2

Boemia, dívidas, depressão, lesões: Pepa lista problemas da época de atleta

Novo treinador do Cruzeiro teve curta carreira como jogador profissional marcada por excessos extracampo: 'Quando quis sair da má vida, o corpo não deixou'

21/03/2023 10:41 / atualizado em 21/03/2023 11:23
compartilhe
Pepa relatou superação na carreira até consolidação como treinador profissional
foto: Reprodução

Pepa relatou superação na carreira até consolidação como treinador profissional


Novo treinador do Cruzeiro, Pepa teve uma curta trajetória como jogador profissional, mas bastante intensa. Em 2019, no evento Porto Summit, o técnico revelou casos polêmicos e excessos cometidos durante a carreira profissional. Os relatos foram publicados pelo jornal esportivo Record, de Portugal, em setembro daquele ano. 



Além dos problemas físicos - que resultaram na aposentadoria precoce do então atacante aos 26 anos - Pepa superou dificuldades financeiras e a depressão até se estabelecer como treinador. 

"Não fui responsável"


"Quando cheguei ao Benfica, marquei o primeiro gol na equipe de juniores, que foi muito falado. Ganhando mil contos com 17 anos, e minha mãe perguntava se estava tudo bem. Eu respondia que sim, mas não tinha dinheiro. Isso demonstra que não fui responsável". 

Excessos na boemia e saída do Benfica


"O Benfica me castigou porque eu estava me perdendo na noite. A solução foi emprestarem-me ao Lierse. Mas continuei na má vida. Era pouco profissional porque continuava a sair à noite e às vezes ia direto para o treino. Quando voltei da Bélgica, tinha duas filhas e, por influência do empresário, rescindi com o Benfica para jogar no Varzim, porque havia a promessa que, se corresse bem, iria para o Porto, onde estava o José Mourinho". 

Problemas físicos


"Quando quis mudar, o corpo não deixou.  Tive pubalgia, que na altura era muito complicada de tratar. Eram seis meses e a carreira ficava em risco. Depois fui para o Paços, onde tive um tumor no pé. Foi lá que chorei com a minha mulher, quando me deram a notícia. O José Mota estava com o médico e chamaram-me. Tinha 23 anos, duas filhas e caiu-me aquela notícia. Felizmente era um tumor benigno. Arrebentei o joelho todo. Fui operado cinco vezes".

Estudos contra a depressão


"Não tinha o 12º ano [equivalente ao Ensino Médio no Brasil]  e fui estudar. Não tive tempo para depressão, tive geladeira vazia. É verdade, deixei de pagar a prestação da casa, mas comida para as filhas nunca faltou".


Início como técnico 


"A melhor coisa [chegada ao Benfica] que eu fiz, porque apanhei gente da formação muito competente. Mas mais incrível foram as informações que me deram. Cheguei a ficar três semanas dentro do centro de estágio. Eu era o 'Zé faz tudo'. Dormia no centro de estágio para tomar conta deles".

Carreira no futebol


Nascido em 14 de dezembro de 1980, em Torres Novas-POR, Pepa foi comparado a gênios do futebol, como Eusébio e Pelé, no início da carreira dele. O ex-atacante era um dos destaques da base do Benfica e conquistou um título europeu sub-18 pela Seleção Portuguesa. 

Na carreira, ele também defendeu o Lierse SK, da Bélgica, além dos portugueses Varzim, Paços de Ferreira e Olhanense. Por conta das lesões, Pepa pendurou as chuteiras em 2007, aos 26 anos. 

Após o fim da carreira como atleta, Pepa passou por Sacavenense, Odivelas e Taboeira, trabalhando nas categorias de base. Depois, foi auxiliar técnico do Tondela e de equipes da categoria de base do Benfica. 

O comandante de 42 anos também dirigiu Sanjoanense, Feirense, Moreirense, Tondela, Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães e Al-Tai, da Arábia Saudita.

Técnicos portugueses na Série A do Campeonato Brasileiro





Compartilhe