2

Cruzeiro: Richard irá depor na CPI da Manipulação do Futebol

Requerimento afirma que "há informações e evidências que indicam possível participação" do atleta em atividades relacionadas à manipulação de resultados

07/06/2023 12:33 / atualizado em 07/06/2023 12:47
compartilhe
Richard vinha jogando bem e caindo nas graças da torcida do Cruzeiro, quando seu nome foi citado em esquema de manipulação de eventos esportivos
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Richard vinha jogando bem e caindo nas graças da torcida do Cruzeiro, quando seu nome foi citado em esquema de manipulação de eventos esportivos

O volante Richard, afastado do Cruzeiro após ter seu nome ligado a manipulação de resultados em prol de apostadores esportivos, foi convocado a depor, como investigado, na CPI da Manipulação de Resultado em Partidas de Futebol (CPIFUTE), que acontece na Câmara dos Deputados. Ainda não há data definida para o depoimento. O requerimento foi feito no último dia 29 de maio e aprovado nessa terça-feira (6).

Richard, de 29 anos, apareceu em prints e mensagens na Operação Penalidade Máxima do Ministério Público de Goiás que revelou uma rede de manipulação de eventos esportivos. Os jogadores forçavam situações, como pênaltis e cartões, para que apostadores lucrasse ao colocarem dinheiro nestes eventos.
 
 
 
 

Denúncias apontam envolvimento


“Solicito a convocação do jogador Richard Coelho para prestar seu depoimento nesta CPI, na condição de investigado. Sua participação será de suma importância para o esclarecimento dos fatos e contribuirá para a efetividade das medidas de combate à manipulação de resultados em partidas de futebol”, dizia o requerimento feito pelo deputado federal Yury do Paredão (PL/CE).

O texto dizia ainda que “Há informações e evidências que indicam a possível participação ou conhecimento de Richard em atividades relacionadas à manipulação de resultados no futebol. Denúncias e investigações em andamento apontam seu envolvimento em práticas ilegais ou seu conhecimento sobre essas ações, tornando seu depoimento valioso para o esclarecimento dos fatos”.

Além de Richard, outros 19 jogadores e ex-atletas foram convocados a depor. Entre eles estão jogadores que já foram julgados pelo STJD.
 

Entenda o caso


Richard vinha sendo titular e um dos destaques do Cruzeiro com o técnico Pepa até ter seu nome ligado às manipulações de eventos esportivos. Desde então, o jogador foi afastado do elenco e não entrou mais em campo pelo time celeste.

O volante, à época no Ceará, é mencionado ao lado de Nino Paraíba, então companheiro de equipe, em uma "aposta casada" para o jogo entre Ceará e Cuiabá, no dia 16 de outubro de 2022.
 
No jogo investigado, tanto o lateral Nino Paraíba quanto o volante Richard foram advertidos com cartão amarelo. Aos 10 e aos 13 do segundo tempo, respectivamente. Durante as investigações, o MP-GO identificou que a quadrilha adotava, geralmente, o mesmo método para pagamento: a promessa de uma quantia e o depósito de um valor adiantado.

Os prints divulgados das conversas entre Richard e um dos integrantes da quadrilha, mostram o volante se defendendo da acusação que teria fechado com outra organização criminosa, garantindo fidelidade.
 

O volante não se manifestou publicamente após a citação de seu nome. Apesar da convocação, Richard não foi denunciado, nem se tornou réu no caso ou foi denunciado ao STJD.

O Cruzeiro, inclusive, promoveu palestras de conscientização sobre apostas esportivas na última semana, visando alertar seus atletas e comissão técnica sobre a questão. O clube acompanha a situação de Richard por meio de seu departamento jurídico.


Compartilhe