2

Contra Atlético, Cruzeiro tenta evitar 9º revés seguido para times da elite

Cruzeiro enfrenta o Atlético às 20h desta segunda-feira (10/2), no Independência, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro

11/02/2023 05:00 / atualizado em 10/02/2023 20:31
compartilhe
Técnico Paulo Pezzolano Treino na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Técnico Paulo Pezzolano Treino na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte


Sem vencer um time da Série A do Campeonato Brasileiro há quase dois anos, o Cruzeiro poderá acabar com esse 'jejum' às 20h desta segunda-feira (13/2). Os celestes enfrentam o Atlético no Independência, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Mineiro. Caso perca, a Raposa somará nove derrotas seguidas contra times da elite nacional, além de duas eliminações e um vice-campeonato no período.
 
 

A última vitória da Raposa contra um rival da Primeira Divisão foi em abril de 2021, diante do Atlético, no clássico da etapa inicial do Campeonato Mineiro daquele ano. Treinado por Felipe Conceição, o time estrelado venceu o Galo por 1 a 0, no Mineirão, em BH. O gol foi marcado pelo atacante Airton, que atua no Atlético-GO desde 2022.

O Cruzeiro perdeu quatro vezes para o América, duas para o Atlético e duas para o Fluminense nesse período. Todas as partidas contra equipes mineiras foram válidas pelo Estadual, e as duas contra o Tricolor ocorreram na última edição da Copa do Brasil.

A maior parte dos confrontos se deu após a chegada do técnico Paulo Pezzolano, no início da temporada passada. Apesar do bom desempenho sob o comando do uruguaio, o Cruzeiro não conseguiu se sobressair em relação aos rivais com elencos mais encorpados e maior poderio financeiro.

"Depois do jogo contra o Pouso Alegre, está difícil dizer como chegamos. Não chegamos em uma boa maneira. (...) Mas, a possibilidade de ganhar é de 33%. São três resultados. A mesma possibilidade de ganhar que eles. Depende de nós, isso é o bom do futebol, depende de você", disse Paulo Pezzolano após derrota para o Pouso Alegre, por 1 a 0, na terça-feira (7), pelo Campeonato Mineiro.
 
 

Vice-campeonato mineiro diante do Atlético


Após passar dois anos sem chegar à decisão do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro voltou a disputar a final do torneio em 2022, sob o comando de Pezzolano. No dia 2 de abril, em jogo único com torcida dividida, os celestes perderam para o Atlético por 3 a 1, no Mineirão.

O atacante Hulk e o meia Nacho Fernández marcaram os gols do Galo no jogo, enquanto o centroavante Edu descontou para a Raposa.

Eliminação para o Fluminense na Copa do Brasil


O Cruzeiro enfrentou o Fluminense nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2022. Dado como favorito para conquistar a classificação, o Tricolor Carioca abriu vantagem logo no jogo de ida.

Com gols do atacante Germán Cano e do zagueiro Manoel, o time de Fernando Diniz venceu o primeiro duelo por 2 a 1, no Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 23 de junho. De cabeça, o zagueiro Oliveira balançou as redes para o clube mineiro.

Já no dia 12 de julho, pelo confronto de volta, o Fluminense garantiu a classificação com uma tranquila vitória por 3 a 0, no Mineirão. O atacante Germán Cano e os meias Nathan e Jhon Arias marcaram os gols do tricolor no jogo.

Eliminação para o América no Campeonato Mineiro


Quando ainda tinha Felipe Conceição como técnico, o Cruzeiro foi eliminado para o América na semifinal do Campeonato Mineiro. Em jogos de ida e volta, os celestes perderam por 2 a 1, no Mineirão, e 3 a 1, no Independência.

 

Jogos do Cruzeiro contra equipes da Série A nos últimos três anos:


  1. Atlético 2 x 1 Cruzeiro, no Mineirão, em 7 de março de 2020 - 1ª fase do Campeonato Mineiro

  2. América 1 x 0 Cruzeiro, no Independência, em 21 de março de 2021 - 1ª fase do Campeonato Mineiro

  3. Cruzeiro 1 x 0 Atlético, no Mineirão, em 11 de abril de 2021 - 1ª fase do Campeonato Mineiro

  4. Cruzeiro 1 x 2 América, no Mineirão, em 2 de maio de 2021 - semifinal do Campeonato Mineiro

  5. América 3 x 1 Cruzeiro, no Independência, em 9 de maio de 2021 - semifinal do Campeonato Mineiro

  6. Cruzeiro 0 x 2 América, no Mineirão, em 2 de fevereiro de 2022 - 1ª fase do Campeonato Mineiro

  7. Atlético 2 x 1 Cruzeiro, no Mineirão, em 6 de março de 2022 - 1ª fase do Campeonato Mineiro

  8. Atlético 3 x 1 Cruzeiro, no Mineirão, em 2 de abril de 2022 - final do Campeonato Mineiro

  9. Fluminense 2 x 1 Cruzeiro, no Maracanã, em 23 de junho de 2022 - oitavas da Copa do Brasil

  10. Cruzeiro 0 x 3 Fluminense, no Mineirão, em 12 de julho de 2022 - oitavas da Copa do Brasil

  11. América 1 x 0 Cruzeiro, no Mané Garrincha, em 4 de fevereiro de 2023 - 1ª fase do Campeonato Mineiro

Compartilhe