continua na terceira posição, com 44 pontos. 
 

Grêmio x Cruzeiro: fotos do jogo na Arena pela Série B

  
 
O Cruzeiro voltará a campo na próxima sexta-feira (26/8), às 21h30. A equipe mineira recebe o Náutico no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 26ª rodada. Já o Grêmio recebe o Ituano na Arena, às 19h, no mesmo dia. 

Primeiro tempo

 
O Cruzeiro começou o jogo com postura dominante, muita intensidade e controlando a posse de bola, mas caiu de rendimento na reta final do primeiro tempo. Já o Grêmio surpreendeu ao reforçar o esquema defensivo e apostar nos contra-ataques para se aproximar da meta celeste. 
 
A primeira boa investida da Raposa foi com menos de 10 segundos de bola rolando. O atacante Luvannor recebeu um belo passe do meio-campista Chay na entrada da área e chutou rasteiro no canto. A bola passou à esquerda do gol defendido pelo goleiro Brenno com muito perigo. 
 
O Grêmio respondeu à altura aos 13 minutos, com Ferreirinha. O atacante recebeu na meia esquerda, abriu espaço na marcação mineira e bateu da entrada da área. O chute passou perto da trave direita do goleiro Rafael Cabral. 
 
Mesmo com a forte marcação do time gaúcho no meio campo, o Cruzeiro conseguiu encontrar uma brecha e abrir o placar na Arena, aos 16'. O zagueiro Oliveira conduziu a bola da defesa à região central e enxergou Luvannor em profundidade. O atacante celeste ganhou na disputa de Lucas Leiva e tocou na saída de Brenno: 1 a 0
 

Fotos do gol de Luvannor, do Cruzeiro, sobre o Grêmio

 
 
Aos 27 minutos, a partida teve que ser interrompida por confusões na arquibancada inferior atrás do gol gremista. O jogo ficou paralizado por três minutos até o policiamento conseguir conter a briga. Aos 35', mais confusão entre torcedores. Dessa vez, o árbitro Bráulio da Silva Machado paralisou o jogo por cinco minutos. 
 
 
Depois do período de paralisação, o Grêmio cresceu no jogo e buscou o empate. Bitello cobrou escanteio na cabeça de Diego Souza, que subiu livre na grande área e mandou no canto esquerdo de Cabral: 1 a 1
 

Segundo tempo

 
Se na etapa inicial o Cruzeiro sobressaiu na organização tática, no segundo tempo a história foi diferente. O Tricolor voltou mais ofensivo e conseguiu a virada logo aos 2'. Ferreirinha passou a bola para Nicolas, que cruzou na cabeça de Bitello. Livre de marcação, o meia-atacante cabeceou por baixo das pernas de Rafael Cabral: 2 a 1.
 
Depois do gol marcado, o Grêmio tomou conta do jogo. A equipe orientada por Roger Machado esteve mais perto de ampliar o placar após blitz na área celeste, com três escanteios consecutivos. 
 
Precisando buscar o resultado, Pezzolano lançou o Cruzeiro ao ataque. O treinador substituiu Daniel Júnior e Chay por Weslley Gasolina e Rafa Silva. E as mexidas logo surtiram efeito. 
 
Rafa Silva aproveitou a bobeada da defesa gremista para deixar tudo igual, aos 27'. Brenno e Villasanti trombaram dentro da área, e a bola sobrou para o atacante cruzeirense, que só empurrou para as redes: 2 a 2
 
Aos 38', o Grêmio teve ótima oportunidade para marcar em um contra-ataque. Janderson recebeu belo passe dentro da grande área, mas chutou no travessão.

 
 

GRÊMIO 2 x 2 CRUZEIRO

 

Grêmio

 
Brenno; Rodrigo, Natã (Campaz), Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Leiva e Bitello (Thaciano); Biel (Janderson), Ferreirinha (Guilherme) e Diego Souza (Elkson). 
Técnico: Roger Machado. 
 

Cruzeiro

 
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Bruno Rodrigues (Willian Oliveira), Machado (Pablo Siles), Neto Moura e Matheus Bidu; Daniel Júnior (Weslley Gasolina), Chay (Rafa Silva) e Luvannor (Lincoln). 
Técnico: Paulo Pezzolano. 
 
Gols: Luvannor, aos 16' do 1ºT (Cruzeiro); Diego Souza, aos 47' do 1ºT (Grêmio); Bitello, aos 2' do 2ºT (Grêmio); Rafa Silva, aos 27' do 2ºT (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Rodrigo e Bruno Alves (Grêmio); Eduardo Brock, Bruno Rodrigues e Chay (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Paulo Pezzolano (Cruzeiro)
 
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data e horário: Domingo, 21 de agosto de 2022
Motivo: 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
 
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Neuza Inês Back (Fifa/SP) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rodrigo Carvalhaes Miranda (RJ)
 
Público: 51.618

Compartilhe