2

Série B pelo Cruzeiro é o 3º título da carreira de Pezzolano como treinador

Time celeste garantiu o troféu da Segunda Divisão já na 32ª rodada, beneficiado pelas derrotas de Grêmio e Bahia nesta sexta-feira (30/9)

30/09/2022 23:30 / atualizado em 01/10/2022 03:02
compartilhe
Série B com o Cruzeiro é o terceiro título de Pezzolano na carreira
foto: Marcos Vieira/EM/DAPress

Série B com o Cruzeiro é o terceiro título de Pezzolano na carreira

O técnico Paulo Pezzolano deixou seu nome marcado na história do Cruzeiro ao conseguir o acesso à Primeira Divisão e, posteriormente, o título da Série B do Campeonato Brasileiro desta temporada. Esse feito também é especial para o uruguaio, que conquistou seu terceiro título da carreira como treinador em seis anos. 


 
Ex-meio-campista com passagens por Defensor-URU, Peñarol-PAR, Mallorca-ESP e Athletico-PR, Pezzolano se aposentou dos gramados em 2016. Seu último time foi o Torque, de Montevidéu-URU, sua cidade natal. O fim da carreira dentro de campo significou o início na área técnica, em novembro do mesmo ano. 
 
Na primeira temporada como técnico do Torque, Pezzolano conquistou o acesso à elite e o título da Segunda Divisão uruguaia. Na campanha, o time fez 56 pontos em 28 partidas - foram 16 vitórias, oito empates e quatro derrotas, além de 48 gols marcados e 23 sofridos. 
 
O bom desempenho na divisão de acesso abriu caminho para que o clube fosse adquirido pelo grupo City e virasse Montevideo Toque City, um modelo paralelo ao Cruzeiro Sociedade Anônima de Futebol (SAF). 
 
Depois de subir com o Torque, Pezzolano tomou outro rumo na Primeira Divisão uruguaia. Nas temporada de 2018 e 2019, ele assumiu o comando do Liverpool, onde teve três passagens como jogador, foi capitão e teve o carinho dos torcedores. 
 
O início da trajetória no clube não foi nada fácil. Na tentativa de encaixar o estilo de jogo propositivo, o treinador foi muito criticado. No entanto, os comentários negativos logo se transformaram em elogios quando Pezzolano encerrou o jejum de sete anos sem classificar o time para competições internacionais e ainda conquistou seu segundo título da carreira. 
 
Pezzolano faturou o Torneio Intermédio com o Liverpool ao bater o rival River Plate na grande decisão. A conquista veio após empate por 2 a 2, no tempo regulamentar, e vitória por 5 a 4, nos pênaltis. 
 
Com o sucesso no Uruguai, Pezzolano chegou ao Pachuca-MEX em 2020 para substituir o ídolo argentino Martín Palermo. Embora não tenha conquistado títulos, fez boas campanhas nas competições nacionais até ficar cinco partidas sem vencer e ser demitido em novembro de 2021. 
 

Pezzolano no Cruzeiro

 

Pezzolano foi escolhido por Ronaldo Fenômeno, dono de 90% das ações da SAF celeste, para ser o responsável para comandar o projeto cruzeirense dentro de campo, com estilo de jogo intenso e ofensivo. Ele foi contratado pela Raposa em 3 de janeiro deste ano. 
 
Em nove meses no clube mineiro, Pezzolano conquistou todos os objetivos traçados pela diretoria no início da temporada: chegar à final do Campeonato Mineiro, avançar até as oitavas de final da Copa do Brasil, conquistar o acesso à Série A de 2023 e o título da Série B. 
 
Em 52 jogos à frente do Cruzeiro, o treinador uruguaio soma 69,23% de aproveitamento: foram 33 vitórias, nove empates e 10 derrotas, além de 85 gols marcados e 39 sofridos.  
 
Com a permanência assegurada no Cruzeiro em 2023, Pezzolano terá a chance de buscar mais conquistas inéditas na carreira, uma vez que o clube disputará o Mineiro, a Copa do Brasil e a Série A. No entanto, o desafio não será fácil, já que a principal meta da Raposa no ano será se manter na elite com um time modesto.

Compartilhe