2

Cruzeiro volta ao Mineirão após imbróglio, acordo e seis meses de ausência

Gigante da Pampulha recebe confronto da Raposa com Fluminense, nesta quarta-feira, às 21h30, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro

10/05/2023 13:08
compartilhe
Mineirão terá casa cheia no retorno do Cruzeiro após seis meses
foto: Staff Images/Cruzeiro

Mineirão terá casa cheia no retorno do Cruzeiro após seis meses


Em boa fase na temporada, o Cruzeiro volta a jogar no Mineirão depois de seis meses. O retorno da Raposa ao Gigante da Pampulha será nesta quarta-feira (10/5), contra o Fluminense, às 21h30, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A expectativa é de casa cheia, já que mais de 45 mil ingressos foram vendidos, de acordo com a última parcial do clube. 

O Cruzeiro não joga no Mineirão desde o dia 6 de novembro de 2022. Na ocasião, a Raposa bateu o CSA por 3 a 2, pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

No ano passado, o estádio foi um importante aliado do Cruzeiro na campanha do acesso à Primeira Divisão. O time venceu 13 dos 16 jogos no estádio, além de dois empates e uma derrota (85,4% de aproveitamento).

A Raposa também alcançou média de público de mais de 41 mil espectadores e uma renda bruta de R$ 29,5 milhões, considerando também os jogos no Independência, em BH, e no Mané Garrincha, em Brasília.

Impasse e acordo com Minas Arena


Nesta temporada, a diretoria do clube, que tem Ronaldo Nazário como sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF),  tentou um novo acordo com a Minas Arena, administradora do Mineirão. No entanto, a demora no acerto fez com que o Cruzeiro mandasse os jogos de 2023 no Independência. 


No fim de abril, a diretoria celeste e a Minas Arena contaram com a intermediação do governo de Minas Gerais para debater um acordo. E o martelo foi batido após o longo imbróglio. 

Na ocasião,  Ronaldo ressaltou a importância do governo de Minas Gerais na intermediação das conversas. "A gente não pediu nada absurdo. O governo do estado de Minas entendeu que nosso pedido é bem razoável para dividir receitas de camarote, de bar e de estacionamento", declarou, em entrevista ao programa Boleiragem, do Sportv

O novo acordo entre Cruzeiro e Minas Arena será válido até dezembro de 2025. A tendência é que o clube tenha direito a 54 mil lugares no Mineirão e pague uma taxa de 15% da arrecadação com ingressos à concessionária. Em 2024, os ganhos devem ser maiores. 

Situação do gramado do Mineirão


O Mineirão iniciou, em 23 de abril, a revitalização do gramado que inclui o plantio de uma grama especial, conhecida como grama de inverno. Com este processo para melhorar a situação do campo de jogo, o Gigante da Pampulha ficou sem receber partidas de futebol por 10 dias. 

O gramado do Mineirão, porém, é uma preocupação do Cruzeiro. Na véspera do jogo contra o Fluminense, o técnico Pepa foi ao estádio para fazer uma 'inspeção' na qualidade do campo

O questionamento da diretoria era se o gramado do Gigante da Pampulha estaria em boas condições para receber o confronto com o Flu. 

No último sábado (6/5), o Mineirão foi palco de um festival sertanejo. Milhares de pessoas marcaram presença no evento no interior do estádio. Temia-se que a grama poderia ser bastante danificada com o pisoteamento dos festeiros. 

Boa fase no Brasileiro 


O Cruzeiro vem de três vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro (Grêmio, Bragantino e Santos). Os resultados deixaram a Raposa na terceira posição da tabela, com nove pontos. Já o Fluminense é o sexto no Brasileirão, com sete pontos. 


Compartilhe