2

No Corinthians, Cuca relembra pênalti contra o Cruzeiro em 2010

Técnico citou lance em que árbitro Sandro Meira Ricci marcou pênalti do zagueiro Gil, à época no Cruzeiro, no atacante Ronaldo, do Corinthians

22/04/2023 07:00 / atualizado em 22/04/2023 09:36
compartilhe
Sandro Meira Ricci deu pênalti de Gil em Ronaldo e expulsou zagueiro do Cruzeiro
foto: NELSON ANTOINE/FOTO ARENA/AE

Sandro Meira Ricci deu pênalti de Gil em Ronaldo e expulsou zagueiro do Cruzeiro


O técnico Cuca, em sua apresentação no Corinthians, relembrou o pênalti marcado por Sandro Meira Ricci contra o Cruzeiro, no Pacaembu, em São Paulo, na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2010. O lance envolvendo o zagueiro Gil e o atacante Ronaldo até hoje é lamentado pelos torcedores celestes, uma vez que o clube estava na briga direta com o Timão e o Fluminense pelo título nacional naquela temporada.

Comandante do Cruzeiro em 2010, Cuca citou o lance na entrevista dessa sexta-feira (21) ao dizer com quais jogadores do elenco corintiano teve a oportunidade de trabalhar. Além de Gil - a caminho dos 400 jogos pelo clube -, o treinador dirigiu o lateral-esquerdo Fábio Santos, no São Paulo (2004); o atacante Róger Guedes, no Palmeiras (2016 e 2017); e o centroavante Yuri Alberto, no Santos (2020).

“O Gil, trabalhei com ele em 2010, aquele pênalti dele”, disse Cuca, em um trecho da coletiva. Em outro momento, ao ser instigado por um repórter, inicialmente disse que não houve pênalti do zagueiro em Ronaldo. “Aquela vez não foi”.

Depois, em tom de brincadeira, por estar agora a serviço do Corinthians, Cuca mudou de opinião. “Foi por que ele deu, né?! Acho que foi pênalti agora. Falar igual ao Gil. O Gil falou que não era, depois ele veio (para o Corinthians) e falou que foi pênalti. Tô brincando”.

Fotos de Corinthians x Cruzeiro pelo Brasileiro de 2010



Afinal, foi ou não pênalti?


O controverso e decisivo lance naquele Corinthians x Cruzeiro ocorreu aos 40 minutos do segundo tempo. Jorge Henrique levantou a bola para a grande área, e Ronaldo, de costas para a meta de Fábio, caiu ao trombar com Gil.


O argumento de quem discorda da marcação de Sandro Meira Ricci é que o zagueiro da Raposa recolheu os braços antes de saltar para tentar tirar a bola - sendo, portanto, um choque normal com o camisa 9 corintiano.

O árbitro, porém, manteve a interpretação. “Foi pênalti, foi, foi. Foi um tranco por trás”, disse, em entrevista ao programa Bolívia Talk Show, do canal Desimpedidos, em 2018.

Ricci considerou a partida uma das mais difíceis da carreira, sobretudo pelos lances em que os cruzeirenses Thiago Ribeiro e Wellington Paulista caíram na área pedindo pênalti.

Thiago Ribeiro caiu depois de dividida com goleiro Júlio César, mas Sandro Meira Ricci considerou simulação e deu cartão amarelo no atacante cruzeirense
foto: NELSON ANTOINE/FOTO ARENA/AE

Thiago Ribeiro caiu depois de dividida com goleiro Júlio César, mas Sandro Meira Ricci considerou simulação e deu cartão amarelo no atacante cruzeirense



“Isso é do torcedor, tem que respeitar. Mas aconteceu algo nesse jogo que foi muito ruim: em quatro lances de área para o Cruzeiro, eu interpretei que nenhum foi pênalti. E em um lance de área para o Corinthians, eu interpretei que foi. Então o torcedor não entende isso”.

No ano seguinte, em 2011, Sandro ingressou no quadro da Fifa. Ele apitou as Copas do Mundo de 2014 e 2018, quando decidiu colocar um ponto final na carreira.

Em 2019, Meira Ricci se tornou comentarista da Central do Apito, da TV Globo, função exercida até março de 2023. Aos 48 anos, é casado com a também ex-árbitra Fernanda Colombo.

Revolta do Cruzeiro


Se hoje Cuca fala com tranquilidade do pênalti de Gil em Ronaldo, em 2010 a reação foi de profunda irritação. Afinal, ele estava próximo de conquistar o primeiro título nacional à beira de campo.

Na coletiva pós Corinthians 1x0 Cruzeiro, o técnico chegou a dar socos na mesa em sinal de revolta e decepção, revelou o choro dos jogadores celestes no vestiário e classificou a atuação de Sandro Meira Ricci como vergonhosa (assista abaixo).



