O Cruzeiro ainda não venceu nenhum jogo desde que confirmou matematicamente o título da Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, esse momento de oscilação pode acabar já nesta sexta-feira (14/10), às 20h30, quando a Raposa medirá forças com o Vila Nova, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia, pela 35ª rodada da competição.
Mesmo com os tropeços nas últimas duas partidas – empate com o Ituano (1 a 1) e derrota para o Sport (3 a 1) –, a equipe celeste continuou dona de uma das melhores campanhas da história da Segunda Divisão.
O time mineiro tem 72 pontos em 34 jogos, aproveitamento de 68,6%.
O time mineiro tem 72 pontos em 34 jogos, aproveitamento de 68,6%.
Apesar de estar na parte de baixo da tabela, o Vila Nova vive seu melhor momento na temporada. Após passar por período turbulento, correndo sério risco de ser rebaixado à Série C, o clube goiano deu a volta por cima e conseguiu uma sequência positiva: está invicto há seis jogos (quatro vitórias e dois empates).
Os resultados deixaram o Tigre na 14ª posição na classificação, com 42 pontos. As chances de queda também diminuíram e estão próximas de zero. Segundo o departamento de matemática da UFMG, elas estão avaliadas em 0,45%. Vitória nesta noite pode garantir o time na Série B de 2023.
Essa evolução do adversário do Cruzeiro foi destacada por Filipe Machado. O volante celeste afirmou que será preciso muita dedicação para que o time mineiro consiga sair do OBA com um resultado positivo.
"É um time que vem de um empate fora de casa com a Ponte Preta, onde é difícil de jogar. O Vila é um time que vem evoluindo na competição, conseguiu algumas vitórias e pontuou fora de casa. É difícil jogar contra eles lá. Por isso, vamos concentrados, focados e motivados para conseguir vencer", disse.
Para aumentar o nível de dificuldade da partida, a torcida do Vila estará em bom número no estádio. Até a tarde dessa quinta-feira (13), mais de 5 mil ingressos haviam sido vendidos. O OBA comporta cerca de 11 mil torcedores.
Como chega o Cruzeiro
Para o jogo, o Cruzeiro terá o retorno de duas peças importantes. Ausente na derrota celeste para o Sport, o zagueiro Zé Ivaldo e Filipe Machado voltam à lista de relacionados do técnico Paulo Pezzolano.
Zé Ivaldo retorna após ser poupado pelo treinador na última partida. Já Machado volta depois de cumprir suspensão automática pela expulsão no empate por 1 a 1 com o Ituano, no Mineirão, pela 33ª rodada da Segunda Divisão.
Por outro lado, o time celeste terá seis ausências: o zagueiro Oliveira (suspenso); o lateral-direito Wesley Gasolina (lesão na coxa direita); o volante Neto Moura (torção no tornozelo direito); o meia Chay (tendinite no tornozelo direito); e os atacantes Stênio (cirurgia no ombro direito) e Rafa Silva (ruptura do tendão na altura do joelho direito).
Quem também não aparece na lista de convocados para a partida é o lateral-esquerdo Matheus Bidu, preterido por opção técnica.
Pezzolano também será desfalque do Cruzeiro. O treinador uruguaio teve sua pena de dois jogos mantida no STJD pela expulsão no empate por 1 a 1 contra o CSA, em 20 de julho, no Rei Pelé, em Alagoas, ainda no primeiro turno da competição. Sem ele, a equipe será comandada pelo auxiliar técnico Martin Varini.
Sendo assim, Pezzolano será obrigado a fazer mudanças no time. Zé Ivaldo deve retornar à zaga; Leo Pais pode reaparecer entre os titulares na ala direita; Machado reassume a posição no meio-campo; e Luvannor e Edu devem ser escolhidos para as vagas de Rafa Silva e Lincoln, respectivamente.
Como chega o Vila Nova
Assim como o Cruzeiro, o Vila Nova terá alguns desfalques. O Tigre não poderá contar com o atacante Kaio Nunes, que cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Ele foi advertido uma vez quando ainda defendia o Brusque - na 13ª rodada - e levou outros dois cartões atuando pelo time goiano.
Além do atacante, o técnico Allan Aal avalia a situação de Sousa. O volante sofreu uma entrada dura no empate por 1 a 1 com a Ponte Preta, no último sábado (8/11), no Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 34ª rodada. Após o choque, precisou ser substituído.
Sousa passou por exames de imagem, que descartaram lesão no joelho ou tornozelo direito. No entanto, ainda se recupera da pancada e pode ser preservado contra a Raposa. Seu provável substituto é Ralf, que disputa vaga com Jean Martim.
VILA NOVA x CRUZEIRO
Vila Nova
Tony; Alex Silva, Rafael Donato, Alisson, Willian Formiga; Ralf (Jean Martim), Arthur e Wagner; Dentinho, Hugo Cabral e Neto Pessoa.
Técnico: Allan Aal.
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Eduardo Brock e Geovane Jesus; Leo Pais (Jajá), Filipe Machado, Willian Oliveira e Marquinhos Cipriano (Kaiki); Bruno Rodrigues, Luvannor e Edu.
Técnico: Martin Varini (auxiliar).
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia-GO
Data e horário: Sexta-feira, 14 de outubro de 2022, às 20h30
Motivo: 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor (RS) e Luiza Naujorks Reis (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
Transmissão: Premiere