2

Fala, Zezé! Ex-CSA, atacante que provocou Cruzeiro é rebaixado com Ceará

Iury Castilho tirou sarro da Raposa em vitória pelo CSA em 2021; neste ano, clube alagoano caiu para a Série C, enquanto time mineiro retornou à Série A

09/11/2022 22:08 / atualizado em 09/11/2022 23:08
compartilhe
Pelo CSA, Iury Castilho provocou o Cruzeiro em 2021
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Pelo CSA, Iury Castilho provocou o Cruzeiro em 2021

O Ceará foi derrotado pelo Avaí por 2 a 0 nesta quarta-feira (9/11), na Ressacada, pela 37ª rodada do Brasileirão. O resultado decretou o rebaixamento do Vozão de Iury Castilho. O atacante, que provocou o Cruzeiro com o 'Fala, Zezé' em 2021, enquanto defendia o CSA, caiu para a Série B com o time cearense, no mesmo ano em que a Raposa retornou à elite do futebol brasileiro.
Em 26 de setembro de 2021, o CSA visitou o Cruzeiro no Independência, em jogo válido pela 26ª rodada da Série B, e venceu por 2 a 1. O segundo gol foi marcado por Iury Castilho, que comemorou fazendo um sinal de telefone, em alusão ao 'Fala, Zezé', episódio de 2019 que envolveu a Raposa e o time alagoano.

Já nesta temporada, o Cruzeiro assegurou, com tranquilidade, o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. O time ainda se sagrou campeão da Segundona. Já os outros envolvidos na provocação foram rebaixados, mas em divisões diferentes.

Emprestado pelo Portimonense, de Portugal, Iury Castilho esteve no Ceará durante toda a temporada e foi rebaixado para a Série B nesta quinta-feira (9/11). O atleta participou de 13 jogos pelo Vozão no Brasileirão, não marcou gols e deu somente uma assistência. 

Já o CSA caiu para a Série C do Campeonato Brasileiro após perder para o Cruzeiro na última rodada da Segunda Divisão. No domingo passado (6/11), a Raposa venceu, de virada, por 3 a 2 e decretou o rebaixamento do time alagoano.

Caso 'Fala, Zezé'


O Cruzeiro venceu o CSA por 3 a 2 no último domingo (6/11) e pôs fim à chamada "maldição" de Thiago Neves. A Raposa não vencia os alagoanos desde que o polêmico áudio do camisa 10 foi vazado em novembro de 2019.

'Fala, Zezé. Bom dia, cara!' se tornou uma daquelas frases folclóricas do futebol brasileiro. O áudio enviado por Thiago ao ex-dirigente Zezé Perrella há quase três anos para cobrar salários atrasados vazou, virou piada entre rivais e aumentou o clima de tensão que antecedeu a inédita queda celeste à Segunda Divisão do futebol brasileiro.
 
Quando ainda havia esperança de manter o clube na Série A, Thiago Neves menosprezou um adversário direto na briga contra o rebaixamento - e que também viria a cair. "Se a gente não ganhar do CSA, pelo amor de Deus", disse o experiente jogador antes da partida. Não só não ganhou, como foi derrotado pela equipe alagoana por 1 a 0, em pleno Mineirão. Ironicamente, o meia chegou até a desperdiçar um pênalti naquela partida.
 
Desde a gravação, o Cruzeiro enfrentou o CSA em sete oportunidades e só conseguiu vencer na última partida. Antes deste confronto, foram quatro derrotas, dois empates, cinco gols marcados e dez sofridos. No geral, o jejum era ainda maior, já que o último jogo antes do áudio terminou com empate por 1 a 1 em Alagoas.
 
A vitória mais recente do Cruzeiro sobre o CSA havia sido em 10 de abril de 2013. Naquela noite, Diego Souza, Dagoberto e Ricardo Goulart marcaram no Rei Pelé e asseguraram o triunfo por 3 a 0, que classificou os mineiros à segunda fase da Copa do Brasil.
 
O triunfo no último domingo melhorou os números da Raposa, que já tinha retrospecto favorável no confronto, mesmo com o jejum enfrentado nas últimas temporadas. Ao todo, em 15 jogos na história, o Cruzeiro venceu sete, empatou três e perdeu cinco.



Compartilhe