“Eu dou a minha vida ali, trabalhando pelo Cruzeiro, suando, e estão todos os guris lá dentro chorando. O jogador lá chorando e a gente aqui agora tendo que ter equilíbrio para confortar. E sabe o que vai acontecer com o Sandro? Ele vai pegar um gancho de duas semanas, uma rodada. E aí? Vai pôr na súmula que o Gilberto xingou ele? E detonou todo um trabalho. É vergonhoso, sinceramente”.

Já o volante Fabrício, em uma conduta inusitada e aplaudida pelos fãs, abandonou o campo do Pacaembu com o jogo em andamento. Wallyson, que entraria no lugar de Thiago Ribeiro, acabou substituindo o camisa 5.

A derrota por 1 a 0 fez o Cruzeiro encerrar a 35ª rodada do Brasileiro em terceiro, com 60 pontos. O Corinthians assumiu a liderança, com 63, um ponto de vantagem sobre o segundo, Fluminense, que foi a 62 ao empatar por 1 a 1 com o Goiás, no Engenhão.

Ronaldo fez gol de pênalti para o Corinthians, porém time vacilou nas três últimas rodadas do Brasileirão e perdeu a taça para o Fluminense
foto: Almeida Rocha/Folhapress

Ronaldo fez gol de pênalti para o Corinthians, porém time vacilou nas três últimas rodadas do Brasileirão e perdeu a taça para o Fluminense



Título escapou do Corinthians


Nos três últimos duelos, o Corinthians deixou o troféu escapar: empatou com o Vitória, na 36ª rodada (1 a 1); ganhou do Vasco, na 37ª (2 a 0); e empatou com o rebaixado Goiás, na 38ª (1 a 1). A taça ficou com o Fluminense, que bateu consecutivamente São Paulo (4 a 1), Palmeiras (2 a 1) e Guarani (1 a 0).

O Cruzeiro amargou a perda do troféu, mas teve um prêmio de consolação ao ficar à frente do Corinthians, pois também triunfou em cima de Vasco (2 a 0), Flamengo (2 a 1) e Palmeiras (2 a 1) e encerrou a Série A como vice, garantindo vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2011.

Brasileirão 2010


  1. Fluminense, 71 pontos
  2. Cruzeiro, 69 pontos
  3. Corinthians, 68 pontos
  4. Grêmio, 63 pontos
  5. Athletico-PR, 60 pontos

Gil e Ronaldo


Personagens de Corinthians x Cruzeiro em 2010, Gil e Ronaldo vivem hoje papéis inversos.

Atualmente, o zagueiro de 35 anos é titular do Timão, pelo qual disputou 397 partidas e conquistou três títulos: Campeonato Paulista e Recopa Sul-Americana, em 2013; e Campeonato Brasileiro, em 2015.

Já o ex-centroavante de Barcelona, Real Madrid e Seleção Brasileira, aposentado dos gramados desde 2011, tornou-se dono de 90% das ações da SAF celeste mediante promessa de aporte de R$ 400 milhões.

Sob a gestão de Ronaldo, o Cruzeiro venceu a Série B em 2022 e tem a expectativa de terminar o Brasileiro de 2023 entre os 12 melhores colocados.

CORINTHIANS 1X0 CRUZEIRO


CORINTHIANS
Julio Cesar; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César (Jorge Henrique, 17min 2ºT); Dentinho (Danilo, 35min 2ºT) e Ronaldo
Técnico: Tite

CRUZEIRO
Fábio; Jonathan, Gil, Léo e Gilberto; Marquinhos Paraná, Fabrício (Wallyson, 45min2ºT), Henrique e Montillo (Roger, 26min 2ºT); Wellington Paulista (Farías, 37min 2ºT) e Thiago Ribeiro
Técnico: Cuca

Gol: Ronaldo, aos 43 minutos do 2T (Corinthians)

Cartões amarelos: Bruno César, aos 20 do 1T; Dentinho, a 1 do 2T (Corinthians); Thiago Ribeiro, 14 do 1T; Gilberto e Fabrício, aos 44 do 2T (Cruzeiro)

Cartão vermelho:
Gil, aos 40 do 2T (Cruzeiro)

Motivo:
35ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2010

Estádio:
Pacaembu, em São Paulo

Data:
sábado, 13 de novembro de 2010

Horário:
19h30 (de Brasília)

Árbitro:
Sandro Meira Ricci (DF)

Assistentes:
Roberto Braatz (PR) e Alessandro Matos (BA)

Pagantes:
35.935

Presentes:
39.390

Renda:
R$ 1.279.352,50

Compartilhe