2

Tite cita frase de ídolo histórico do Cruzeiro e a adota como 'mantra'

Técnico da Seleção Brasileira fez menção a Tostão, um dos grandes nomes da história do futebol nacional, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (9/9)

09/09/2022 12:53 / atualizado em 09/09/2022 13:35
compartilhe
Técnico da Seleção, Tite citou Tostão, ídolo do Cruzeiro
foto: Rafael Ribeiro/CBF

Técnico da Seleção, Tite citou Tostão, ídolo do Cruzeiro

O técnico Tite citou uma frase de Tostão, ídolo histórico do Cruzeiro, ao falar de si e das mudanças pessoais entre os períodos das Copas do Mundo de 2018 e 2022. O escrito do ex-jogador celeste virou uma espécie de "mantra" para o técnico da Seleção Brasileira.



Nesta sexta-feira (9/9), o treinador convocou 26 jogadores para os amistosos contra Gana e Tunísia, os últimos antes do Mundial do Catar. Depois, durante a entrevista coletiva, foi perguntado sobre o que mudou nele desde a Copa da Rússia, quatro anos atrás. Ao responder, citou Tostão.

"Tem algumas citações, algumas palavras, algumas frases que me marcam muito e me acompanham. Uma delas é do Tostão, que fala que: ‘A fama cria uma divisão no ser humano. Ela constrói uma criatura e empobrece o criador’. Eu quero sempre que o Adenor esteja à frente do Tite", disse, ao fazer referência ao nome de batismo, Adenor Leonardo Bachi.

No livro Tempos vividos, sonhados e perdidos: Um olhar sobre o futebol (2016), Tostão escreveu: "A fama constrói um mito, uma personagem, e empobrece o ser humano".

Depois de citar o ex-cruzeirense, Tite prosseguiu: "Eu estou técnico da Seleção Brasileira, mas eu sou o Adenor, com princípios morais, com conduta ética, na minha, do meu jeito, com meu estilo, representando alguns, não representando outros".

"Alguns vão torcer pelo Tite - amigos e família -, outros não vão torcer a meu favor - amigos e família. Eu sei disso, porque esse é o mundo real", continuou o treinador.

"O Tite não abre mão dessa conduta moral, ele não modifica. Eu não sou perfeito. Eu erro para caramba, mas de dez, sete vão estar legais… Uma boa pessoa para mim é quando ela tem, em dez, sete com uma conduta legal. Mas eu também escorrego", refletiu.

Profissionalmente


Após falar que preserva valores pessoais, Tite, então, disse o que acha ter mudado profissionalmente. "Um conhecimento muito mais amplo", pontuou.

"Eu estudei muito, eu sei o preço que paguei para estudar na escola superior de educação física e vindo de ônibus para cá (Rio de Janeiro) do Sul para aprender qual é o sistema, o que é função, quantificação de carga, professor de educação física, recebendo aula de fisiologia, de anatomia e de compreender a cinesiologia do exercício, em cima das organizações do plano tecnológico mais avançado, do Cléber (Xavier, auxiliar) que fica buzinando toda hora no meu ouvido: ‘Tira o cara, bota o cara’. Esse aprendizado com o tempo…", finalizou, depois de citar vários integrantes da comissão técnica da Seleção.
Compartilhe