2

Ex-Cruzeiro, Rômulo avalia Pezzolano: 'É preparado, mas precisa evoluir'

Livre no mercado desde que deixou o clube celeste, volante de 35 anos se prepara para virar treinador de futebol após se aposentar dos gramados

10/02/2023 17:55 / atualizado em 10/02/2023 18:10
compartilhe
Rômulo disputou 25 partidas com a camisa celeste em 2022
foto: Staff Images/Cruzeiro

Rômulo disputou 25 partidas com a camisa celeste em 2022

Não é segredo para ninguém que o volante Rômulo Caldeira, ex-Cruzeiro, deseja se tornar treinador de futebol. Inclusive, o veterano jogador de 35 anos já se prepara para assumir a função logo após se aposentar dos gramados. 

Em participação no Resenha ESPN, que será exibido nesta sexta-feira (10), às 22h, Rômulo avaliou o trabalho de alguns técnicos no Brasil e citou Paulo Pezzolano, seu ex-comandante no Cruzeiro. Para o jogador, o futebol brasileiro tem um problema que os clubes e os profissionais do país precisam resolver. 

"Se não me engano, 50% dos treinadores de Série A são estrangeiros, então os brasileiros estão ficando para trás. Não sei se é uma falta de vontade dos brasileiros de tirarem certificado na Europa... A principal dificuldade que eu vejo é a capacidade de leitura tática. Na Europa, eles aprendem isso desde cedo", ponderou.

Com forte identificação com o Cruzeiro, Rômulo não deixou de falar sobre o técnico Paulo Pezzolano, responsável por conduzir a equipe mineira de volta à Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. 
 

Jogadores que não seguirão no Cruzeiro em 2023

 
"O Pezzolano é um treinador preparado, precisa evoluir ainda, principalmente na parte leitura defensiva, mas ele está no início", comentou.
 
Rômulo em participação no Resenha ESPN, desta sexta-feira (10)
foto: Divulgação/ESPN

Rômulo em participação no Resenha ESPN, desta sexta-feira (10)

 

Rômulo no Cruzeiro


Rômulo foi contratado pelo Cruzeiro pela primeira vez em 2010. Sem conseguir se destacar na equipe, o então lateral-direito foi emprestado ao Athletico-PR no ano seguinte. Foram apenas 19 jogos durante a primeira passagem do jogador na Toca da Raposa. 
 
 
Após uma década no futebol italiano, onde jogou por Juventus, Hellas Verona, Lazio e outros, Rômulo voltou ao Cruzeiro em março de 2021. Ele se tornou titular absoluto do time e uma das principais lideranças do grupo. 

Nessa ocasião, o defensor entrou em campo em 46 oportunidades - 36 na Série B, três na Copa do Brasil e sete no Mineiro - e deu seis assistências. 
 
Já no ano passado, Rômulo disputou 25 partidas com a camisa celeste. Ele perdeu espaço na equipe de Pezzolano após a chegada dos reforços no segundo semestre. Atualmente, está livre no mercado em busca de um novo clube.

Compartilhe